Encontros e Desencontros em De Gados e Homens, de Ana Paula Maia
Visualizações: 263Keywords:
literatura, cinema, roteiro cinematográfico, Ana Paula MaiaAbstract
O artigo pretende proporcionar o debate acerca dos encontros e desencontros entre o texto literário e o roteiro. A obra literária escolhida para exemplificar as semelhanças e diferenças entre as distintas manifestações artísticas foi De Gados e Homens (2013) é de autoria da escritora e roteirista Ana Paula Maia que desenvolve uma narrativa rápida e ágil com espaços bem demarcados visualmente através de recursos sinestésicos e detalhes descritivos, flertando entre o roteiro e a literatura com a saga violenta de Edgar Wilson, atordoador de um matadouro. A análise será desenvolvida sob a perspectiva de Syd Field (2001) e Doc Comparato (1995) no âmbito do texto roteiristico.
References
BAZIN, André. O que é cinema? Tradução de Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
BERNADET, Jean-Claude. O que é cinema? São Paulo: Brasiliense, 1985.
CAMPOS, Haroldo. Transcriação/organização Marcelo Tápia, Thelma Médici Nóbrega. São Paulo: Perspectiva, 2015. p.256-315.
COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro. 5 ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.
FIELD, Syd. Manual do roteiro: os fundamentos do texto cinematográfico. 14 ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
MAIA, Ana Paula. De gados e homens. 1 ed. Rio de Janeiro: Record, 2013.
JOHNSON, Randal. Literatura e Cinema – Macunaíma: do modernismo na literatura ao cinema novo. Trad. De Aparecida de Godoy Johnson. São Paulo: T.A Queiroz, 1982.
SILVEIRA, Walter da. Fronteiras do cinema. Rio de Janeiro: Edições Tempo Brasileiro, 1966.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).