The brazilian string as otherness: from marginalization to a universal poetics
Visualizações: 438DOI:
https://doi.org/10.61389/revell.v2i32.7130Keywords:
Poesia, Cordel, PovoAbstract
Censored as peripheral and popular literature, the brasilian string suffers marks of marginalization and
exclusion than evidences the typical uninterrupted process of segregation, marked politically, socially and
geographically. In this study, we intend to discuss elements that point to the subdued place suffered by the
string in the literary world, addressing the intimate connection that this poetry establishes with the
people. We aspire to demonstrate problems around its origin and consolidation in the Brazilian Northeast.
It is possible to identify that the poetry of string imprints a collective and backcountry memory, often
consisting of a resource of critical political and social elaboration of a people. We bet that it is the
indivisible link with the people that elevates the string to a universal poetic category.
References
ABREU, Márcia Azevedo de. Cordel Português / Folhetos Nordestinos: confrontos - um estudo histórico comparativo. Tese. UNICAMP, 1993.
BÁEZ, Fernando. A história da destruição cultura da América Latina: da conquista à globalização. Trad. Léo Schlafman. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010.
BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de françois Rebelais. Tradução de Yara Frateschi Vieira - São Paulo: HUCITEC; Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1987.
BARROS, Lenadro Gomes. O boi misterioso. In: Literatura Popular em Verso - antologia. Tomo I. Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa, 1964.
BARROS, Leandro Gomes. Estória da Donzela Teodora. Ceará: Catavento, 1981.
CARVALHO, Gilmar de. Patativa poeta pássaro do Assaré. Fortaleza: Omni, 2002, p. 46.
CAVALCANTE, Rodrigo. Como fazer versos. Correio popular: Campinas, 1982.
CLAUDE ROY. Trésor de la poésie populaire, 1975.
CURRAN, Mark. História do Brasil em Cordel. São Paulo: Edusp, 2001. (Coleção primeiros passos-317).
FALCÃO. Os cinco mitos do Nordeste. 2022
FONSECA, Maria. Gislene. Novelo de verso: fios de memória, tradição e performance tecendo a poesia de cordel. Tese. Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte: 2019.
GONÇALVES, Marco. Cordel Híbrido, Contemporâneo e cosmopolita. In: Textos escolhidos de cultura e arte populares. Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, 2007, p. 34.
LEMAIRE, Ria. Gravador?... Que estás gravando? In: CARVALHO, Gilmar de. Patativa poeta passado do Assaré. 2ª. Ed. Fortaleza: Omni, 2002.
LEMAIRE, Ria. Pensar o suporte – Resgatar o patrimônio. In: MENDES, Simone (Org). Cordel nas Gerais: oralidade, mídia e produção de sentido. Fortaleza: Gráfica Expressão, 2010.
LUCENA, Bruna Paiva. “É fácil ver a chuva quando você não se molha”: os gabinetes da historiografia literária e do cordel e as poéticas a céu aberto. Tese. Programa de Pós-graduação em Literatura do Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília. Brasília, 2016.
LUCIANO, Aderaldo. Apontamentos para uma história crítica do cordel brasileiro. Rio de Janeiro: Edições. Adaga - São Paulo: Editora Luzeiro, 2012.
MATOS, Edilene. Literatura de cordel: a escuta de uma voz poética. Habitus. Goiania, v , pp. 149-167. Disponível: (96) LITERATURA DE CORDEL: A ESCUTA DE UMA VOZ POÉTICA - por EDILENE MATOS | Helena Borges - Academia.edu
MAYA, Ivone da Silva Ramos. O povo de papel: A sátira política na literatura de cordel. Rio de Janeiro: Garamond, 2012.
MENDES, Simone de Paula Santos. Um estudo da argumentação em cordéis midiatizados: da enunciação performática à construção discursiva da opinião. Tese. Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, da Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Minas Gerais. 277f. 2011.
TERRA, Ruth. Memórias de lutas: literatura de folhetos no Nordeste. São Paulo: Global Editora, 1983.
ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz: A ‘literatura’ medieval. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).