Pornografia grotesca em Octavio Paz
Visualizações: 1030Palabras clave:
Pornografia, Grotesco, Picaresca, Octavio Paz, Jacques LacanANONIMO. La vida Lazarillo de Tormes y de sus fortunas y adversidades. Huemul, Buenos Aires, 1972. BAKHTIN, Mikhail. A Cultura popular na Idade Média e no Renascimento – O contexto de François RResumen
O presente trabalho trata da pornografia como algo essencialmente grotesco. O grotesco bakhtiniano apresenta o mundo de Rabelais dentro de um banquete de proporções gigantescas, grotescas, assim como expõe o corpo latino pícaro em quase todas suas obras por Octavio Paz, corpo esse que também está presente na poesia concreta brasileira. As imagens poéticas expõem um universo de faltas grotescas e pornográficas que dão conta do imaginário latino.Citas
ANONIMO. La vida Lazarillo de Tormes y de sus fortunas y adversidades. Huemul, Buenos Aires, 1972.
BAKHTIN, Mikhail. A Cultura popular na Idade Média e no Renascimento – O contexto de François Rabelais. SP: Hucitec, 1993a.
BARTHES, Roland. A Câmara Clara: nota sobre a fotografia. RJ: Nova Fronteira, 1984.
FOURIER, Charles. El Nuevo mundo industrial y societário. México: Fondo de Cultura Económica, 1989.
FOURIER, Charles. Guia dos Cornudos. Florianópolis: Editora Insular, 1996.
GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo. Freud e o Inconsciente. RJ: ZAHAR, 1985.
GONZÁLES, Mario. O romance Picaresco. SP: Ática, 1988.
JIMÉNEZ, Antonio. Picardia Mexicana. México, Libro Mex. Editores, 1960.
KONDER, Leandro. Fourier, o socialismo do prazer. RJ: Civilização Brasileira, 1998.
LACAN, Jacques. Nomes-do- Pai. RJ: Zahar, 2005.
LACAN, Jacques. O Seminário livro 3 – As psicoses. RJ: Zahar, 2010.
LACAN, Jacques. O Seminário livro 4 – A relação de objeto. RJ: Zahar, 1995.
LACAN, Jacques. O Seminário livro 5 - As formações do inconsciente. RJ: Zahar, 1999b.
LACAN, Jacques. O Seminário livro 17 – O Avesso da Psicanálise. RJ: Zahar, 1992.
NARANJA, Rodrigo. Barroco Excremental Conjunciones y Disyunciones em la ensayistica de Octavio Paz. AITHESIS, Nº39 (2006): 85 – 96. Instituto de Estética – PUC-Chile.
PALMA-FERREIRA, João. Do pícaro na Literatura portuguesa. Portugal, Biblioteca Breve, v. 59, 1981.
PAZ, Octavio. Ideas y Costumes II Usos y Símbolos. Obras Completas. México: Círculo de Lectores, Fundo de Cultura Económica, 1996.
PAZ, Octavio. Signos em Rotação. SP: Perspectiva, 1972.
PIGNATARI, Décio. Poesia, pois é poesia. Cotia, SP: Ateliê ed.: Campinas, SP: UNICAMP, 2004.
RABELAIS, François. O Gigante Gargântua. SP: Clube do Livro, 1961.
SADE, Marquês de. Cento e Vinte Dias de Sodoma. A escola da libertinagem. SP: Iluminuras, 2006.
SARDUY, Severo. Barroco. Lisboa: Veja, 1988.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).