O todo sem a parte não é todo: o lugar do Barroco, na crítica e teoria literária brasileira

Visualizações: 1701

Autores/as

  • Wagner Monteiro Pereira Universidade Federal do Paraná

Palabras clave:

Barroco, historiografia literária, literatura brasileira.

Resumen

Este trabalho pretende traçar um panorama da crítica literária brasileira em relação ao período Barroco. Primeiramente, será apresentada a crítica literária brasileira oitocentista, com destaque para Sílvio Romero e Araripe Júnior. Depois mostraremos como Antonio Candido preteriu o período seiscentista em sua Magnum opus, Formação da Literatura Brasileira e como uma crítica alinhada à recuperação do Barroco, com destaque para Haroldo de Campos, criticou aquilo que se denominou “sequestro do Barroco” na obra de Candido.

Biografía del autor/a

Wagner Monteiro Pereira, Universidade Federal do Paraná

Departamento de línguas estrangeiras modernas. Área de literatura espanhola.

Citas

ARARIPE JÚNIOR, Tristão de Alencar. Gregório de Matos in ____________________. Teoria, crítica e história literária. São Paulo: EDUSP, 1978

ARNONI PRADO, Antonio. Dimensão crítica da Formação in RUEDAS DE LA SERNA, Jorge (Org.). Antonio Candido. Campinas: Unicamp, 2003

ÁVILA, Affonso. O barroco e uma linha de tradição criativa in ____________. O poeta e a consciência crítica. São Paulo: Perspectiva, 2008

______________. Viva Haroldo – Viva Gregório. In CAMPOS, Haroldo. O sequestro do barroco na Formação da literatura brasileira: o caso Gregório de Matos. São Paulo: Iluminuras, 2011

BARBOSA, João Alexandre. Alguma crítica. Cotia: Ateliê Editorial, 2002

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 2013

____________. O leitor de Gregório de Matos in ARARIPE JÚNIOR, Tristão de Alencar. Teoria, crítica e história literária. São Paulo: EDUSP, 1978

CAMPOS, Haroldo. O sequestro do barroco na Formação da literatura brasileira: o caso Gregório de Matos. São Paulo: Iluminuras, 2011

CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. São Paulo: Ouro sobre Azul, 2013

_________________. O método crítico de Sílvio Romero. São Paulo: Ouro sobre Azul, 2013

HANSEN, João Adolfo. Notas sobre el “Barroco”. Madrid: Revista de Filologia, 2004

MACHADO, Lino. Crítica e poética plurais in A crítica literária brasileira em Perspectiva. Cotia: Ateliê Editorial, 2013

MARTINS, Wilson. A crítica literária no Brasil. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983

ROCHA, João Cezar de Castro. Sílvio Romero: a polêmica como sistema? in A crítica literária brasileira em Perspectiva. Cotia: Ateliê Editorial, 2013

ROMERO, Sílvio. História da literatura brasileira 2. Rio de Janeiro: José Olympio, 1980

RUEDAS DE LA SERNA, Jorge. El método crítico de Antonio Candido in _______________________________. Antonio Candido. Campinas: Unicamp, 2003

SOUZA, Roberto Acízelo de. A crítica literária no Brasil oitocentista: um panorama. in A crítica literária brasileira em Perspectiva. Cotia: Ateliê Editorial, 2013

Publicado

2016-08-15

Cómo citar

MONTEIRO PEREIRA, Wagner. O todo sem a parte não é todo: o lugar do Barroco, na crítica e teoria literária brasileira. REVELL - REVISTA DE ESTUDIOS LITERARIOS DA UEMS, [S. l.], v. 1, n. 12, p. 99–120, 2016. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/897. Acesso em: 6 jul. 2024.