A metáfora da mulher emparedada

a representação da violência doméstica nos contos The Black Cat e The Yellow Wallpaper

Visualizações: 132

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/revell.v1i37.9015

Palabras clave:

Literatura Gótica, Crítica feminista, Edgar Allan Poe, Charlotte Perkins Gilman, Literatura e Psicanálise

Resumen

Embora Edgar Allan Poe e Charlotte Perkins Gilman tenham sido discutidos comparativamente, a maioria dos estudos focou mais em suas diferenças do que em suas semelhanças. Muitos estudos focam apenas na escrita feminista de Gilman (1892) ou na loucura de Poe (1843). A maior proximidade já feita dessas duas obras se deu quando Băniceru (2015) discutiu suas similaridades através da domesticidade do gótico. Por isso, o objetivo deste trabalho é analisar um outro tipo de proximidade entre as obras, a partir de uma metáfora que paira sobre os enredos de ambos os contos: a mulher emparedada. Ela aproxima os contos na representação da violência física e psicológica que as mulheres sofreram ao longo do século XIX e ainda sofrem. Para tanto, a análise foi feita através de uma revisão bibliográfica, a partir de um panorama dos contos e de seus autores, bem como das perspectivas críticas da psicanálise e do feminismo para tratar da literatura gótica. Em seguida, foram explorados aspectos da violência doméstica partindo do ponto principal, que são as mulheres presas nas paredes e, por fim, como a liberdade dessas mulheres é representada. As obras de Poe e Gilman não apenas refletem as ansiedades sociais de suas épocas, mas também permanecem relevantes na discussão contemporânea sobre a saúde mental, a violência de gênero e a luta pela liberdade. A literatura gótica, com suas camadas de significado e simbolismo, continua a ser um campo fértil para a exploração das complexidades da condição humana, especialmente no que diz respeito às experiências das mulheres.

Biografía del autor/a

Jordana Cristina Blos Veiga Xavier, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Paraná – Brasil. Professora Adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Brasil. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-5846-2986. E-mail: jorxavier08@gmail.com

Citas

FELSKI, Rita. Literature after feminism. Chicago: The University of Chicago Press, 2003.

GILMAN, Charlotte Perkins. The Yellow Wallpaper. New England: New England Magazine, 1892.

POE, Edgar Allan. The Black Cat. Indiana: The United States Saturday Post, 1843.

PUNTER, David. The Literature of Terror: The Gothic Tradition. Routledge, 2014.

SMITH, Andrew. Gothic literature. Edinburgh University Press, 2007.

TOMLINSON, Niles. Creeping in the “Mere”: Catagenesis in Poe’s “Black Cat” and Gilman’s “Yellow Wallpaper”. In ESQ: A Journal of the American Renaissance, Volume 56, Number 3, 2010, pp. 232-268.

Publicado

2024-08-31

Cómo citar

XAVIER, Jordana Cristina Blos Veiga. A metáfora da mulher emparedada: a representação da violência doméstica nos contos The Black Cat e The Yellow Wallpaper. REVELL - REVISTA DE ESTUDIOS LITERARIOS DA UEMS, [S. l.], v. 1, n. 37, p. 160–178, 2024. DOI: 10.61389/revell.v1i37.9015. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/9015. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Tema Livre