O retrato e a representação grotesca, em Retrato de Rapaz, de Mário Cláudio
Visualizações: 410Mots-clés :
retrato, grotesco, representação, Mário Cláudio, Retrato de RapazRésumé
Retrato de Rapaz (2013) é uma obra fascinante, escrita por Mário Cláudio, onde se observa a relação tantas vezes conturbada como harmoniosa entre mestre e discípulo. A novela conta a história de Gian Giacomo, um aprendiz do célebre e renomado Leonardo da Vinci, que o artista acolhe no seu estúdio, rebatizando-o com o nome de Salai, nome deveras grotesco, que significa “pequeno diabo”, e o seu percurso com o génio da pintura ao longo dos seus anos de crescimento e amadurecimento. O tema do retrato literário, associado à representação grotesca, é a base do presente trabalho, onde vão ser apresentadas reflexões sobre o modo como a atmosfera macabra está presente nos diversos espaços e personagens da trama, influenciando a própria representação que o artista, Leonardo, quer fazer do seu jovem aprendiz, Giacomo.
Références
CLÁUDIO, Mário. Retrato de Rapaz. Alfragide: Publicações D. Quixote, 2013.
COURTINE, Jean Jacques & HAROCHE, Claudine. História do Rosto. Trad. Ana Moura. Lisboa: Editorial Teorema, Lda, 1998
ECO, Umberto. História do Feio. Trad. António Maia da Rocha. Algés: DIFEL, 2007.
ECO, Umberto. História da Beleza. Trad. António Maia da Rocha. Algés: DIFEL, 2004.
MATEUS, Isabel Cristina Pinto. «Kodakização» e Despolarização do Real para uma Poética do Grotesco na obra de Fialho de Almeida. Lisboa: Editorial Caminho, 2008.
POMMIER, Édouard. Théories du portrait, de la Renaissance aux Lumières. Gallimard, 1998.
TUCHERMAN, Ieda. Breve história do corpo e de seus monstros. Lisboa: Nova Vega, Lda, 2012.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS 2021
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).