algo de inteiramente novo: a linguagem deslocada do amor na excedência do corpo finito
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Corpo-Amor, Morte, Dor, Deslocado, LibertaçãoRésumé
Problematizaremos, em “A ave rara” e “O furto”, de Maria Velho da Costa, o amor como eixo que movimenta a existência e supera a finitude resistindo à tentativa de controlar a dor e a morte. Insistem os textos na disfuncionalidade e na ideia de corpo deslocado, porquanto sabem que no passo de um amor inumano se pode ser ou iniciar a existir. A linguagem de MVC, sendo “lugar e meio de transformação e não [...] meio transparente a um ‘pensamento’”, formula a estética do amor como um fenómeno de contravenção, que faz explodir e traça “os lineamentos de uma nova ordem”. Se, experimentado no excesso, o amor distorce a realidade, o que se contempla da realidade permite perdoar o amor em excesso. Suportando teoricamente a análise do texto-corpo numa leitura de Deleuze e Guattari, Levinas e Nancy (entre outros), além de na linha antropológica de Rodrigues, tratar-se-á o amor como uma inclinação do corpo interrompido por fraturas: a dor e a morte.
Références
COSTA, Maria Velho da. O lugar comum. Lisboa: Morais Editora, 1966.
COSTA, Maria Velho da. COELHO, Teresa Dias. Dores. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1994.
DELEUZE, Giles. GUATTARI, Félix. Mil planaltos: capitalismo e esquizofrenia 2. Trad. Rafael Godinho. Lisboa: Assírio & Alvim, 2007.
KOSIK, Karel. Dialéctica do concreto. Trad. Célia Neves e Alderico Toríbio. Lisboa: Dinalivro, 1977.
LEVINAS, Emmanuel. Totalidade e infinito. Trad. José Pinto Ribeiro. Lisboa: Edições 70, 1988.
NANCY, Jean-Luc. Corpus. Trad. Tomás Maia. Lisboa: Vega, 2000.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
RODRIGUES, José Carlos. Tabu do corpo. Rio de Janeiro: Achiamé, 1979.
VERNIER, France. A escrita e os textos: ensaio sobre o fenómeno literário. Trad. Lucília Maria Almeida e Noémia Ariztía. Lisboa: Editorial Estampa, 1977.
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