No meio do mar, em meio às terras: representações da migração contemporânea
Visualizações: 602Palavras-chave:
deslocamento, corpos migrantes, mar, cinema.Resumo
O artigo investiga a questão das migrações contemporâneas a partir do espaço marítimo, problematizando a água como lugar segregado, em que alguns indivíduos estão autorizados a transitar e outros não. O deslocamento cada vez mais massivo de sujeitos no mundo de hoje e as barreiras por eles enfrentadas são analisadas a partir dos filmes Bem-vindo (França, 2009), de Philippe Lioret, e Terra firme (França/Itália, 2011), de Emanuele Crialese.
Referências
AGIER, Michel. L´étranger qui vient - repenser l´hospitalité. Paris: Seuil, 2018.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. Trad. de Sérgio Paulo Rouanet. Vol. 1. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo:Brasiliense, 1987, p. 222-232.
DI CESARE, Donatella. Stranieri residenti - una filosofia della migrazione. Torino: Bollati Boringhieri, 2017.
DUBOSC, Fabrice, EDRERS, Nijmi (org) Piccolo lessico del grande esodo - ottanta lemmi per pensare la crisi migrante. Roma: minimum fax, 2017.
LAURENS, Henry. L´invention de la Méditerranée. In: REY, Matthieu, LAURENS, Henry (org.) Méditerrannés politiques. Paris: PUF, 2017.
MACÉ, Marielle. Siderar, considerar: migrantes, formas de vida. Trad. de Marcelo Jacques de Moraes. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2018.
MARTIRANI, Maria Célia. O Mediterrâneo como rota de fuga no cinema e na literatura italiana contemporânea. Revista Diálogos Mediterrâneos, Número 4, Junho/2013, pp 75-87.
NICOLINI, Giuseppina. Entrevista ao site Correio Unesco, disponível em https://pt.unesco.org/courier/julho-setembro-2017/giuseppina-nicolini-e-natural-que-uma-ilha-seja-acolhedora. Acesso em 17 de fevereiro de 2020.
PADURA, Leonardo. A maldita circunstância de água por todo lado. MELLO, Patrícia Campos (et all) Fronteiras: territórios da literatura e da geopolítica. Porto Alegre: Dublinenses, 2019, pp 101-128.
FILMES
Bem-vindo. Philippe Lioret, França, 2009.
Terra firme. Emanuele Crialese, França/Itália, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVELL, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).