ANÁLISE DE TRILHA DE ATRIBUTOS FÍSICOS NA RESISTÊNCIA À PENETRAÇÃO DE UM LATOSSOLO AMARELO

Visualizações: 693

Authors

  • Renato Paiva Lima Universidade de São Paulo
  • Anderson Rodrigo Silva Instituto Federal Goiano
  • Dener Márcio da Silva Oliveira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.32404/rean.v1i1.216

Abstract

O estudo das relações entre os atributos físicos do solo é mecanismo importante no monitoramento da compactação. O objetivo do trabalho foi estudar o desdobramento das correlações em efeitos diretos e indiretos, por meio da análise de trilha, de atributos físicos sobre a resistência à penetração de um Latossolo Amarelo. O trabalho foi realizado na Fazenda Experimental Chã-de-Jardim, Areia, PB. As amostras, total de 24, foram coletadas na camada de 0,0-0,2 m, em uma parcela experimental de 35 × 35 m. Os atributos físicos analisados foram: densidade do solo, umidade, textura, além da resistência à penetração. As variáveis foram submetidas à análise de trilha, considerando a resistência à penetração como variável básica e a densidade do solo, umidade e silte+argila como variáveis explicativas. A densidade do solo foi o único atributo que se correlacionou diretamente com a resistência à penetração, com efeitos bem superiores aos demais atributos físicos do solo analisados. A umidade do solo e as frações texturais não apresentaram correlações significativas com a resistência à penetração de forma direta ou indireta. A densidade do solo foi o atributo que mais influenciou a resistência a penetração de forma direta. O efeito da umidade e da textura na resistência à penetração é indiretamente influenciado pela densidade do solo.

Author Biographies

Renato Paiva Lima, Universidade de São Paulo

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal da Paraíba (2011) e mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2013). Atualmente é aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP). Tem experiência na área de Engenharia Agrícola e Solos, atuando principalmente nos seguintes temas: cana-de-açúcar, física do solo e relação solo-máquina.

Anderson Rodrigo Silva, Instituto Federal Goiano

Engenheiro Agrônomo pela UFPB (2010), M.Sc. em Estatística Aplicada e Biometria pela UFV (2012). Atualmente é professor do Instituto Federal Goiano e doutorando do Pprograma de Pós-Graduação em Estatística e Experimentação Agronômica da ESALQ/USP, atuando principalmente em métodos multivariados, estatística experimental, simulação e computação estatística no software R. Tem experiência em análise de dados agronômicos e veterinários.

Dener Márcio da Silva Oliveira, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa. É Mestre em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é aluno de Doutorado da Universidade de São Paulo. Atua em pesquisas relacionadas com a avaliação da qualidade do solo e emissões de gases de efeito estufa em agroecossistemas. 

Published

2015-07-12

How to Cite

Lima, R. P., Silva, A. R., & Oliveira, D. M. da S. (2015). ANÁLISE DE TRILHA DE ATRIBUTOS FÍSICOS NA RESISTÊNCIA À PENETRAÇÃO DE UM LATOSSOLO AMARELO. REVISTA DE AGRICULTURA NEOTROPICAL, 1(1), 65–74. https://doi.org/10.32404/rean.v1i1.216