A extensão universitária e o cuidado com as gestantes: um trabalho interprofissional
Visualizações: 590Resumo
A extensão é uma parte fundamental da graduação que favorece a conexão da universidade com a sociedade. Com isso, foi desenvolvido o projeto de extensão universitária interprofissional: “Ações de Educação em Saúde como Ferramenta do Cuidado com a Gestante na Perspectiva do Ensinar e Aprender”, que teve a finalidade de promover ações de educação em saúde por meio de rodas de conversa. Assim, este relato objetiva descrever a experiência de um grupo de discentes por meio da vivência da extensão universitária, em um projeto interprofissional para o cuidado e a educação em saúde de gestantes. As atividades foram realizadas em uma Unidade Básica de Saúde e tiveram como público alvo as gestantes. No decorrer do projeto, foi observado pelos extensionistas, algumas dificuldades e benefícios que contornaram a realização deste estudo. Com base no que foi vivenciado, concluiu-se que este projeto de extensão teve grande importância para a vida universitária dos extensionistas envolvidos, pois puderam ter uma experiência interprofissional que acrescentará em sua vida acadêmica e profissional.
Downloads
Referências
BATISTA, Nildo Alves. Educação Interprofissional em Saúde: Concepções e Práticas. Caderno FNEPAS, São Paulo, v. 2, p. 25 – 28, jan, 2012. Disponível em: <http://www.fnepas.org.br/artigos_caderno/v2/educacao_interprofissional.pdf.> Acesso em: 14 ago. 2019.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.
CAMPOS, Gastão Wagner Sousa. Um método para análise e co-gestão de coletivos: a constituição do sujeito, a produção de valor de uso e a democracia em instituições: o método da roda. São Paulo: HUCITEC. 2013. Disponível em: <https://www.gastaowagner.com.br/index.php?preview=1&option=com_dropfiles&format=&task=frontfile.download&catid=23&id=74&Itemid=1000000000000.> Acesso em: 10 out. 2018.
CAVALCANTE, Bruna Luana de Lima; LIMA, Uirassú Tupinambá Silva. Relato de experiência de uma estudante de Enfermagem em um consultório especializado em tratamento de feridas. J Nurs Health. 2012; v.1, n. 2, p.94-103. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/enfermagem/article/view/3447/2832. Acesso em: 10 out. 2018.
INOCÊNCIO, Doralice; CAVALCANTI, Carolina M. C. O trabalho em grupo como metodologia de ensino em cursos e disciplinas on-line. Anais eletrônicos. Congresso internacional de educação a distância, 12º. 2005. Florianópolis: Instituto Nacional De Educação A Distância, 2005. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/014tcc3.pdf.> Acesso em 30 out. 2018.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 3, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2001. Resolução institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, a serem observadas na organização curricular das Instituições do Sistema de Educação Superior do País. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/12991-diretrizes-curriculares-cursos-de-graduacao.> Acesso em: 14 ago. 2019.
CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. RESOLUÇÃO Nº 510, DE 07 DE ABRIL DE 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais cujos procedimentos metodológicos envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identificáveis ou que possam acarretar riscos maiores do que os existentes na vida cotidiana, na forma definida nesta Resolução. Brasília: Conselho Nacional de Saúde, 2016. Disponível em: <http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/22917581.> Acesso em: 14 ago. 2019.
COSTA, Marcelo Viana da; PEDUZZI, Marina; FILHO, José Rodrigues Freire; SILVA, Cláudia Brandão Gonçalves. Educação Interprofissional em Saúde. SEDISUFRN, Natal, 2018. 85 p. Disponível em: <http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2018/dezembro/12/Educacao-Interprofissional-em-Saude.pdf. >Acesso em: 14 ago. 2019.
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus, 2012. 68 p. Disponível em: <http://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf.> Acesso em: 05 ago. 2019.
FRANCO, Julia Hosana Santos; SANTOS, Jair Nascimento. UM ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE O TRABALHO EM EQUIPE E A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL. GES – Revista Gestão e Sociedade, Belo Horizonte. Jun. 2010. vol. 4, nº 9, p. 736 - 755. Disponível em: <https://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/article/view/1237.> Acesso em: 02 out. 2018.
MIELKE, Fernanda Barreto; OLSCHOWSKY, Agnes. Ações de saúde mental na estratégia saúde da família e as tecnologias em saúde. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 15, n. 4, p.762-768, dez. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000400015.> Acesso em: 10 nov. 2018
MINISTÉRIO DA SAÚDE; SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE; SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE. Política Nacional de Promoção da Saúde. – 3. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2010.
MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro; ANDRADE, Fernando Cézar Bezerra de. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro v. 14, n. 41, p. 269-280 – maio/agosto 2009. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/275/27511688006.pdf.> Acesso em: 02 ago. 2019.
MOURA, Adriana Ferro; Lima, Maria Glória. A Reinvenção Da Roda: Roda De Conversa: Um Instrumento Metodológico Possível. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v.23, n.1, p. 98-106, janeiro/junho 2014. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/18338/11399. Acesso em: 14 ago. 2019>
NUNES, Ana Lucia de Paula Ferreira; SILVA, Maria Batista da Cruz. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-Estar e Sociedade, Barbacena v. 4, n. 7, p. 119-133 - julho/dezembro 2011. Disponível em: <http://revista.uemg.br/index.php/malestar/article/view/60.> Acesso em: 02 out. 2018.
PETRY, Analídia Rodolpho; FIRMINO, Veridiana; KROTH, Marina. The phisical rehabilitation program and the interdisciplinary work for nurse sudents/A interdisplinaridade no serviço de reabilitação física na perspectiva de bolsistas de extensão em enfermagem/La interdisciplinariedad em el servicio de reabilitación. Revista de Enfermagem da Ufpi, [s.l.], v. 3, n. 3, p.120-126, nov. 2014. Disponível em: <http://www.ojs.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/1488/pdf.> Acesso em: 19 nov. 2018.
SAMPAIO, Juliana et al. Limites e potencialidades das rodas de conversa no cuidado em saúde: uma experiência com jovens no sertão pernambucano. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 18, n. 2, p.1299-1311, dez. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141432832014000601299&lng=pt&tlng=pt.> Acesso em: 10 mai. 2018.
SANTOS, Macos Pereira dos. Contributos da extensão universitária brasileira à formação acadêmica docente e discente no século XXI: um debate necessário. Revista Conexão. Ponta Grossa, v. 6, n. 1, 2010. Disponível em: < https://www.revistas2.uepg.br/index.php/conexao/article/view/3731/2622.> Acesso em: 02 out. 2018.
SOBRAL, Fernanda Ribeiro; CAMPOS, Claudinei José Gomes. Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa. Revista da Escola de Enfermagem da Usp, São Paulo, v. 46, n. 1, p.208-218, fev. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S008062342012000100028&script=sci_abstract&tlng=pt>Acesso em: 04 nov. 2018.
RAMOS, Daniela Karine. Processos colaborativos mediados pela rede eletrônica: um estudo com alunos do ensino fundamental. 2005. p. 175. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102462.> Acesso em: 10 nov. 2018.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE. Conselho universitário. RESOLUÇÃO Nº 02/2004, de 07 de dezembro de 2004. Regulamenta as atividades de extensão da Universidade Federal de Campina Grande e dá outras providências. Brasília/DF, dez, 2004. Disponível em: <http://sods.ufcg.edu.br/index.php/pesq-ext/resolucoes.> Acesso em: 05 ago. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Barbaquá de Extensão e Cultura da UEMS está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.