Educação permanente como estratégia de transformação da prática na atenção primária

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Resumo

A Educação Permanente (EP) está inserida como proposta pedagógica na saúde, repercutindo na prática profissional, transformando as práticas educativas no campo da saúde. O círculo de cul- tura referenciado por Paulo Freire rompe com a fragmentação e requer uma tomada de posição perante os problemas vivenciados em determina- do contexto. O objetivo descreve o processo da EP na atenção primária a partir da utilização do círcu- lo de cultura. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, executado na Atenção Primária de Saúde (APS) com a equipe, acadêmi- co e residentes de saúde da família. Foram reali- zadas cincos reuniões de grupo, com círculos de cultura, abordando sobre acolhimento da deman- da espontânea, com participação dos 29 profissio- nais, no período entre janeiro e fevereiro de 2019. Os círculos de cultura, seguindo as etapas: forma- ção do grupo, investigação temática, tematização, problematização e avaliação. Os dados foram co- letados e analisados com base nos encontros re- alizados, anotações do diário de campo, observa- ção dos participantes, registro de informações e experiências relevantes. Os resultados obtiveram desfeche significativo, mudanças nos processos de trabalho e implementação do acolhimento com classificação de risco. O método utilizado contribuiu para concepção do conhecimento por meio da problematização, reflexões significativas das práticas de saúde, desenvolvimento de competências e motivação para a aprendizagem, com o intuito de melhoria na qualidade do acolhimento e assistência prestada aos usuários. Espera-se que outros estudos aconteçam no sentido de inovar as práticas e olhares, com a proposta de disseminar dessa proposta nos espaços coletivos no sistema de saúde.

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Biografia do Autor

Maria José Dias Gonzaga, Centro Universitário UNINTA

Enfermeira. Especialização em Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência (UNINTA). Especialização em Saúde Pública e Saúde da Família (INTA). Residente do Programa Multiprofissional em Saúde da Família pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP).

Antônio Carlos Gelamos, Associação Brasileira de Enfermagem Forense (ABEFORENSE-Brasil)

Enfermeiro. Especialista em Enfermagem Psiquiátrica (UNOESTE). Especialista em Enfermagem Forense (ABEFORENSE), Forensic Nurse Examiner (ABEFORENSE) e Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Forense da Região Centro-Oeste. 

Rafaele Aragão dos Santos, Centro Universitário INTA (UNINTA)

Mestre em Biotecnologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2015). Licenciatura em Biologia (UVA-CE). Professora do Centro Universitário Inta - UNINTA.

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Publicado

2020-08-07

Como Citar

Gonzaga, M. J. D., Gelamos, A. C., & Santos, R. A. dos. (2020). Educação permanente como estratégia de transformação da prática na atenção primária. BARBAQUÁ, 2(3), 8–21. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/barbaqua/article/view/4160

Edição

Seção

Artigos