Educação permanente como estratégia de transformação da prática na atenção primária
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A Educação Permanente (EP) está inserida como proposta pedagógica na saúde, repercutindo na prática profissional, transformando as práticas educativas no campo da saúde. O círculo de cul- tura referenciado por Paulo Freire rompe com a fragmentação e requer uma tomada de posição perante os problemas vivenciados em determina- do contexto. O objetivo descreve o processo da EP na atenção primária a partir da utilização do círcu- lo de cultura. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, executado na Atenção Primária de Saúde (APS) com a equipe, acadêmi- co e residentes de saúde da família. Foram reali- zadas cincos reuniões de grupo, com círculos de cultura, abordando sobre acolhimento da deman- da espontânea, com participação dos 29 profissio- nais, no período entre janeiro e fevereiro de 2019. Os círculos de cultura, seguindo as etapas: forma- ção do grupo, investigação temática, tematização, problematização e avaliação. Os dados foram co- letados e analisados com base nos encontros re- alizados, anotações do diário de campo, observa- ção dos participantes, registro de informações e experiências relevantes. Os resultados obtiveram desfeche significativo, mudanças nos processos de trabalho e implementação do acolhimento com classificação de risco. O método utilizado contribuiu para concepção do conhecimento por meio da problematização, reflexões significativas das práticas de saúde, desenvolvimento de competências e motivação para a aprendizagem, com o intuito de melhoria na qualidade do acolhimento e assistência prestada aos usuários. Espera-se que outros estudos aconteçam no sentido de inovar as práticas e olhares, com a proposta de disseminar dessa proposta nos espaços coletivos no sistema de saúde.
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