Domelito: jogo lúdico para auxiliar na compreensão da diabetes mellitus tipo I
Visualizações: 962Resumo
A Diabetes mellitus tipo I é uma patologia crônica onde o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina e, normalmente, acomete crianças e adultos jovens. O desconhecimento da patologia pode gerar dificuldades da criança aderir ao tratamento, necessitando da participação da família para minimizar essa situação. Partindo do pressuposto que ações educativas ajudam na prevenção, manutenção e recuperação da sua saúde já que desencadeiam uma postura ativa do indivíduo, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver um jogo para que as informações relacionadas aos hábitos alimentares e conceitos sobre controlar os níveis glicêmicos na forma de “dominó”. O jogo foi nomeado de “domelito” e poderá ser empregado em ações educativas de extensão junto à comunidade envolvendo crianças e familiares.
Downloads
Referências
BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n.1, p. 25-40, 2011.
BLAIR, Meg. Diabetes Mellitus Review. Urologic nursing, v. 36, n. 1, p27-36, 2016.
CARVALHO, Thais Ribeiro de. Jogo doce batalha: estratégia lúdico-educativa na aprendizagem sobre a Diabetes mellitus tipo I, 2014. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade de Brasília, 2014.
CORREIA, M. & MEIRA, L. A emergência de objetivos matemático em um jogo de dominós. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 13, p. 279-289, 1997.
DA SILVA, Antônia Pereira. A importância dos jogos/brincadeiras para a aprendizagem dos esportes nas aulas de educação física. 2007. Monografia (Especialização em Esporte Escolar) - Universidade de Brasília, 2007.
D’AVILA, Carla Gisele; PUGGINA, Ana Claudia; FERNANDES, Rosa Aurea Quintella. Construção e validação de jogo educativo para gestantes. Esc. Anna Nery, v. 22, n. 3, e20170300, 2018 .
DE MACEDO, Lino. Os jogos e sua importância na escola. Cadernos de pesquisa, n. 93, p. 5-11, 1995.
DIAS, Jéssica David et al. Desenvolvimento de serious games como estratégia para promoção de saúde e enfrentamento da obesidade infantil. Rev. Latino-Am. Enfermagem, v. 24, e2759, 2016.
GOMES, Marilia de Brito. Diabetes: recordando uma história. Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto, [S.l.], v. 14, n. 4, P. 34 – 36, 2015.
GURGEL, Sabrina de Souza et al. Jogos educativos: recursos didáticos utilizados na monitoria de educação em saúde. Rev. Min Enferm., v. 21, e-1016, 2017.
JULLIEN, Matheus de Oliveira. Candy castle: um jogo sério para pacientes com diabetes. 2013. Monografia de Conclusão de Curso (Ciências da Computação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
NASCIMENTO, Lucila Castanheira et al. Diabetes mellitus tipo 1: evidências da literatura para seu manejo adequado, na perspectiva de crianças. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 45, n. 3, p. 764-769, 2011.
OLIVEIRA, Sheyla Costa de; LOPES, Marcos Venícios de Oliveira; FERNANDES, Ana Fátima Carvalho. Development and validation of an educational booklet for healthy eating during pregnancy. Revista latino-americana de enfermagem, v. 22, n. 4, p. 611-620, 2014.
PIRES, Maria Raquel Gomes Maia; GOTTEMS, Leia Bernarda Donato; FONSECA, Rosa Maria Godoy Serpa da. Recriar-se lúdico no desenvolvimento de jogos na saúde: referencias teorico-metodologicas á produção de subjetividades críticas. Texto contexto – enferm., v.26, n. 4, e2500017, 2017.
SANTOS, José Guilherme Wady; ALVES, José Moysés. O jogo de dominó como contexto interativo para a construção de conhecimentos por pré-escolares. Psicol. Reflex. Crit., v. 13, n. 3, p. 383-390, 2000.
SPARAPANI, Valéria de Cássia et al. Estrutura conceitual para o desenvolvimento de videogames para crianças com diabetes mellitus tipo 1. Rev. Latino-Am. Enfermagem, v. 27, e3090, 2019.
TORRES, M.R.L. A importância da leitura de imagens para o ensino e aprendizagem em artes visuais (Monografia). Tarauacá: Universidade de Brasília. Departamento de Artes Visuais; 2011.
TORRES, Heloisa de Carvalho et al. Avaliação estratégica de educação em grupo e individual no programa educativo em diabetes. Revista de saúde pública, v. 43, p. 291-298, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Barbaquá de Extensão e Cultura da UEMS está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.