Domelito: jogo lúdico para auxiliar na compreensão da diabetes mellitus tipo I

Visualizações: 962

Autores

Resumo

A Diabetes mellitus tipo I é uma patologia crônica onde o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina e, normalmente, acomete crianças e adultos jovens. O desconhecimento da patologia pode gerar dificuldades da criança aderir ao tratamento, necessitando da participação da família para minimizar essa situação. Partindo do pressuposto que ações educativas ajudam na prevenção, manutenção e recuperação da sua saúde já que desencadeiam uma postura ativa do indivíduo, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver um jogo para que as informações relacionadas aos hábitos alimentares e conceitos sobre controlar os níveis glicêmicos na forma de “dominó”. O jogo foi nomeado de “domelito” e poderá ser empregado em ações educativas de extensão junto à comunidade envolvendo crianças e familiares. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Mary Mestriner Felipe de Melo, UNIGRAN

Farmacêutica, mestre em microbiologia e doutora em ciencias da Saúde, atua como docente do Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN)

Éllen F. M. Silva Santos, UNIGRAN

Acadêmica do Curso de Farmácia (UNIGRAN)

Julice Antoniazzo Gadani, UNIGRAN

Fisioterapeuta, Mestre em Ciências da Saúde pela UFGD, Docente do Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN)

Referências

BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n.1, p. 25-40, 2011.

BLAIR, Meg. Diabetes Mellitus Review. Urologic nursing, v. 36, n. 1, p27-36, 2016.

CARVALHO, Thais Ribeiro de. Jogo doce batalha: estratégia lúdico-educativa na aprendizagem sobre a Diabetes mellitus tipo I, 2014. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade de Brasília, 2014.

CORREIA, M. & MEIRA, L. A emergência de objetivos matemático em um jogo de dominós. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 13, p. 279-289, 1997.

DA SILVA, Antônia Pereira. A importância dos jogos/brincadeiras para a aprendizagem dos esportes nas aulas de educação física. 2007. Monografia (Especialização em Esporte Escolar) - Universidade de Brasília, 2007.

D’AVILA, Carla Gisele; PUGGINA, Ana Claudia; FERNANDES, Rosa Aurea Quintella. Construção e validação de jogo educativo para gestantes. Esc. Anna Nery, v. 22, n. 3, e20170300, 2018 .

DE MACEDO, Lino. Os jogos e sua importância na escola. Cadernos de pesquisa, n. 93, p. 5-11, 1995.

DIAS, Jéssica David et al. Desenvolvimento de serious games como estratégia para promoção de saúde e enfrentamento da obesidade infantil. Rev. Latino-Am. Enfermagem, v. 24, e2759, 2016.

GOMES, Marilia de Brito. Diabetes: recordando uma história. Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto, [S.l.], v. 14, n. 4, P. 34 – 36, 2015.

GURGEL, Sabrina de Souza et al. Jogos educativos: recursos didáticos utilizados na monitoria de educação em saúde. Rev. Min Enferm., v. 21, e-1016, 2017.

JULLIEN, Matheus de Oliveira. Candy castle: um jogo sério para pacientes com diabetes. 2013. Monografia de Conclusão de Curso (Ciências da Computação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

NASCIMENTO, Lucila Castanheira et al. Diabetes mellitus tipo 1: evidências da literatura para seu manejo adequado, na perspectiva de crianças. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 45, n. 3, p. 764-769, 2011.

OLIVEIRA, Sheyla Costa de; LOPES, Marcos Venícios de Oliveira; FERNANDES, Ana Fátima Carvalho. Development and validation of an educational booklet for healthy eating during pregnancy. Revista latino-americana de enfermagem, v. 22, n. 4, p. 611-620, 2014.

PIRES, Maria Raquel Gomes Maia; GOTTEMS, Leia Bernarda Donato; FONSECA, Rosa Maria Godoy Serpa da. Recriar-se lúdico no desenvolvimento de jogos na saúde: referencias teorico-metodologicas á produção de subjetividades críticas. Texto contexto – enferm., v.26, n. 4, e2500017, 2017.

SANTOS, José Guilherme Wady; ALVES, José Moysés. O jogo de dominó como contexto interativo para a construção de conhecimentos por pré-escolares. Psicol. Reflex. Crit., v. 13, n. 3, p. 383-390, 2000.

SPARAPANI, Valéria de Cássia et al. Estrutura conceitual para o desenvolvimento de videogames para crianças com diabetes mellitus tipo 1. Rev. Latino-Am. Enfermagem, v. 27, e3090, 2019.

TORRES, M.R.L. A importância da leitura de imagens para o ensino e aprendizagem em artes visuais (Monografia). Tarauacá: Universidade de Brasília. Departamento de Artes Visuais; 2011.

TORRES, Heloisa de Carvalho et al. Avaliação estratégica de educação em grupo e individual no programa educativo em diabetes. Revista de saúde pública, v. 43, p. 291-298, 2009.

Downloads

Publicado

2020-08-07

Como Citar

Melo, A. M. M. F. de, Santos, Éllen F. M. S., & Gadani, J. A. (2020). Domelito: jogo lúdico para auxiliar na compreensão da diabetes mellitus tipo I. BARBAQUÁ, 2(3), 22–32. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/barbaqua/article/view/4391

Edição

Seção

Artigos