Extensão universitária e educação em saúde: ferramentas para construção de saberes em grupos de gestantes

Autores

Resumo

A extensão universitária associada a atividades educativas promove um ambiente propício para a construção de conhecimentos e estabelece relações positivas entre a comunidade e a Universidade. Neste contexto, a promoção da saúde através de grupos de gestantes propõe um novo olhar para a assistência da mulher, valorizando sua história e corroborando para a importância do acompanhamento pré-natal. O objetivo é descrever as ações de extensão e educação em saúde para a construção de saberes em grupos de gestantes. Trata-se de um estudo descritivo, em forma um relato de experiência sobre ações de extensão universitária para promoção do conhecimento e geração de impactos positivos à comunidade. As atividades de extensão abordaram assuntos que envolveram gestação, parto e puerpério. Nestes encontros, realizou-se a troca de conhecimentos, sobretudo, no que se refere ao empoderamento das mulheres frente aos seus direitos, liberdade de escolha e a formação de vínculos. O público-alvo foi o de gestantes, acompanhantes, agentes comunitárias de saúde e enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde do município de Dourados/MS. Com base nas ações realizadas concluímos que as atividades educativas foram de extrema importância para promoção da saúde, segurança e autocuidado. Já, na perspectiva acadêmica, podemos evidenciar a correlação da teoria com a prática e aproximação com a comunidade.

Biografia do Autor

Caroline de Carli Villetti, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Bacharel em Ciências Sociais (UFGD). Graduada em Enfermagem (UEMS). Ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Extesão (PIBEX).

Renata Lopes da Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduada em Enfermagem (UEMS). Ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Extesão (PIBEX). E-mail: renata_lopes_da_silva@hotmail.com

Roselaine Terezinha Migotto Watanabe, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia (UFSM). Licenciada em Enfermagem (FACEM). Pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior (FIFASUL). Especialista em Obstetrícia Multidisciplinar (FCV). Mestranda no Programa de Mestrado Profissional de Ensino em Saúde (UEMS).

Simone Vidmantas, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduada em Enfermagem (UEMS). Mestre em Enfermagem (UEM). Profª do Curso de Enfermagem da UEMS.

Flaviany Aparecida Piccoli Fontoura, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduada em Enfermagem (UEMS). Especialista em Metodologia do Ensino Superior (UNIGRAN). Mestre e Doutora em Psicologia (UCDB). Profª Adjunta do Curso de Enfermagem da UEMS.

Referências

ALMEIDA, S. M. V.; BARBOSA, L. M. V. Curricularização da extensão universitária no ensino médico: o encontro das gerações para humanização da formação. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 43, n. 1, supl. 1, p. 672-680, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5271v43suplemento1-20190013. Acesso em: 19 ago. 2020.

BARATIERI, T.; NATAL, S. Ações do programa de puerpério na atenção primária: uma revisão integrativa. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 24, n. 11, p. 4227-4238, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/mzjxTpvrXgLcVqvk5QPNYHm/?lang=pt. Acesso em: 18 set. 2020.

BARROS, M. N. C.; DE MORAES, T. L. Saúde da mulher na gravidez: uma revisão bibliográfica. Revista Extensão, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 75-83, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/extensao/article/view/2040/1732. Acesso em: 28 ago. 2020.

BISCARDE, D. G. S.; SANTOS, M. P.; SILVA, L. B. Formação em saúde, extensão universitária e Sistema Único de Saúde (SUS): conexões necessárias entre conhecimento e intervenção centradas na realidade e repercussões no processo formativo. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, [s. l.], v. 18, n. 48, p. 177-186, 2014. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/icse/2014.v18n48/177-186/pt. Acesso em: 21 ago. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco. Cadernos de Atenção Básica, n. 32, Brasília, 2012. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/caderno_32.pdf. Acesso em: 24 ago. 2020.

CAMILLO, B. S.; MIORIN, J. D.; PRATES, L. A.; SCARTON, J.; BISOGNIN, P.; RESSEL, L.B. Grupo de gestantes: estratégia para o cuidado e educação em saúde. Biblioteca Lascasas, [s. l.], v. 10, n. 3, p. 1-13, 2014. Disponível em: http://www.index-f.com/lascasas/documentos/lc0787.php. Acesso em: 21 ago. 2020.

CARDOSO, V. E. P. S.; SILVA, A. J.; BONATTI, A. F.; SANTOS, G. W. S.; RIBEIRO, T. A. N. A participação do parceiro na rotina pré-natal sob a perspectiva da mulher gestante. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental, [s. l.], v. 10, n. 3, p. 856-862, 2018. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/6252. Acesso em: 11 set. 2020.

CASTIGLIONI, C. M.; CREMONESE, L.; PRATES, L. A.; SCHIMITH, M. D.; SEHNEM, G. D.; WILHELM, L. A. Práticas de cuidado no puerpério desenvolvidas por enfermeiras em estratégias de saúde da família. Revista de Enfermagem da UFSM, Santa Maria, v. 10, n. 50, p. 1-19, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/37087/html. Acesso em: 18 set. 2020.

CAVALCANTE, Y. A.; CARVALHO, M. T. V.; FERNANDES, N. T.; TEIXEIRA, L. C.; MOITA, S. M. N.; VASCONCELOS, J.; MOREIRA, A. C. A. Extensão universitária como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem na formação do enfermeiro. Revista Kairós-Gerontologia, São Paulo, v. 22, n. 1, p. 463-475, 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/kairos/article/view/45461. Acesso em: 19 ago. 2020.

CHAVES, M. J. C.; BARBOSA, E. S.; JUNIOR, H. L. R. Concepções de educação em saúde no processo formativo do enfermeiro na estratégia saúde da família: uma revisão integrativa. Revista Cocar, [s. l.], v. 14, n. 28, p. 440-458, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3132. Acesso em: 21 ago. 2020.

COSTA, C. S.; BRITO, K. M. M.; OLIVEIRA, D. S.; SANTANA, M S. Residência multiprofissional em saúde: desafios e avanços. Revista Brasileira de Ciências em Saúde - Brazilian Journal of Health Sciences, [s. l.], v. 2, n. 1, p. 18-23, 2019. Disponível em: http://periodicos.uesc.br/index.php/rebracisa/article/view/2320. Acesso em: 14 set. 2020

DIVINO, A. E. A.; OLIVEIRA, C. E. L.; COSTA, C. A. C.; NETA, H. R. S.; CAMPOS, L. S.; MENEZES, R. M. de J.; CABRAL, S. C. S.; COSTA, C. L. N. A. A extensão universitária quebrando barreiras. Cadernos de Graduação - Ciências Humanas e Sociais, Aracaju, v. 1, n. 16, p. 135-140, 2013. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/index.php/cadernohumanas/article/view/491/253. Acesso em: 19 ago. 2020.

DOMINGUES, F.; PINTO, F. S.; PEREIRA, V. M. Grupo de gestantes na atenção básica: espaço para construção do conhecimento e experiências na gestação. Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba, Sorocaba, v. 20, n. 3, p. 150-154, 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/RFCMS/article/view/30648/pdf. Acesso:20 ago. 2020.

FARIAS, K. V. O.; SOUZA, L. S.; LIMA, E. T.; TRIGUEIRO, J. V. S. Projeto de extensão “Bem Gestar”: a extensão como ferramenta para a educação em saúde no ciclo gravídico-puerperal. Em Extensão, Uberlândia, v. 18, n. 1, p. 165-175, 2019. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/46145/26938. Acesso em: 20 ago. 2020.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

HUBERT, K. A.; WIECHORECK, C.; TRINDADE, L.L.; VENDRUSCOLO, C.; ZANOTELLI, S. S.; ZOCCHE, D. A. A. Inova Saúde, [s. l.], v. 9, n. 1, p. 71-82, 2019. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/Inovasaude/article/view/3401. Acesso em: 17 set. 2020.

LEITE, M. G.; RODRIGUES, D. P.; SOUSA, A. A. S.; MELO, L. P. T.; FIALHO, A. V. M. Sentimentos advindos da maternidade: revelações de um grupo de gestantes. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 19, n. 1, p. 115-124, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pe/v19n1/12.pdf. Acesso em: 28 ago. 2020.

MARINHO, C. M., FREITAS, H. R., COELHO, F. M. G., OLIVEIRA, L. M. S. R. D., CARVALHO NETO, M. F. Porque ainda falar e buscar fazer extensão universitária? EXTRAMUROS - Revista de Extensão da Univasf, Petrolina, v. 7, n.1, p. 121-140, 2019. Disponível em: periodicos.univasf.edu.br/index.php/extramuros/article/view/942/690. Acesso em: 19 ago. 2020.

MORAES, M. H. S.; LIMA, A. C. S.; SILVA, A. F. L. Práticas de autocuidado das gestantes adolescentes: revisão de literatura. Research, Society and Development, [s. l.], v. 9, n. 4, p. 1-19, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/2665/2268. Acesso em: 24 ago. 2020.

MOREIRA, M. N.; SILVA, M. P. C.; DUARTE, A. P. G. M.; RESENDE, M. P. do AMARAL, J. B.; CONTIM, D. Educação em saúde no ensino de graduação em enfermagem. Revista de enfermagem e atenção à saúde, [s. l.], v. 8, n. 1, p. 61-70, 2019. Disponível em: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/3362/pdf. Acesso em: 20 de ago.2020.

NUNES, G. P.; NEGREIRA, A. S.; COSTA, M. G.; SENA, F. G.; AMORIM, C. B.; KERBER, N. P. C. Grupo de gestantes como ferramenta de instrumentalização e potencialização do cuidado. Cidadania em Ação – Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 1-16, 2017. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/download/10932/pdf. Acesso em: 14 set. 2020.

SALES, A. K. C. L.; RODRIGUES, A. G.; COSTA, A. P. A.; SANTOS, I. A.; SOARES, L. B.; Nunes, P.; CASTRO, A. P. R.; MEDEIROS, K. M. F. Educação em saúde na atenção básica para gestantes e puérperas. Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia, [s. l.], v. 7, n. 1, p. 197-202, 2019. Disponível em: https://interfaces.leaosampaio.edu.br/index.php/revista-interfaces/article/view/660. Acesso em: 27 ago.2020.

SANTOS, J. H. S.; ROCHA, B. F.; PASSAGLIO, K.T. Extensão universitária e formação no ensino superior. Revista Brasileira de Extensão Universitária, [s. l.], v. 7, n. 1, p. 23-28, 2016. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/3087. Acesso em: 21 ago. 2020.

SILVA, M. S. S. A extensão universitária: da gênese aos desafios do presente. In: SILVA, M. G., HOLANDA, V. C. C (org.). A expansão do ensino superior em debate. Sobral: Edições UVA; Sertão Cult, 2018. E-book. 204 p. Disponível em: uvanet.br/edicoes_uva/gera_xml.php?arquivo=expansao_ensino_superior. Acesso em: 20 ago. 2020.

SILVA, N. C. C.; MEKARO, K. S.; SANTOS, R. I. O.; UEHARA, S. C. S. A. Conhecimento e prática de promoção da saúde de enfermeiros da Estratégia Saúde da Família. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 73, n. 5, p. 1-9, 2020. Disponível: https://www.scielo.br/pdf/reben/v73n5/pt_0034-7167-reben-73-05-e20190362.pdf. Acesso: 20 ago. 2020.

VIEIRA, A. N.; PADILHA, M. I.; COSTA, R.; GREGÓRIO, V. R. P.; SILVA, A. R. Grupo de gestantes e/ou casais grávidos: um processo de construção coletiva (1996-2016). Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 23, n. 2, p. 1-8, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ean/v23n2/pt_1414-8145-ean-23-02-e20180221.pdf. Acesso em: 10 set. 2020.

Downloads

Publicado

05/11/2021

Como Citar

de Carli Villetti, C., Lopes da Silva, R., Migotto Watanabe, R. T., Vidmantas, S., & Piccoli Fontoura, F. A. (2021). Extensão universitária e educação em saúde: ferramentas para construção de saberes em grupos de gestantes. BARBAQUÁ, 3(6), 65–81. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/barbaqua/article/view/5605

Edição

Seção

Relato de experiência