Projeto NAUEMS

Interação entre universidade e comunidade

Visualizações: 39

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/bbq.v5i10.7722

Palavras-chave:

resolução de problemas, formação de professores, matemática, educação, tecnologia, redes sociais

Resumo

Este artigo visa apresentar o projeto NAUEMS como possibilidade de integrar universidade e comunidade por meio das redes sociais. A fundamentação teórica está pautada nas ideias de Borba, Silva e Gadanidis (2020) e nas propostas de Móran (1995) quanto à utilização do vídeo em sala de aula. Desse modo, são gravados e disponibilizados vídeos (videoaulas/reels) em diferentes redes sociais, com a finalidade de que a comunidade externa tire suas dúvidas em relação ao funcionamento e ao desenvolvimento dos cursos da Unidade de Nova Andradina e, principalmente, tenham acesso a videoaulas, reels e vídeos com curiosidades matemáticas para trabalhar com conceitos matemáticos aboradados no ensino básico. Como resultados até o momento, notamos que os egressos do curso de Matemática e os professores da rede pública têm atuado como disseminadores dos materiais relativos aos conteúdos matemáticos. Por isso, temos nos dedicado a momentos de formação da utilização das mídias sociais com a finalidade de ensino. Entendemos que este projeto permite que a comunidade interna da universidade se aproxime com a comunidade externa via redes sociais, em que são resolvidos diferentes problemas, em contextos diversos que auxiliem na compreensão da Matemática presente no cotidiano, atendendo, desse modo, solicitações da população e sanando possíveis dúvidas em relação aos conceitos matemáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia Guerchi Gonzales, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e doutorado em Educação para a Ciência pela Unesp – Bauru. Atua como docente do ensino superior na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) – Nova Andradina e no Mestrado Profissional em Educação Científica e Matemática, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Sonner Arfux de Figueiredo, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2000). Especialização Lato Sensu em Educação Matemática pela Faculdade de Educação São Luiz - Jaboticabal - SP (2001). Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Taubaté - UNITAU/SP (2004), Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo-SP, com Sanduíche na Universidade de Alicante-Espanha. Atua como docente do ensino superior na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) – Nova Andradina e no Mestrado Profissional em Educação Científica e Matemática, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Marisa Raquel de Melo Pereira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2008), graduação em Teologia - Unicesumar (2013) e mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2019). Aluna do doutorado em Educação Matemática no programa de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Referências

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; ROSA, Maurício. Realidade e cibermundo: horizontes filosóficos e educacionais antevistos. Canoas: Editora da ULBRA, 2010.

BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

BORBA, Marcelo de Carvalho; SILVA, Ricardo Scugulia R. da; GADANIDIS, George. Fases das tecnologias digitais em educação matemática: sala de aula e internet em movimento. São Paulo: Autêntica, 2020.

MORÁN, José Manuel. O vídeo na sala de aula. Comunicação & Educação, [s. l.], n. 2, p. 27-35, 1995. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i2p27-35

MÓRAN, José Manuel; MASSETO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 14. ed. São Paulo: Papirus, 2008.

OECHSLER, Vanessa; FONTES, Bárbara Cunha; BORBA, Marcelo de Carvalho. Etapas da produção de vídeos por alunos da educação básica: uma experiência na aula de matemática. Revista Brasileira de Educação Básica, [s. l.], v. 2, n. 1, p. 71-80, 2017.

PINHEIRO, José Milton Lopes. O movimento e a percepção do movimento em ambientes de Geometria Dinâmica. 2018. (Tese de Doutorado) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, SP, 2018.

Downloads

Publicado

2024-04-10

Como Citar

Guerchi Gonzales, K., Figueiredo, S. A. de, & Pereira, M. R. de M. (2024). Projeto NAUEMS: Interação entre universidade e comunidade. BARBAQUÁ, 5(10), 52–66. https://doi.org/10.61389/bbq.v5i10.7722

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)