Projeto NAUEMS
Interação entre universidade e comunidade
Visualizações: 78DOI:
https://doi.org/10.61389/bbq.v5i10.7722Palavras-chave:
resolução de problemas, formação de professores, matemática, educação, tecnologia, redes sociaisResumo
Este artigo visa apresentar o projeto NAUEMS como possibilidade de integrar universidade e comunidade por meio das redes sociais. A fundamentação teórica está pautada nas ideias de Borba, Silva e Gadanidis (2020) e nas propostas de Móran (1995) quanto à utilização do vídeo em sala de aula. Desse modo, são gravados e disponibilizados vídeos (videoaulas/reels) em diferentes redes sociais, com a finalidade de que a comunidade externa tire suas dúvidas em relação ao funcionamento e ao desenvolvimento dos cursos da Unidade de Nova Andradina e, principalmente, tenham acesso a videoaulas, reels e vídeos com curiosidades matemáticas para trabalhar com conceitos matemáticos aboradados no ensino básico. Como resultados até o momento, notamos que os egressos do curso de Matemática e os professores da rede pública têm atuado como disseminadores dos materiais relativos aos conteúdos matemáticos. Por isso, temos nos dedicado a momentos de formação da utilização das mídias sociais com a finalidade de ensino. Entendemos que este projeto permite que a comunidade interna da universidade se aproxime com a comunidade externa via redes sociais, em que são resolvidos diferentes problemas, em contextos diversos que auxiliem na compreensão da Matemática presente no cotidiano, atendendo, desse modo, solicitações da população e sanando possíveis dúvidas em relação aos conceitos matemáticos.
Downloads
Referências
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; ROSA, Maurício. Realidade e cibermundo: horizontes filosóficos e educacionais antevistos. Canoas: Editora da ULBRA, 2010.
BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
BORBA, Marcelo de Carvalho; SILVA, Ricardo Scugulia R. da; GADANIDIS, George. Fases das tecnologias digitais em educação matemática: sala de aula e internet em movimento. São Paulo: Autêntica, 2020.
MORÁN, José Manuel. O vídeo na sala de aula. Comunicação & Educação, [s. l.], n. 2, p. 27-35, 1995. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i2p27-35
MÓRAN, José Manuel; MASSETO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 14. ed. São Paulo: Papirus, 2008.
OECHSLER, Vanessa; FONTES, Bárbara Cunha; BORBA, Marcelo de Carvalho. Etapas da produção de vídeos por alunos da educação básica: uma experiência na aula de matemática. Revista Brasileira de Educação Básica, [s. l.], v. 2, n. 1, p. 71-80, 2017.
PINHEIRO, José Milton Lopes. O movimento e a percepção do movimento em ambientes de Geometria Dinâmica. 2018. (Tese de Doutorado) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, SP, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Kátia Guerchi Gonzales, Sonner Arfux de Figueiredo, Marisa Raquel de Melo Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Barbaquá de Extensão e Cultura da UEMS está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.