Cultura, políticas e práticas educacionais na comunidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/bbq.v7.e9019

Palavras-chave:

socialização, assistência comunitária, cultura, arte

Resumo

O desenvolvimento do projeto consistiu em identificar e expor produtos, atividades artísticas/culturais e desportivas e serviços para as demandas sociais nas comunidades. Procurou também provocar um impacto social e cultural pela ação transformadora sobre os problemas sociais e culturais, contribuindo para a inclusão de grupos sociais, o desenvolvimento de meios e processos de produção, inovação e transferência de conhecimento e a ampliação de oportunidades educacionais, além de facilitar o acesso ao processo de forma- ção e de qualificação, colaborando na formulação, implementação e acompanhamento das políticas públicas prioritárias ao desenvolvimento local, regional e nacional. Visou, ainda, o cumprimento ao preceito da indissociabilidade extensão-ensino-pesquisa, caracterizada pela integração da ação desenvolvida à formação técnica e cidadã do acadêmico e pela produção e difusão de novos conhecimentos e novas metodologias, de modo a configurar a natureza extensionista da proposta, causando um impacto na formação do estudante – técnico-científica, pessoal e social.

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Biografia do Autor

Anailton Souza Gama, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Anailton de Souza Gama é Doutor em Letras na Linha de Pesquisa Procedimentos de Constituição dos Sentidos do Discurso e do Texto e Área de Concentração Estudos Discursivos e Textuais pela UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE-SP (2016); é Mestre em Letras, Área de Concentração Estudos Linguísticos pela UFMS - Câmpus de Três Lagoas-MS (2009); é Especialista em Literatura Comparada pela UFMS (1999) e possui graduação em Letras com Habilitação em Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997). Atua como professor das disciplinas de Latim e Língua Portuguesa na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul,/Unidade Universitária de Jardim. Desenvolve projetos de pesquisa, extensão e ensino na instituição em que atua, É editor e diagramador de livros. Participa de Grupos de Pesquisa e Estudos na área Tem experiência na área de ensino com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes áreas: Análise do Discurso, Semiótica, Linguística aplicada ao ensino de Língua Portuguesa, Língua Portuguesa, Latim. É pesquisador na área de Linguística geral com destaque para Análise do Discurso, Semiótica e Linguística Aplicada. Possui artigos publicados em revistas especializadas além de capítulos de livros. É docente do PROFLETRAS. Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional. da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-Unidade de Dourados.

Lucimara Cabreira Benitez, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Possui doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2017). Foi professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e atualmente é professora na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Tem experiência de mais de 20 anos na Educação, nos segmentos de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Superior.

Marilvani Chaves Miranda, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

É Bacharel em Turismo - ênfase em Ambientes Naturais pela UEMS. Guia de Turismo - pelo SENAC-RS. Categoria: Excursão Nacional - Brasil / América do Sul/ Guia Regional/MS Com cadastro no CADASTUR. Ministrou aulas nos Cursos Técnicos em Meios de Hospedagem e Guia de Turismo ambos ofertados pelo governo do Estado de Mato Grosso do Sul em Jardim-MS. Ministrou aulas no Curso Técnico para Pizzaiolo - com o intuito de explicar a gastronomia ligada ao Turismo, ofertado pelo SENAC em parceria com a Prefeitura Municipal de Jardim-MS. É Habilitada para Educação Infantil e Séries Iniciais - Curso Técnico ofertado pelo governo do Estado em Jardim-MS. Cursa Pós Graduação no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS - intitulada Especialização em Docência para Educação Científica, Profissional e Tecnológica em Jardim-MS. Atualmente é estudante de graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. É bolsista em Projeto de Ensino e Monitoria.

Apoliâna Domingues Anastácio, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Possui Ensino Médio pela Escola Estadual Coronel Pedro José Rufino (2021). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. É acadêmica do Curso de Letras com Habilitacão Portugues e Inglês pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. É bolsista em Projeto de Ensino e Monitoria.

Diogo Fernandes Souza, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Acadêmico do Curso de Letras Hab. Português e Inglês da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade de Jardim-MS. Bolsista de Projeto de Ensino.

Referências

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Publicado

2025-03-20

Como Citar

Gama, A. S., Benitez, L. C., Miranda, M. C., Anastácio, A. D., & Souza, D. F. (2025). Cultura, políticas e práticas educacionais na comunidade. BARBAQUÁ, 7, e9019. https://doi.org/10.61389/bbq.v7.e9019