Elaboração de textos acadêmicos

Contribuições metodológicas na graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/bbq.v7.e9020

Palavras-chave:

textos acadêmicos, qualificação, normatização

Resumo

O Projeto em questão objetivou qualificar melhor os discentes apresentando-lhes um arcabouço científico-metodológico visando repercutir na apresentação de trabalhos acadêmicos ao conferir maior rigor nos estudos, tendo em vista a grande necessidade de inserção desses discentes no eixo universitário, seja na apresentação de trabalhos acadêmicos, seja na publicação de artigos. A qualificação desses discentes se deu por meio de encontros presenciais e on-line em diferentes momentos em que se apresentava o conteúdo a ser apreendido, seguido da prática dele. O projeto previu para a etapa final, a elaboração de artigo e possível publicação em meios de comunicação: revistas acadêmicas, jornais etc.

Downloads

Biografia do Autor

Anailton Souza Gama, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Doutor em Letras na linha de pesquisa "Procedimentos de Constituição dos Sentidos do Discurso e do Texto" - Área de Concentração Estudos Discursivos e Textuais - pela UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE-SP (2016). Mestre em Letras - área de Concentração Estudos Linguísticos - pela UFMS - Câmpus de Três Lagoas-MS (2009). Especialista em Literatura Comparada pela UFMS (1999). Possui graduação em Letras, com Habilitação em Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997). Atua como professor das disciplinas de Latim e Língua Portuguesa na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul,/Unidade Universitária de Jardim-MS. Participa de Grupos de Pesquisa e Estudos na área. Tem experiência na área de ensino com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes áreas: Análise do Discurso, Semiótica, Linguística aplicada ao ensino de Língua Portuguesa, Língua Portuguesa, Latim. Pesquisador na área de Linguística geral com destaque para Análise do Discurso, Semiótica e Linguística Aplicada. É docente do PROFLETRAS. Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-Unidade de Dourados.

Marilvani Chaves Miranda, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

É Bacharel em Turismo - ênfase em Ambientes Naturais pela UEMS. Guia de Turismo - pelo SENAC-RS. Categoria: Excursão Nacional - Brasil / América do Sul/ Guia Regional/MS Com cadastro no CADASTUR. Ministrou aulas nos Cursos Técnicos em Meios de Hospedagem e Guia de Turismo ambos ofertados pelo governo do Estado de Mato Grosso do Sul em Jardim-MS. Ministrou aulas no Curso Técnico para Pizzaiolo - com o intuito de explicar a gastronomia ligada ao Turismo, ofertado pelo SENAC em parceria com a Prefeitura Municipal de Jardim-MS. É Habilitada para Educação Infantil e Séries Iniciais - Curso Técnico ofertado pelo governo do Estado em Jardim-MS. Cursa Pós Graduação no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS - intitulada Especialização em Docência para Educação Científica, Profissional e Tecnológica em Jardim-MS. Atualmente é estudante de graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. É bolsista em Projeto de Ensino e Monitoria.

Apoliâna Domingues Anastácio, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Possui Ensino Médio pela Escola Estadual Coronel Pedro José Rufino(2021). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. É acadêmica do Curso de Letras com habilitacão em português e inglês pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. É bolsista em Projeto de Ensino e Monitoria.

Diogo Fernandes Souza, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Acadêmico do curso de Letras, com habilitação em português e inglês da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade de Jardim-MS. Bolsista de Projeto de Ensino.

Guilherme da Silva Maciel, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Possui ensino-fundamental-primeiro-grau pela Escola Estadual Coronel Pedro José Rufino(2018), ensino-fundamental-primeiro-grau pela Escola Municipal Beracy Brunet Barbosa(2014) e ensino-médio-segundo-grau pela Escola Estadual Coronel Juvêncio(2021). Atualmente é acadêmico do Curso de Letras Hab. Português e Inglês da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Unidade de Jardim. É bolsista monitor.

Referências

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10524: Preparação de Folha-de-rosto. São Paulo: ABNT, 1988.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: Apresenta- ção de citação em documentos. São Paulo: ABNT, 1992.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6029: Apresenta- ção de Livros. São Paulo: ABNT, 1993.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Referências Bibliográficas. São Paulo: ABNT, 2000.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6024: Numeração Progressiva das seções de um documento. São Paulo: ABNT, 2012.

STEGLICH, L . A. A pesquisa na prática: métodos descritivos e experimen- tais. Passo Fundo: UPF, 1999.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL. Projeto Pedagógi- co do Curso de Licenciatura em Letras – Habilitação Português-Inglês. Jardim, MS: UEMS, 2017. Disponivel em: https://www.uems.br/cursos/subpa- gina/graduacao?0=licenciatura-em-letras-licenciatura-jardim&1=Projeto- -Pedagogico. Acesso em: 15 maio 2024.

WITT, Aracy. Metodologia da pesquisa: questionário e formulário. São Pau- lo: Resenha Tributária, 1993.

Downloads

Publicado

2025-03-20

Como Citar

Gama, A. S., Miranda, M. C., Anastácio, A. D., Souza, D. F., & Maciel, G. da S. (2025). Elaboração de textos acadêmicos: Contribuições metodológicas na graduação. BARBAQUÁ, 7, e9020. https://doi.org/10.61389/bbq.v7.e9020