História e cultura de pretas (os)

Aproximações entre UEMS e o quilombo São Miguel em Maracaju/MS

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/bbq.v6.e9057

Palavras-chave:

afrodescendentes, saneres tradicionais, sustentabilidade

Resumo

A proposta de extensão foi realizada no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em parceria com o quilombo São Miguel, da cidade de Maracaju, tendo como objetivo aproximar a história e a cultura dos povos remascentes às/aos acadêmicas de educação. A ação justifica-se pela necessidade de se conhecer mais sobre a comunidade por meio de narrativas sobre ancestralidade, contribuições, história e organização coletiva do povo negro na região da serra de Maracaju. Como embasamento teórico, recorreu-se a autores como Gomes e Carneiro para discorrer sobre a divisão racial e como crítica do ideal da branquitude, compreendendo a emancipação como construção de saberes a partir de uma coletividade. Com relação aos procedimentos metodológicos, foi feita uma visita técnica como formas práticas de implementar e contextualizar a aprendizagem em espaços não-formais. Como resultados, obteve-se o reconhecimento e a valorização da história e da cultura da população afrodescendente em espaços remanecestes de quilombo.

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Biografia do Autor

Eliane Cerdas, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista UNESP (2003), Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar, mestrado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista UNESP (2007) e doutorado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista UNESP (2014). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação científica e Matemática, Ciência na infância, Ensino de Ciência e Matemática, Formação de Professores com ênfase nos saberes docentes, abordagens metodológicas para o ensino de ciências e biologia, Estudos histórico-culturais. Atualmente é professora na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, onde trabalha no curso de Pedagogia e Biologia. É professora do quadro permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Científica e matemática da UEMS, estando na coordenação do mesmo.

Nubea Rodrigues Xavier, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Pedagoga. Doutora em Educacao. Docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, do curso de Pedagogia, unidade Maracaju. 

Wilker Solidade da Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Pedagogo. Doutor em Educação. Docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, unidade de Maracaju.

Kelly Leticia da Silva Sakata, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Pedagoga. Doutora em educação. Docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, unidade de Maracaju.

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Publicado

2024-12-12

Como Citar

Cerdas, E., Xavier, N. R., Silva, W. S. da, & Sakata, K. L. da S. (2024). História e cultura de pretas (os): Aproximações entre UEMS e o quilombo São Miguel em Maracaju/MS. BARBAQUÁ, 6, e9057. https://doi.org/10.61389/bbq.v6.e9057

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