Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem é um periódico semestral organizado pelos pesquisadores associados ao Centro de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação, Linguagem, Memória e Identidade/CELMI , os Docentes do Curso de Pedagogia e o Programa de Mestrado Profissional em Educação da Unidade Universitária de Campo Grande da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Assim, o presente periódico aceita para publicação artigos e ensaios resultantes de atividades de pesquisas concluídas ou em andamento, bem como resenhas científicas. Propõe-se, basicamente, a divulgar conhecimentos produzidos na área de Educação resultantes de estudos de caráter teórico e/ou empírico de pesquisadores interessados em discutir e problematizar, sob diferentes perspectivas teóricas, as questões da educação em uma inter-relação com o campo investigativo da cultura e da linguagem. É dirigida a professores, pesquisadores, discentes da pós-graduação e demais profissionais da área de Educação, Ciências Sociais e Letras.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos recebidos por meio do sistema para publicação na Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem serão avaliados pelo Conselho Editorial e aqueles que estiverem fora dos critérios editoriais da Revista serão devolvidos aos autores e os demais encaminhados para a análise técnica de pareceristas Ad hoc, sendo um deles docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, ao qual o periódico está vinculado. Esses avaliadores possuem, no mínimo, o título de mestre e/ou doutor e pertencem a instituições de Ensino Superior nacional e internacional. Os nomes dos autores, dos pareceristas e das instituições a que pertencem permanecerão em sigilo durante todo o processo.

Os elementos textuais que orientam a avaliação dos artigos encaminhados aos pareceristas para a análise são: quadro teórico e empírico, domínio da literatura científica, relevância social do tema, contribuição para a área de educação, cultura e linguagem, originalidade na abordagem, estrutura e construção argumentativa do texto com coerência e coesão de sentido.

Os avaliadores poderão deferir a publicação integral do artigo; indeferi-lo, ou ainda emitir parecer com sugestões de alterações para nova avaliação, que serão enviadas ao autor pelo Conselho Editorial. O artigo reformulado será encaminhado aos mesmos avaliadores para o parecer final.

Periodicidade

A Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem é um periódico de publicação semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Taxas para submissão e publicação de textos

A Revista Brasileira de Educação Cultura e Linguagem,ISSN: 2526-4052  editada pela Universdiade Estadual de Mato Grosso do Sul, não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. 

Licenciamento

Licença Creative Commons

Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/index.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://creativecommons.org/licenses/.

 

Os artigos submetidos a Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/

1) Autores cedem os direitos autorais à revista assim como o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.