Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original, inédita, e/ou em andamento e não estar em avaliação para publicação em outra revista concomitantemente, caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas conforme as normas da Revistas e da ABNT/2023.
  • O texto está em formatado conforme as orientações e as normas da ABNT/2023 disponíveis no Template apresentado pelo Conselho Editorial da Revista, disponível no sistema.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para Autores e no Template, disponível no sistema da Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções que se referem à avaliação pelos pares às cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores


Para submissão de artigos, ensaios e resenhas acesse os Templates e siga as novas normas aprovadas pelo Conselho Editorial apresentadas nas línguas portuguesa, galega, espanhola e inglesa.

TEMPLATES

ARTIGO (PORTUGUÊS)

ARTÍCULO (ESPAÑOL)

PAPER (ENGLISH)

 

RESENHA (PORTUGUÊS)

RESENA (ESPAÑOL)

REVIEW (ENGLISH)

 

RESUMO (PORTUGUÊS)

RESUMENES (ESPAÑOL)

ABSTRACT (ENGLISH)

 

POLÍTICA DE ACESSO ABERTO

Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem   é publicada sob o modelo Acesso Aberto e permite a qualquer um a leitura e download, bem como a cópia e disseminação de seu conteúdo de acordo com as políticas de copyright Creative Commons Attribution 4.0.

 

APCs (TAXA DE PROCESSAMENTO DE ARTIGO) E TAXA DE SUBMISSÃO

Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem não cobra dos autores qualquer tipo de taxa para submissão ou publicação.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES ÀS CEGAS

Os artigos recebidos por meio do sistema para publicação na Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem serão avaliados pela Comissão Editorial e aqueles que estiverem fora dos critérios editoriais da Revista serão devolvidos aos autores e os demais encaminhados para a análise técnica de pareceristas Ad hoc, sendo um deles docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, ao qual o periódico está vinculado. Esses avaliadores possuem, no mínimo, o título de doutor e pertencem a instituições de Ensino Superior nacional e internacional. Os nomes dos autores, dos pareceristas e das instituições a que pertencem permanecerão em sigilo durante todo o processo.

Os elementos textuais que orientam a avaliação dos artigos encaminhados aos pareceristas para a análise são: quadro teórico e empírico, domínio da literatura científica, relevância social do tema, contribuição para a área de educação, cultura e linguagem, originalidade na abordagem, estrutura e construção argumentativa do texto com coerência e coesão de sentido.

Os avaliadores poderão deferir a publicação integral do artigo; indeferi-lo, ou ainda emitir parecer com sugestões de alterações para nova avaliação, que serão enviadas ao autor pela Comissão Editorial. O artigo reformulado será encaminhado aos mesmos avaliadores para o parecer final.

AUTORIA

Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Não serão aceitos trabalhos que ultrapassem o número total de quatro autores.

Ao submeter um artigo para publicação na Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem o autor concorda com os seguintes termos que envolvem o direito autoral:

O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem custos para a Revista.

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.

Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos e publicações adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios, inclusive on line, desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.

 

CONFLITOS DE INTERESSE E ÉTICA DE PESQUISA

Órgãos de fomento, de financiamento, instituições privadas e governamentais e, ainda, instituições às quais o autor eventualmente esteja vinculado, ou que tenha colaborado na execução do estudo deverão ser identificados.

As entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos deverão obedecer aos procedimentos éticos estabelecidos pela legislação nacional, para a pesquisa científica.

POLÍTICA CONTRA PLÁGIO E MÁS-CONDUTAS EM PESQUISA

Assim, esta revista busca atender uma política de excelência editorial que visa fortalecer a integridade dos artigos publicados, em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics) disponíveis no link: https://publicationethics.org/  e do CNPq, que tem por finalidade incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, indicamos:

Os autores devem visitar o site do COPE (Committee on Publication Ethics) e o Relatório da Comissão de Integridade de Pesquisa do CNPq, também disponível para acesso no link: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/composicao/comissao-de-integridade/relatorio-comissao--integridade-do-cnpq.pdf que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa.

 

OPEN ACCESS POLICY

Brazilian Journal of Education, Culture and Language is published under the Open Access model and allows anyone to read and download as well as copy and disseminate their content in accordance with the copyright policies Creative Commons Attribution 4.0.

 

APCs (PAPER PROCESSING RATE) AND SUBMISSION RATE

Brazilian Journal of Education, Culture and Language does not charge authors of any type of submission or publication fee.

 

PEER ASSESSMENT PROCESS

Papers received through the system for publication in the Brazilian Journal of Education, Culture and Language will be evaluated by the Editorial Committee and those that are outside the journal's editorial criteria will be returned to the authors and the others sent to the technical analysis of Ad hoc, being one of them professor of the State University of Mato Grosso do Sul, to which the newspaper is linked. These examiners have at least the title of doctor and belong to institutions of Higher education nationally and internationally. The names of the authors, the referees and the institutions to which they belong will remain confidential throughout the process.

The textual elements that guide the evaluation of articles submitted to reviewers are: theoretical and empirical framework, domain of scientific literature, social relevance of the theme, contribution to the area of education, culture and language, originality in approach, structure and construction of the text with coherence and cohesion of meaning.

The evaluators may grant full publication of the article; dismiss it, or issue an opinion with suggestions for changes for a new evaluation, which will be sent to the author by the Editorial Committee. The recast article will be forwarded to the same evaluators for the final opinion.

 

AUTHORITY

The author is understood as anyone who has effectively participated in the design of the study, the development of the experimental part, the analysis and interpretation of the data and the final writing. We will not accept works that exceed the total number of four authors.

By submitting an article for publication in the Brazilian Journal of Education, Culture and Language the author agrees with the following terms that involve the copyright:

The author retains the rights to the article, but its publication in the journal automatically implies the total and exclusive assignment of the copyright for the first edition, at no cost to the Journal.

The ideas and opinions expressed in the article are the sole responsibility of the author, not necessarily reflecting the opinions of the journal.

After the first publication, the author is authorized to take on additional contracts and publications, independent of the journal, for the dissemination of the work by other means, including online, provided that the complete citation of the same authorship and the original publication is made.

 

CONFLICTS OF INTEREST AND ETHICS OF RESEARCH

Supporting bodies, funding bodies, private and governmental institutions, and institutions to which the author may be linked, or which cooperated in the execution of the study, should be identified.

Interviews and experiments involving human subjects shall comply with the ethical procedures established by national legislation for scientific research.

 

POLICY AGAINST PLAGUE AND MORE RESEARCH CONDUCT

This journal seeks to fulfill a policy of editorial excellence that aims to strengthen the integrity of published articles, in accordance with the COPE (Committee on Publication Ethics) guidelines available at https://publicationethics.org/ and CNPq, which purpose of encouraging the identification of plagiarism, bad practices, fraud, possible violations of ethics and opening of processes, we indicate:

Authors should visit the COPE website and the CNPq Research Integrity Committee Report, also available for access at the link: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/composicao/comissao-de-integridade/relatorio-comissao--integridade-do-cnpq.pdf  which contains information for authors and publishers on research ethics.

 

Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem, periódico organizado pelos pesquisadores associados ao Centro de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação, Linguagem, Memória e Identidade/CELMI-UEMS, professores vinculados ao Coordenação do Curso de Pedagogia e ao Programa de Mestrado Profissionalem Educação da Unidade Universitária de Campo Grande da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

UEMS – Unidade Universitária de Campo Grande - Avenida Dom Antônio Barbosa, nº. 4155 - Bairro Santo Amaro, Campo Grande - Mato Grosso do Sul, Brasil - CEP: 79.115-898 -  Email: rbecl@uems.br

Abreviatura: RBECL

Artigos

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