Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Unidade Universitária de Campo Grande

Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem

 

 

DIRETRIZES PARA AUTORES

Diretrizes para submissão de artigos

Para a submissão de um artigo, a identificação do(s) autor(es) e a filiação institucional deverão ser preenchidas em espaços próprios do Sistema e não devem constar no corpo do texto, tendo em vista que será enviado para avaliação sigilosa dos pareceristas Ad hoc. Também não serão aceitas quaisquer outras referências que possibilitem ao avaliador identificar, mesmo que indiretamente, a autoria do trabalho. As informações autorais serão registradas à parte e acessadas somente pelos editores.

A produção escrita do artigo deve observar as seguintes orientações:

O texto deve ser digitado em processador de texto Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5, podendo ser apresentado em português, espanhol, inglês ou francês. Todas as páginas do original devem estar numeradas sequencialmente, com o mínimo de 35.000 e o máximo de 50.000 caracteres, considerados os espaços e excluído o resumo.

Título, Resumo, Palavras-Chave: Os artigos deverão vir acompanhados de título resumo e palavras-chave, em português e inglês. O título completo com subtítulos também deve ser apresentado em suas versões para o português e o inglês.

O título do artigo deve ter no máximo 15 palavras.

O resumo deve ser apresentado em parágrafo único sem enumeração de tópicos, evidenciando, em caráter informativo, os seguintes elementos textuais: tema geral e problema da pesquisa; objetivos e/ou hipóteses; metodologia utilizada; principais resultados e conclusões. Deve ser constituído de 200 e 250 palavras e apresentar frases concisas e afirmativas, evitando os neologismos, as citações bibliográficas, os símbolos e as contrações que não sejam de uso corrente, bem como expressões, equações, esquemas que não sejam absolutamente necessários.

As palavras-chave devem ser de 3 a 5, separadas por ponto e vírgula.

Os agradecimentos são opcionais e devem ser apresentados junto ao título, em nota de rodapé e sem quaisquer referências, diretas ou indiretas, à autoria.

As Tabelas, os quadros, os gráficos e as figuras — fotos, desenhos e mapas — devem apresentar a numeração em algarismos arábicos conforme a sequência em que aparecem, referidos no corpo do texto e encabeçados por seu respectivo título. Abaixo de cada figura devem constar suas respectivas legendas textuais. Os mapas devem conter as escalas, bem como as legendas gráficas.

As imagens — que devem ser enviadas separadamente, em seus arquivos originais seguidas de identificação como, por exemplo: Gráfíco 1 — devem ser digitalizadas eletronicamente em formato JPG com resolução a partir de 300 dpi, figurar em preto e branco, apresentadas em dimensões que permitam ampliação ou redução sem prejuízo da sua legibilidade.

Notas de rodapé - devem estar numeradas em algarismos arábicos conforme a sequência em que aparecem no texto. Devem ser de caráter explicativo e ter a extensão máxima de três linhas.

As Citações textuais devem seguir os seguintes critérios:

a) As citações de até 03 (três) linhas devem ser apresentadas dentro do parágrafo, transcritas entre aspas e seguidas do sobrenome do autor da citação, do ano da publicação e do número de páginas;

b) As citações com mais de três linhas devem ser apresentadas em parágrafo destacado, com recuo de 4 cm na margem esquerda, tamanho 11 e sem aspas;

c) Caso não seja uma citação textual, mas apenas referência ao autor, o sobrenome deste deve ser indicado entre parênteses, em caixa alta, junto com o ano da publicação referida.

As referências devem obedecer à norma técnica NBR6023, de 30/08/2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e somente as obras citadas ao longo do texto devem estar relacionadas no item das Referências, ao final do artigo e em página separada.

APRESENTAÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICOS

No caso em que os resultados da pesquisa apresentem métodos estatísticos, estes deverão ser descritos detalhadamente, com suficiente clareza, a fim de permitir ao leitor o acesso à compreensão dos dados originais, bem como à verificação dos resultados apresentados. Para tanto, os autores devem procurar, sempre que possível, quantificar esses resultados constatados, as limitações do método e as tecnologias utilizadas com os correspondentes indicadores de confiabilidade dos dados; problematizando a escolha das unidades de experimentação; com informações detalhadas. Os quadros e as figuras deverão ser apresentados de acordo com a quantidade necessária para evidenciar os objetivos e finalidades do artigo. É fundamental ainda definir termos estatísticos, bem como abreviaturas e símbolos utilizados no artigo.

 

POLÍTICA DE ACESSO ABERTO

Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem   é publicada sob o modelo Acesso Aberto e permite a qualquer um a leitura e download, bem como a cópia e disseminação de seu conteúdo de acordo com as políticas de copyright Creative Commons Attribution 3.0.

 

APCs (TAXA DE PROCESSAMENTO DE ARTIGO) E TAXA DE SUBMISSÃO

Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem não cobra dos autores qualquer tipo de taxa de submissão ou publicação.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

Os artigos recebidos por meio do sistema para publicação na Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem serão avaliados pela Comissão Editorial e aqueles que estiverem fora dos critérios editoriais da Revista serão devolvidos aos autores e os demais encaminhados para a análise técnica de pareceristas Ad hoc, sendo um deles docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, ao qual o periódico está vinculado. Esses avaliadores possuem, no mínimo, o título de doutor e pertencem a instituições de Ensino Superior nacional e internacional. Os nomes dos autores, dos pareceristas e das instituições a que pertencem permanecerão em sigilo durante todo o processo.

Os elementos textuais que orientam a avaliação dos artigos encaminhados aos pareceristas para a análise são: quadro teórico e empírico, domínio da literatura científica, relevância social do tema, contribuição para a área de educação, cultura e linguagem, originalidade na abordagem, estrutura e construção argumentativa do texto com coerência e coesão de sentido.

Os avaliadores poderão deferir a publicação integral do artigo; indeferi-lo, ou ainda emitir parecer com sugestões de alterações para nova avaliação, que serão enviadas ao autor pela Comissão Editorial. O artigo reformulado será encaminhado aos mesmos avaliadores para o parecer final.

AUTORIA

Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Não serão aceitos trabalhos que ultrapassem o número total de quatro autores.

Ao submeter um artigo para publicação na Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem o autor concorda com os seguintes termos que envolvem o direito autoral:

    1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem custos para a Revista.
    2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
    3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos e publicações adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios, inclusive on line, desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.

 

CONFLITOS DE INTERESSE E ÉTICA DE PESQUISA

Órgãos de fomento, de financiamento, instituições privadas e governamentais e, ainda, instituições às quais o autor eventualmente esteja vinculado, ou que tenha colaborado na execução do estudo deverão ser identificados.

As entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos deverão obedecer aos procedimentos éticos estabelecidos pela legislação nacional, para a pesquisa científica.

POLÍTICA CONTRA PLÁGIO E MÁS-CONDUTAS EM PESQUISA

Esta revista busca atender uma política de excelência editorial que visa fortalecer a integridade dos artigos publicados, em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics) disponíveis no link: https://publicationethics.org/  e do CNPq, que tem por finalidade incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, indicamos:

1. Os autores devem visitar os website do COPE e o Relatório da Comissão de integriade de Pesquisa do CNPq, também disponível para acesso no link: http://www.cnpq.br/documents/10157/a8927840-2b8f-43b9-8962-5a2ccfa74dda que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa.

 

 

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1.  O artigo é inédito e não foi submetido, paralelamente, a outra publicação.
  2.  O autor e os eventuais coautores conhecem e concordam com as políticas editoriais da revista para a publicação de artigos.
  3.  O título do artigo tem menos do que dezesseis palavras.
  4.  O texto está dentro dos limites de tamanho: entre 35.000 e 50.000 caracteres (contando os espaços), excluído o resumo.
  5.  O resumo está dentro dos limites de tamanho: de 200 a 250 palavras.
  6.  Cada nota de rodapé tem, no máximo, três linhas.
  7.  As referências estão de acordo com a norma NBR6023 da ABNT e as citações estão em consonância com a NBR10520 da ABNT www.abnt.org.br.
  8.  Não existem identificações da autoria, ou das instituções a que pertencem os autores, no texto que será enviado para as avaliações cegas de pareceristas externos (as informações autorais ficarão registradas apenas como METADADOS, acessados somente pelos editores).
  9.  O autor, ou os eventuais co-autores, não têm no momento outro texto em processo de avaliação em Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem, nem publicou qualquer artigo nesta mesma revista nos últimos dois anos.
  10.  O autor fica ciente de que, caso seu artigo seja aprovado, deverá enviar posteriormente resumo, título e palavras-chave vertidos para o inglês. Bem como a versão completa do artigo, caso indicado pela Comissão Editorial. Os custos com a versão e/ou revisão do inglês serão de responsabilidade do autor.

 

Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem, periódico organizado pela Coordenação do Curso de Pedagogia e dos Programas de Mestrados Profissionais em Educação e em Letras da Unidade Universitária de Campo Grande da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

UEMS – Unidade Universitária de Campo Grande - Avenida Dom Antônio Barbosa, nº. 4155 - Bairro Santo Amaro, Campo Grande - MS - CEP: 79115-898 / Tel. 67–3901-4608  Email: revistabrasileira.ecl@uems.br ; revistabrasileira.ecl@gmail.com

 

Abreviatura: Rev. Bras. Educ. Cul. Ling.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS

 

Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro  periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.