Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Unidade Universitária de Campo Grande

Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem

 

 

DIRETRIZES PARA AUTORES


Diretrizes para submissão de artigos

Para a submissão de um artigo, a identificação do(s) autor(es) e a filiação institucional deverão ser preenchidas em espaços próprios do Sistema e não devem constar no corpo do texto, tendo em vista que será enviado para avaliação sigilosa dos pareceristas Ad hoc. Também não serão aceitas quaisquer outras referências que possibilitem ao avaliador identificar, mesmo que indiretamente, a autoria do trabalho. As informações autorais serão registradas à parte e acessadas somente pelos editores.

A produção escrita do artigo deve observar as seguintes orientações:

O texto deve ser digitado em processador de texto Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5, podendo ser apresentado em português, espanhol, inglês ou francês. Todas as páginas do original devem estar numeradas sequencialmente, com o mínimo de 35.000 e o máximo de 50.000 caracteres, considerados os espaços e excluído o resumo.

Título, Resumo, Palavras-Chave: Os artigos deverão vir acompanhados de título resumo e palavras-chave, em português e inglês. O título completo com subtítulos também deve ser apresentado em suas versões para o português e o inglês.

O título do artigo deve ter no máximo 15 palavras.

O resumo deve ser apresentado em parágrafo único sem enumeração de tópicos, evidenciando, em caráter informativo, os seguintes elementos textuais: tema geral e problema da pesquisa; objetivos e/ou hipóteses; metodologia utilizada; principais resultados e conclusões. Deve ser constituído de 200 e 250 palavras e apresentar frases concisas e afirmativas, evitando os neologismos, as citações bibliográficas, os símbolos e as contrações que não sejam de uso corrente, bem como expressões, equações, esquemas que não sejam absolutamente necessários.

As palavras-chave devem ser de 3 a 5, separadas por ponto e vírgula.

Os agradecimentos são opcionais e devem ser apresentados junto ao título, em nota de rodapé e sem quaisquer referências, diretas ou indiretas, à autoria.

As Tabelas, os quadros, os gráficos e as figuras — fotos, desenhos e mapas — devem apresentar a numeração em algarismos arábicos conforme a sequência em que aparecem, referidos no corpo do texto e encabeçados por seu respectivo título. Abaixo de cada figura devem constar suas respectivas legendas textuais. Os mapas devem conter as escalas, bem como as legendas gráficas.

As imagens — que devem ser enviadas separadamente, em seus arquivos originais seguidas de identificação como, por exemplo: Gráfíco 1 — devem ser digitalizadas eletronicamente em formato JPG com resolução a partir de 300 dpi, figurar em preto e branco, apresentadas em dimensões que permitam ampliação ou redução sem prejuízo da sua legibilidade.

Notas de rodapé - devem estar numeradas em algarismos arábicos conforme a sequência em que aparecem no texto. Devem ser de caráter explicativo e ter a extensão máxima de três linhas.

As Citações textuais devem seguir os seguintes critérios:

a) As citações de até 03 (três) linhas devem ser apresentadas dentro do parágrafo, transcritas entre aspas e seguidas do sobrenome do autor da citação, do ano da publicação e do número de páginas;

b) As citações com mais de três linhas devem ser apresentadas em parágrafo destacado, com recuo de 4 cm na margem esquerda, tamanho 11 e sem aspas;

c) Caso não seja uma citação textual, mas apenas referência ao autor, o sobrenome deste deve ser indicado entre parênteses, em caixa alta, junto com o ano da publicação referida.

As referências devem obedecer à norma técnica NBR6023, de 30/08/2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e somente as obras citadas ao longo do texto devem estar relacionadas no item das Referências, ao final do artigo e em página separada.

APRESENTAÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICOS

No caso em que os resultados da pesquisa apresentem métodos estatísticos, estes deverão ser descritos detalhadamente, com suficiente clareza, a fim de permitir ao leitor o acesso à compreensão dos dados originais, bem como à verificação dos resultados apresentados. Para tanto, os autores devem procurar, sempre que possível, quantificar esses resultados constatados, as limitações do método e as tecnologias utilizadas com os correspondentes indicadores de confiabilidade dos dados; problematizando a escolha das unidades de experimentação; com informações detalhadas. Os quadros e as figuras deverão ser apresentados de acordo com a quantidade necessária para evidenciar os objetivos e finalidades do artigo. É fundamental ainda definir termos estatísticos, bem como abreviaturas e símbolos utilizados no artigo.

 

POLÍTICA DE ACESSO ABERTO

Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem   é publicada sob o modelo Acesso Aberto e permite a qualquer um a leitura e download, bem como a cópia e disseminação de seu conteúdo de acordo com as políticas de copyright Creative Commons Attribution 3.0.

 

APCs (TAXA DE PROCESSAMENTO DE ARTIGO) E TAXA DE SUBMISSÃO

Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem não cobra dos autores qualquer tipo de taxa de submissão ou publicação.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

Os artigos recebidos por meio do sistema para publicação na Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem serão avaliados pela Comissão Editorial e aqueles que estiverem fora dos critérios editoriais da Revista serão devolvidos aos autores e os demais encaminhados para a análise técnica de pareceristas Ad hoc, sendo um deles docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, ao qual o periódico está vinculado. Esses avaliadores possuem, no mínimo, o título de doutor e pertencem a instituições de Ensino Superior nacional e internacional. Os nomes dos autores, dos pareceristas e das instituições a que pertencem permanecerão em sigilo durante todo o processo.

Os elementos textuais que orientam a avaliação dos artigos encaminhados aos pareceristas para a análise são: quadro teórico e empírico, domínio da literatura científica, relevância social do tema, contribuição para a área de educação, cultura e linguagem, originalidade na abordagem, estrutura e construção argumentativa do texto com coerência e coesão de sentido.

Os avaliadores poderão deferir a publicação integral do artigo; indeferi-lo, ou ainda emitir parecer com sugestões de alterações para nova avaliação, que serão enviadas ao autor pela Comissão Editorial. O artigo reformulado será encaminhado aos mesmos avaliadores para o parecer final.

AUTORIA

Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Não serão aceitos trabalhos que ultrapassem o número total de quatro autores.

Ao submeter um artigo para publicação na Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem o autor concorda com os seguintes termos que envolvem o direito autoral:

    1. O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem custos para a Revista.
    2. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
    3. Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos e publicações adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios, inclusive on line, desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.

 

CONFLITOS DE INTERESSE E ÉTICA DE PESQUISA

Órgãos de fomento, de financiamento, instituições privadas e governamentais e, ainda, instituições às quais o autor eventualmente esteja vinculado, ou que tenha colaborado na execução do estudo deverão ser identificados.

As entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos deverão obedecer aos procedimentos éticos estabelecidos pela legislação nacional, para a pesquisa científica.

POLÍTICA CONTRA PLÁGIO E MÁS-CONDUTAS EM PESQUISA

Esta revista busca atender uma política de excelência editorial que visa fortalecer a integridade dos artigos publicados, em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics) disponíveis no link: https://publicationethics.org/  e do CNPq, que tem por finalidade incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, indicamos:

1. Os autores devem visitar os website do COPE e o Relatório da Comissão de integriade de Pesquisa do CNPq, também disponível para acesso no link: http://www.cnpq.br/documents/10157/a8927840-2b8f-43b9-8962-5a2ccfa74dda que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa.

  

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1.  O artigo é inédito e não foi submetido, paralelamente, a outra publicação.
  2.  O autor e os eventuais coautores conhecem e concordam com as políticas editoriais da revista para a publicação de artigos.
  3.  O título do artigo tem menos do que dezesseis palavras.
  4.  O texto está dentro dos limites de tamanho: entre 35.000 e 50.000 caracteres (contando os espaços), excluído o resumo.
  5.  O resumo está dentro dos limites de tamanho: de 200 a 250 palavras.
  6.  Cada nota de rodapé tem, no máximo, três linhas.
  7.  As referências estão de acordo com a norma NBR6023 da ABNT e as citações estão em consonância com a NBR10520 da ABNT www.abnt.org.br.
  8.  Não existem identificações da autoria, ou das instituções a que pertencem os autores, no texto que será enviado para as avaliações cegas de pareceristas externos (as informações autorais ficarão registradas apenas como METADADOS, acessados somente pelos editores).
  9.  O autor, ou os eventuais co-autores, não têm no momento outro texto em processo de avaliação em Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem, nem publicou qualquer artigo nesta mesma revista nos últimos dois anos.
  10.  O autor fica ciente de que, caso seu artigo seja aprovado, deverá enviar posteriormente resumo, título e palavras-chave vertidos para o inglês. Bem como a versão completa do artigo, caso indicado pela Comissão Editorial. Os custos com a versão e/ou revisão do inglês serão de responsabilidade do autor.

 

Guidelines for paper submission

 

In order to submit an article, the identification of the author (s) and the institutional affiliation must be filled in the system's own spaces and should not be included in the body of the text, since it will be sent for the confidential evaluation of the referees Ad hoc. Nor will any other references that allow the evaluator to identify, even indirectly, the authorship of the work. The copyright information will be recorded separately and accessed only by publishers.

 

Papers should follow the following guidelines:

The text must be typed in Word for Windows, Times New Roman font, size 12 and spacing 1,5, and can be presented in Portuguese, Spanish, English or French. All pages of the original must be numbered sequentially, with a minimum of 35,000 and a maximum of 50,000 characters, considering the spaces and excluding the abstract.

 

Title, Abstract, Keywords: Papers should be accompanied by abstract title and keywords, in Portuguese and English. The full title with subtitles should also be presented in its Portuguese and English versions.

 

The title of the paper must have a maximum of 15 words.

 

Abstract should be presented in a single paragraph without enumeration of topics, evidencing, for information purposes, the following textual elements: general theme and research problem; objectives and / or hypotheses; methodology used; main findings and conclusions. It should consist of 200 and 250 words and present concise and affirmative phrases, avoiding neologisms, bibliographical citations, symbols and contractions that are not in common use, as well as expressions, equations, schemes that are not absolutely necessary.

 

Keywords must be 3 to 5, separated by semicolons.

The acknowledgments are optional and must be presented together with the title, in a footnote and without any direct or indirect references to the authorship.

 

Tables, tables, graphs and pictures - photos, drawings and maps - must be numbered in Arabic numerals according to the sequence in which they appear, referred to in the body of the text and headed by their respective title. Below each figure should be their respective textual legends. Maps should contain scales as well as graphic captions.

 

Pictures - which must be sent separately, in their original files followed by identification such as, for example, Chart 1 - must be digitalized electronically in JPG format with resolution from 300 dpi, in black and white, presented in dimensions that allow enlargement or reduction without prejudice to its legibility.

 

Footnotes - they should be numbered in Arabic numerals according to the sequence in which they appear in the text. They must be explanatory in character and have a maximum length of three lines.

 

Quotations should follow the following criteria:

a) Quotations of up to 03 (three) lines must be presented within the paragraph, transcribed in quotation marks followed by the surname of the author of the citation, the year of publication and the number of pages;

b) Quotations with more than three lines should be presented in a prominent paragraph, with a 4 cm indentation on the left margin, size 11 and without quotation marks;

c) If it is not a quotation, but only a reference to the author, the surname of the author must be indicated in parentheses, in the upper box, along with the year of publication mentioned.

 

References must comply with Technical Standard NBR6023, dated 08/30/2002, of the Brazilian Association of Technical Standards (ABNT) and only the works cited throughout the text should be listed in the References section at the end of the article and on a separate page .

 

PRESENTATION OF STATISTICAL DATA

In the case where the results of the research present statistical methods, they should be described in detail, with sufficient clarity, in order to allow the reader access to the understanding of the original data, as well as to the verification of the presented results. To this end, authors should seek, whenever possible, to quantify these findings, the limitations of the method and the technologies used with the corresponding indicators of data reliability; problematizing the choice of experimental units; with detailed information. Tables and figures should be presented according to the quantity needed to show the objectives and purposes of the paper. It is also essential to define statistical terms, as well as abbreviations and symbols used in the paper.

 

OPEN ACCESS POLICY

Brazilian Journal of Education, Culture and Language is published under the Open Access model and allows anyone to read and download as well as copy and disseminate their content in accordance with the copyright policies Creative Commons Attribution 3.0.

 

APCs (PAPER PROCESSING RATE) AND SUBMISSION RATE

Brazilian Journal of Education, Culture and Language does not charge authors of any type of submission or publication fee.

 

PEER ASSESSMENT PROCESS

Papers received through the system for publication in the Brazilian Journal of Education, Culture and Language will be evaluated by the Editorial Committee and those that are outside the journal's editorial criteria will be returned to the authors and the others sent to the technical analysis of Ad hoc, being one of them professor of the State University of Mato Grosso do Sul, to which the newspaper is linked. These examiners have at least the title of doctor and belong to institutions of Higher education nationally and internationally. The names of the authors, the referees and the institutions to which they belong will remain confidential throughout the process.

The textual elements that guide the evaluation of articles submitted to reviewers are: theoretical and empirical framework, domain of scientific literature, social relevance of the theme, contribution to the area of education, culture and language, originality in approach, structure and construction of the text with coherence and cohesion of meaning.

The evaluators may grant full publication of the article; dismiss it, or issue an opinion with suggestions for changes for a new evaluation, which will be sent to the author by the Editorial Committee. The recast article will be forwarded to the same evaluators for the final opinion.

 

AUTHORITY

The author is understood as anyone who has effectively participated in the design of the study, the development of the experimental part, the analysis and interpretation of the data and the final writing. We will not accept works that exceed the total number of four authors.

By submitting an article for publication in the Brazilian Journal of Education, Culture and Language the author agrees with the following terms that involve the copyright:

1 The author retains the rights to the article, but its publication in the journal automatically implies the total and exclusive assignment of the copyright for the first edition, at no cost to the Journal.

2 The ideas and opinions expressed in the article are the sole responsibility of the author, not necessarily reflecting the opinions of the journal.

3 After the first publication, the author is authorized to take on additional contracts and publications, independent of the journal, for the dissemination of the work by other means, including online, provided that the complete citation of the same authorship and the original publication is made.

 

CONFLICTS OF INTEREST AND ETHICS OF RESEARCH

Supporting bodies, funding bodies, private and governmental institutions, and institutions to which the author may be linked, or which cooperated in the execution of the study, should be identified.

Interviews and experiments involving human subjects shall comply with the ethical procedures established by national legislation for scientific research.

 

POLICY AGAINST PLAGUE AND MORE RESEARCH CONDUCT

This journal seeks to fulfill a policy of editorial excellence that aims to strengthen the integrity of published articles, in accordance with the COPE (Committee on Publication Ethics) guidelines available at https://publicationethics.org/ and CNPq, which purpose of encouraging the identification of plagiarism, bad practices, fraud, possible violations of ethics and opening of processes, we indicate:

1. Authors should visit the COPE website and the CNPq Research Integrity Committee Report, also available for access at the link: http://www.cnpq.br/documents/10157/a8927840-2b8f-43b9-8962 -5a2ccfa74dda which contains information for authors and publishers on research ethics.

 

 

Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem, periódico organizado pela Coordenação do Curso de Pedagogia e dos Programas de Mestrados Profissionais em Educação e em Letras da Unidade Universitária de Campo Grande da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

UEMS – Unidade Universitária de Campo Grande - Avenida Dom Antônio Barbosa, nº. 4155 - Bairro Santo Amaro, Campo Grande - MS - CEP: 79115-898 / Tel. 67–3901-4608  Email: revistabrasileira.ecl@uems.br ; revistabrasileira.ecl@gmail.com

 

Abreviatura: Rev. Bras. Educ. Cul. Ling.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS

 

Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro  periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.