Notícias

Chamada de artigos

 

História das instituições escolares

 

Nesses quase vinte anos decorridos do século XXI, o campo da historiografia da educação brasileira tem sido preenchido por uma vasta produção a respeito das instituições escolares, em especial, instituições situadas nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Pensando nessas contribuições, a Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem/UEMS, uma IES situada no Mato Grosso do Sul, propõe o dossiê sobre a História das Instituições Escolares com textos resultantes de pesquisas sobre instituições das regiões Norte e Centro-Oeste, tanto de capitais e cidades proeminentes, quanto de cidades interioranas. Os artigos podem centrar-se em instituições públicas, privadas, leigas, confessionais, do terceiro setor; de educação feminina, masculina ou mistas; de qualquer etapa da educação brasileira – primária, média: secundária, técnica e normal; escolas reunidas, escolas modelos, grupos escolares, escolas experimentais, escolas rurais. Os trabalhos podem estar centrados na forma escolar e formações sociais; arquitetura, prédio escolar e urbanização; tempos e espaços escolares; práticas pedagógicas; currículo e culturas escolares; sujeitos: professores, alunos e diretores; fontes, acervos e arquivos públicos ou privados sobre/das instituições; sociabilidades e circulação de ideias de educadores das instituições. Os estudos podem ainda realizar comparação entre instituições brasileiras das regiões Norte ou Centro-Oeste e de outro país.

 
Publicado: 2018-11-28
 
1 a 1 de 1 itens