Chamada pública para compor dossiê: Materiais Didáticos, Textos Escolares, Diversidades & Inclusão...
As mudanças sociais que hoje em dia ocorrem levam-nos a situações paradoxais na mesma realidade. Por um lado, a globalização ameaça as próprias culturas e, especialmente, as minoritárias, a serem substituídas por correntes hegemônicas e homogeneizadoras. Por outro, os movimentos migratórios atuais mobilizam milhões de pessoas, cujas origens culturais, sociais e étnicas são muito variadas, uma vez que mesmo grupos sociais e culturais com pouca tradição migratória têm sido incorporados a esse processo.
Nesse contexto, as comunidades mostram-se cada vez mais multiculturais/ pluriculturais, em que famílias híbridas ou mistas tornam-se cada vez mais frequentes. Toda essa situação gera novas realidades sociais que têm um impacto direto em todos os elementos dos processos de ensino e aprendizagem. No âmbito das discussões sobre diversidades e inclusão, as análises em torno de materiais didáticos e textos escolares têm obtido centralidade em escala mundial.
Assim, há cada vez mais pesquisas que se debruçam sobre as representações difundidas por livros e outros materiais utilizados em ambientes escolares. Contudo, percebe-se, também, um certo desgaste no conjunto de trabalhos acadêmicos e científicos, que se expressam tanto na forma como são interpelados os livros didáticos e textos escolares, quanto na natureza das constatações e conclusões oferecidas por esses estudos, que talvez não satisfaçam as necessidades das sociedades multiculturais/ pluriculturais.
Organizadores da Chamada aberta:
Prof.ª Dra. Maria Montserrat Castro Rodríguez – Universidade da Coruña/ Galícia, Espanha
E-mail: maria.castror@udc.es
Prof. Dr. Giovani José da Silva – Universidade Federal do Amapá (Unifap)/ Brasil
E-mail: giovanijsilva@hotmail.com
Prof.ª Dra. Maria Filomia – Università degli Studi di Perugia/ Itália
E-mail: maria.filomia@unipg.it
A submissão para o volume deve ser encaminhada de julho a dezembro de 2024 com previsão de publicação em previsão de publicação em março de 2025.
Consulte as diretrizes de submissão no site da Revista:
https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/about/submissions
Conselho Editorial da RBECL - Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Universitária de Campo Grande
https://www.facebook.com/rbecluemscg
Contato: rbecl@uems.br