ESTADO DA ARTE ACERCA DA PRÁTICA DOCENTE E A ORGANIZAÇÃO TEMPO/ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Autores

  • Gabriela Wolff UEMS
  • Iraildes Sales dos Santos Delmondes

Resumo

RESUMO

 O presente artigo objetiva mapear produções em artigos, dissertações de mestrado e teses de doutorado a fim de se adquirir referencial teórico para sustentação a duas pesquisas de mestrado iniciadas em 2014 pela Universidade Católica Dom. Os bancos de dados utilizados para fazer o mapeamento dessas temáticas, foram a Biblioteca Digital Brasileira de Teses de Dissertações (BDTD), o Banco de Teses e Dissertações da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), onde se pode ter acesso a produções de diversas universidades brasileiras renomadas. Foram selecionados 25 trabalhos para a leitura e resumo, sendo que o conteúdo de 5 Artigos e 4 dissertações compõe este estudo. Na realização da pesquisa utilizamos como procedimentos: escolha dos descritores, levantamento das publicações nos bancos de dados (BDTD, UCDB e CAPES), leitura dos trabalhos seguidos de síntese, análise e conclusões. Diante das análises dos trabalhos científicos produzidos sobre o tema verifica-se que ainda são poucas as produções que tratam de forma direta sobre este assunto, ainda fomenta-se muito o assistencialismo no atendimento a essas crianças, ao lúdico e pouco se registra em como pode ser feito a organização do tempo e do espaço para esta faixa etária com características tão específicas.

 

Palavras-chave: Prática docente. Educação Infantil. Organização tempo/espaço.

Referências

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Publicado

2018-09-19

Como Citar

Wolff, G., & dos Santos Delmondes, I. S. (2018). ESTADO DA ARTE ACERCA DA PRÁTICA DOCENTE E A ORGANIZAÇÃO TEMPO/ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 1(1). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/2157