ESTADO DA ARTE ACERCA DA PRÁTICA DOCENTE E A ORGANIZAÇÃO TEMPO/ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Visualizações: 1653Resumo
RESUMO
O presente artigo objetiva mapear produções em artigos, dissertações de mestrado e teses de doutorado a fim de se adquirir referencial teórico para sustentação a duas pesquisas de mestrado iniciadas em 2014 pela Universidade Católica Dom. Os bancos de dados utilizados para fazer o mapeamento dessas temáticas, foram a Biblioteca Digital Brasileira de Teses de Dissertações (BDTD), o Banco de Teses e Dissertações da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), onde se pode ter acesso a produções de diversas universidades brasileiras renomadas. Foram selecionados 25 trabalhos para a leitura e resumo, sendo que o conteúdo de 5 Artigos e 4 dissertações compõe este estudo. Na realização da pesquisa utilizamos como procedimentos: escolha dos descritores, levantamento das publicações nos bancos de dados (BDTD, UCDB e CAPES), leitura dos trabalhos seguidos de síntese, análise e conclusões. Diante das análises dos trabalhos científicos produzidos sobre o tema verifica-se que ainda são poucas as produções que tratam de forma direta sobre este assunto, ainda fomenta-se muito o assistencialismo no atendimento a essas crianças, ao lúdico e pouco se registra em como pode ser feito a organização do tempo e do espaço para esta faixa etária com características tão específicas.
Palavras-chave: Prática docente. Educação Infantil. Organização tempo/espaço.
Referências
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AZEVEDO, H. H.; SCHNETZLER, R. P. Necessidades formativas de profissionais de Educação Infantil. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (ANPEd), n. 24, Caxambu, 2001. Disponível em: . Acesso em: 20 dez. 2009.
BARBOSA, M. C. S. Por amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BARROS, A. B. de. Currículo em ação e educação infantil: análise comparativa sobre concepções e práticas de professoras de duas realidades socioeconômicas diversas. 2-13. 148f. Dissertação (Mestrado em Educação) Pontifícia Universidade Católica – São Paulo.
BONETTI, L. W. As políticas educacionais, a gestão da escola e a exclusão social. In: FERREIRA, N. S. C.; AGUIAR, M. A. da S.(org.). Gestão da Educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2011.
BUSS-SIMÃO, M. Um olhar sobre os ajustamentos primários e secundários num contexto de educação infantil. Educação em Revista. Belo Horizonte. v. 29, n. 01, p. 151-178, mar. 2013.
CAMPOS, M. M.; ESPOSITO, Y. L., BHERING E.; GIMENES, N.; ABUCHAIM, B. A qualidade da educação infantil: um estudo em seis capitais brasileiras. Cadernos de Pesquisa. v.41 n.142 jan./abr. 2011.
CORREA, B. C. Educação infantil e ensino fundamental: desafios e desencontros na implantação de uma nova política. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.37, n.1, p. 105-120, jan./abr. 201.
CURY, Augusto. Pais brilhantes, professores fascinantes. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.
FAZENDA, I. A. (Org.). Metodologia da Pesquisa Educacional. São Paulo: Cortez, 1994.
FORMOSINHO, J.O.; KISHIMOTO, T. M.; PINAZZA, M.A. (Org.). Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado: construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.
GOBBI, M. A.; PINAZZA, M. A. (Org.). Infância e suas linguagens. São Paulo: Cortez, 2014
KRAMER, S.; NUNES, M. F. R.; CORSINO, P. Infância e crianças de 6 anos: desafios das transições na educação infantil e no ensino fundamental. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.37, n.1, p. 69-85, jan./abr. 2011.
KRAMER, S.; NUNES, M. F.; CARVALHO, M. C. (Org.). Educação infantil: Formação e responsabilidade. 1. Ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.
MARQUES, F. M.; SPERB,T. M. A escola de educação infantil na perspectiva das crianças. Psicologia: Reflexão e Crítica, v.26, n.02, p.414-421, 2012.
OSHIRO, K. A formação de professores para a infância em Campo Grande/MS: concepções e práticas de educadores após a habilitação em educação infantil. 2010. 189f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica Dom Bosco. Campo Grande.
SEBASTIANI, Márcia Teixeira. Fundamentos teóricos e metodológicos da educação infantil. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2003.
SOARES, M.B. As pesquisas nas áreas específicas influenciando o curso de formação de professores. Cadernos da ANPED, nº5, set. 1993.
TROIS, L. P. O privilégio de estar com as crianças: O currículo das infâncias. 2012. 183f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre.
TUSSI, D. O espaço e o currículo: conexões e diálogos sobre as práticas no cotidiano da educação infantil. 2011. 175f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria - RS.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).