A arquitetura do ensino: uma discussão acerca de língua/literatura na universidade e na escola básica a partir da obra do Padre Antonio Vieira

Visualizações: 572

Autores

  • Paulo Cezar Czerevaty UNICENTRO

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo promover uma discussão acerca da necessária interação entre linguística e literatura, apontando alternativas para o trabalho pedagógico na disciplina de português, no contexto de Ensino Médio. Para tanto, foca-se em atividades desenvolvidas com os chamados “gêneros orais”, relacionando com o texto Sermão da Sexagésima, de António Vieira. Além disso, outra aproximação é visada por este estudo: entre universidade e escola regular, e entre as disciplinas do currículo de formação de professores, considerando, segundo opinião aqui sustentada, que vários dos equívocos no ensino básico são apenas repetição de erros do ensino superior; essa “aproximação” fundamenta-se, principalmente, com as reflexões feitas a respeito do contexto de formação docente inicial.


Palavras-chave: Língua e Literatura. Gêneros Orais. Escola. Universidade. Ensino.

Biografia do Autor

Paulo Cezar Czerevaty, UNICENTRO

Acadêmico do curso de Letras-Português na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Downloads

Publicado

2018-07-07

Como Citar

Czerevaty, P. C. (2018). A arquitetura do ensino: uma discussão acerca de língua/literatura na universidade e na escola básica a partir da obra do Padre Antonio Vieira. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 1(2). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/2800