CARTOGRAFIA DO CONTEMPORÂNEO: PAISAGEM DO FIM E DO NOVO?

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Autores

  • Fabiana Tavolaro Maiorino Doutora em Educação pela Universidade São Paulo e Professora Titular pela UNIP

Palavras-chave:

Contemporâneo, Modernidade, Pós Modernidade, Lipovetsky, Maffesoli.

Resumo

O artigo teve como objetivo cartografar sobre o Contemporâneo, operando pelo método cartográfico deleuziano, um primeiro mosaico constituído por diferentes pensadores. Posteriormente foram reunidos em chaves interpretativas para colaborar com uma visão caleidoscópica sobre o tema, sem se prender a uma única perspectiva, ou seja, reafirmando que existem diversos contemporâneos co-existindo. Nesse artigo, optou-se em aprofundar na primeira chave interpretativa desenhada, em que reuniu-se autores, como Baudrillard, Maffesoli e Lipovestky. Guardadas as devidas diferenças entre eles, aqui esses pensadores foram aglutinados pois consideram o contexto do contemporâneo como um processo de transição, em que se fecharia um processo tipicamente moderno para se encaminhar a outro, com novas marcas, como o hiperindividualismo e o tribalismo. Dessa forma, ao contemplar de modo cartográfico e aberto sobre o tempo de hoje, não se arrisca a cair em armadilhas deterministas, saltando entre pólos pessimistas ou otimistas sobre o que se vive no contemporâneo, possibilitando uma postura intempestiva sobre a vida, reafirmando-a como um acontecimento aberto e plural.

Biografia do Autor

Fabiana Tavolaro Maiorino, Doutora em Educação pela Universidade São Paulo e Professora Titular pela UNIP

PRofessora Titular no curso de Psicologia da UNIP/SP, Formada em Psicologia pela PUC/SP, Mestre em COmunicação e Semiática pela PUC/SP, Doutora em Educação pela USP, Gestora do Grupo de estudos Morada Acadêmica

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Publicado

2020-11-26

Como Citar

Maiorino, F. T. (2020). CARTOGRAFIA DO CONTEMPORÂNEO: PAISAGEM DO FIM E DO NOVO?. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 3(6). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/2844