ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM LÍNGUA TERENA: ASPECTOS POLÍTICOS E PEDAGÓGICOS

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Autores

  • Onilda Sanches Nincao UFMS

Palavras-chave:

Alfabetização. Letramento. Língua Terena.

Resumo

O objetivo deste texto é discutir alguns aspectos sobre o tema da alfabetização e letramento em língua indígena a partir de estudos realizados sobre a língua Terena. Os estudos foram realizados em trabalhos sobre alfabetização e letramento em língua Terena focalizando uma política linguística do município de Aquidauana e a realização de oficinas de produção de textos em língua Terena com professores indígenas do município de Miranda. Metodologicamente, as pesquisas são de caráter qualitativo realizadas por meio de entrevistas e pesquisa colaborativa. Os resultados mostraram que embora, a política governamental de educação escolar indígena tenha garantido o ensino das línguas indígenas na escola, isso não é de fácil execução. No caso dos Terena, sua política linguística histórica e não, aleatoriamente, determinada de aprender a língua portuguesa na escola para inserir-se na sociedade brasileira interfere em sua demanda por alfabetização e letramento em língua Terena, sendo que a escrita da língua Terena tem um papel simbólico e político nas lutas por seus direitos, antes de que uma necessidade por alfabetização nessa língua. Sendo assim, projetos de alfabetização em língua Terena devem ser posteriores ao surgimento de suas demandas por alfabetização a partir do papel político da escrita da língua Terena como ocorreu nos resultados desta pesquisa.

Biografia do Autor

Onilda Sanches Nincao, UFMS

UFMS. FUNDECT(MS)

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Publicado

2018-09-19

Como Citar

Nincao, O. S. (2018). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM LÍNGUA TERENA: ASPECTOS POLÍTICOS E PEDAGÓGICOS. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 2(3). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/2976

Edição

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Artigos