ESTUDOS BAKHTINIANOS E PESQUISA NO CONTEXTO DA UEMS – CAMPO GRANDE
Visualizações: 769Palavras-chave:
Círculo de Bakhtin. Estudos Bakhtinianos. Pesquisa. NEBA.Resumo
O presente artigo pretende discutir questões pertinentes aos estudos bakhtinianos e suas relações com a epistemologia da pesquisa, presentes nos estudos e pesquisas da academia. Ainda no decorrer do texto, apresentaremos a relação dos estudos do Círculo de Bakhtin com o Núcleo de Estudos Bakhtinianos e com o Laboratório de Estudos Discursivos do Circulo de Bakhtin da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS – Campo Grande) procurando demonstrar como as observações acerca da teoria são consolidadas por pesquisadores e estudantes dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Letras na unidade da instituição na capital.
Referências
AMORIM, Marília. O Pesquisador e seu Outro: Bakhtin nas Ciências Humanas. São Paulo: Musa Editora, 2001.
ÁVILA, Vicente F. A Pesquisa na Vida e na Universidade: ensaio para estudantes, professores e outros profissionais. 3. ed. Campo Grande: UFMS, 2009.
BAKHTIN, Mikhail. (VOLOSHINOV, Valentín.). Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico nas ciências da linguagem. 4. ed. Trad. Michel Lahud e Yara F. Vieira. São Paulo: HUCITEC, 1988.
BRASIL. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Núcleo de Estudos Bakhtinianos. Disponível em: . Acesso: abr-2018.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 1990.
FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & Diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
FARIA E SILVA, Adriana P. P. Bakhtin. In: OLIVEIRA, L. A. (org.). Estudos do Discurso: perspectivas teóricas. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
FIORIN, José Luiz. Introdução ao Pensamento de Bakhtin. 2. ed. São Paulo : Contexto, 2016.
MARQUES, Heitor R. [et. al]. Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 4. ed. Campo Grande: UCDB, 2014.
RENFREW, Alastair. Mikhail Bakhtin. Trad. Marcos Marcionlilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.
SILVA, Alan S. C. Trajetórias Formativas em Leitura e Escrita: memórias de professores do campo em MS. 2017. Monografia (Graduação em Pedagogia). Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN, 2017.
SILVA, Jória P. O. Psicologia da Educação. In:______. Educação Sem Fronteira: Letras. Volume 1 . Valinhos: Anhanguera Publicações, 2009.
VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico nas ciências da linguagem. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.
VYGOTSKY, Lev S. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
YAGELLO, Marina. Introdução. In: BAKHTIN, M. (VOLOSHINOV, V.). Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico nas ciências da linguagem. 4. ed. Trad. Michel Lahud e Yara F. Vieira. São Paulo: HUCITEC, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).