A GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Visualizações: 590

Autores

  • Eliane da Silva Andrade Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Walter Guedes da Silva

Palavras-chave:

Educação Básica. Formação de professores. Educação ambiental. Geografia.

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre o papel da geografia nos anos inicias do ensino fundamental e utilizar a educação ambiental como ferramenta na construção de sujeitos críticos e emancipados, ressaltando a importância do processo de formação continuada dos professores para futura contribuição no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Buscou-se uma leitura bibliografia que compreendesse a temática proposta, como também da Legislação que a abrange, podendo assim promover uma análise a partir do contexto histórico sobre os objetivos da disciplina de Geografia. Na construção deste artigo partimos do entendimento da necessidade dos processos de formação continuada dos professores em promover momentos de reflexão e estudos para a construção de uma prática envolvente, onde seja possível através da interdisciplinaridade discutir questões ambientais levando a temática para os espaços da escola. A educação e ao ensino da geografia cabem a tarefa fundamental de auxiliar nesse processo de mudança. Aprender a observar, expor, comparar, estabelecer relações e correlações, tirar conclusões, fazer sínteses, são habilidades necessárias para a vida cotidiana e nesta construção o componente curricular de geografia e o tema Educação Ambiental tem papel fundamental promovendo o diálogo com as demais áreas do conhecimento. Desse modo, as análises demonstraram a necessidade de se trabalhar a temática da Educação Ambiental na formação continuada dos professores, de modo a considerar a interdisciplinaridade como prática, uma vez que o tema é relevante para a construção do cidadão consciente da realidade ambiental do planeta.

Biografia do Autor

Eliane da Silva Andrade, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestranda pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, com objeto de pesquisa: o ensino da geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Sou pedagoga formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no ano de 1999. Pós-graduada em Planejamento Educacional pela Universo - Universidade Salgado de Oliveira concluído no ano de 2001 com uma carga horária de 740 horas. Pós-graduada pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - Grupo UNIASSELVI - Instituto Libera Limes em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica concluído em 2014 com carga horária de 420 horas. Em 2000 atuei como professora no Centro de Educação Infantil Camille Flammarion. No ano de 2001 no Centro de Educação Infantil Cordeirinhos de Jesus. Em 2002 e 2005 assumi concurso público para professora dos anos iniciais do ensino fundamental na Prefeitura de Campo Grande, onde atuei do primeiro ao quinto ano, nas escolas Pe. Heitor Castoldi, Professora Adair de Oliveira, Professor Alcídio Pimentel. Na escola Alcídio Pimentel atuei também como professora coordenadora de tecnologias. Situações que possibilitaram experiência na educação infantil, anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. No ano de 2012 assumi a direção adjunta na escola Municipal Carlos Vilhalva Cristaldo, atuando no pedagógico do primeiro ao nono ano. Coordenando projetos na educação especial, Educação de Jovens e Adultos - EJA, Alfabetização, Trânsito e Cidadania, Valores Humanos, entre outros. Em Junho de 2016 assumi a direção da Escola Municipal Elpídio Reis desenvolvendo um trabalho pedagógico administrativo. Em primeiro de fevereiro de 2017 passei a atuar como gestora da escola Pe. José de Anchieta, atuando nas áreas pedagógica e administrativa. Em 2018 assumi a coordenação pedagógica na escola Eulália Neto Lessa, atuando com turmas da educação infantil ao quarto ano do Ensino Fundamental.

Walter Guedes da Silva

Graduado em Geografia, licenciatura e bacharelado, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997), Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2002) e Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é professor Associado - Nível V - dos Cursos de Geografia, licenciatura e bacharelado, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade Universitária de Campo Grande (UEMS/CG), do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Educação, e Coordenador do Curso de Geografia, Licenciatura, pela mesma Universidade. Atua nos seguintes grupos de pesquisa cadastrados no CNPq: Educação, Cultura e Diversidade e Grupo de Estudos em Fronteira, Turismo e Território, sendo líder do último. Foi coordenador do projeto de Geografia da UEMS/CG do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, fronteira e ensino de Geografia. Email: guedes@uems.br

Referências

ANDRADE, ; SILVA, A. C. Educando através de valores socioambientais no ensino de geografia do 6º ano do segmento fundamental no Rio de Janeiro(Brasil). Revista de Didácticas Específicas, 2011. 27-48.

BEZERRA, A. F. As Práticas Pedagógicas do Ensino de Geografia nas Escolas Públicas da Cidade de Parnamirim – RN. 10 ° Encontro Nacional de Prática de Ensino de geografia. Porto Alegre. 2009.

Ensino em Geografia. Porto Alegre, 2009.BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.

_______. Decreto nº 6.263, de 21 de novembro de 2007 Brasília, 21 de dezembro de 2007; institui o Plano Nacional sobre Mudança do Clima. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6263.htm. Acesso em 24 de setembro de 2018.

_______. Lei n° 9795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 1999.

_______. Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispões sobre a Política Nacional do Meio Ambiente. Disponível em http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1980-1987/lei-6938-31-agosto-1981-366135-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em 24 de setembro de 2018.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica /Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

______. Ministério da educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais - Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Disponível em http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/res_cne_cp_02_03072015.pdf Acesso em 24 de setembro de 2018.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. BNCC – Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso realizado em 08 de agosto de 2018.

CALLAI, H. C. Aprendendo a Ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad.Ceres, Campina, 25, maio/ago 2005. 227-247.

CAMPO GRANDE, Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande SEMED – MS. LEI n. 5.565, de 23 De junho de 2015. Plano Municipal De Educação Do Município de Campo Grande – MS. Diário Oficial de Campo Grande – MS, 2015. Disponível em http://www.campogrande.ms.gov.br/cme/artigos/plano-municipal-de-educacao/ Acesso em 25 de setembro de 2018.

CARVALHO, I. C. M. Cadernos de Educação Ambiental. Em Direção ao Mundo da Vida: Interdisciplinaridade e Educação Ambiental. 1998.

HAMMES, C. C.; ROJAS, J. ; FERREIRA, F. M. N. S.; YASUNAKA, P. L. Um olhar para a prática docente em geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. EDUCERE, XII Congresso Nacional de Educação. p. 31510-31520, 2015.

MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadoras com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 13ª. ed. Campinas/SP: Papirus, 2007. p. 11-66.

REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental. 2ª. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012.

STRAFORINI, R. A totalidade mundo nas primeiras séries do ensino fundamental: um desafio a ser enfrentado. Terra Livre, São Paulo, 1, jan/jun 2002. p. 95-114.

STRAFORINI, R. Práticas Pedagógicas e Curriculares de Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Brasil: Alienação ou Resistência? In: ALCARAZ, S.; MONLLOR, E. M. LA INVESTIGACIÓN E INNOVACIÓN EN LAENSEÑANZA DE LA GEOGRAFÍA. [S.l.]: UNE, 2016. p. 845-858.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

Andrade, E. da S., & da Silva, W. G. (2018). A GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 3(4). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/3020