AS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS E LABORATORIAIS EM ESCOLA TÉCNICA PÚBLICA: REFLEXÕES SOBRE AS CIÊNCIAS DA NATUREZA

Alyson Bueno Francisco

Resumo


Este artigo visa apresentar um resgate sobre o conhecimento da Alquimia e do ensino de Ciências da Natureza com enfoque nas práticas experimentais da Química. Para fundamentar este resgate metodológico são apresentadas considerações da filosofia natural de Francis Bacon sobre a importância do desenvolvimento da Ciência Moderna através dos resultados experimentais que sobressaíram às concepções místicas e dedutivas sobre a natureza. Sobre o ensino da Química, são apresentados os temas estruturadores através dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e reflexões sobre o ensino da Química através dos autores Chassot (2003), Lima (2012) e Salesse (2012). Para concluir são apresentados exemplos de experimentos didáticos aplicados em amostra de Química realizada numa escola técnica pública.


Palavras-chave


alquimia; ensino de Química; experimentos; filosofia natural

Texto completo:

PDF

Referências


BACON, F. Novum Organum: ou verdadeiras indicações acerca da interpretação da natureza. 2.ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979, tradução de José Aluysio Reis de Andrade.

BACON. F. O progresso do conhecimento. São Paulo: Editora UNESP, 2007, tradução de Raul Filker.

BACON, F. A grande restauração. Curitiba: Segesta, 2015, tradução de Alessandro de Moura e Luiz Eva.

BACON, R. Opus majus. Londres: Williams and Norgate, 1900.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, n. 22, p. 89-100, 2003.

LIMA, J. O. G. Perspectivas de novas metodologias no ensino da Química. Revista Espaço Acadêmico, n. 136, p. 95-101, 2012.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Disponível em: http: //portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf Acesso em: 19 nov. 2017.

SALESSE, A. M. T. A experimentação do ensino de Química: importância das aulas práticas no processo de ensino-aprendizagem. Trabalho de Conclusão (Especialização em Educação), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN: 2526-4052