A PERSPECTIVA AMBIENTAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: REFLEXÕES A PARTIR DE ANÁLISE DA PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

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Autores

  • Vanessa de Souza Palomo IFSP/Câmpus Sorocaba

Palavras-chave:

Ensino. Geografia Ambiental. Currículo.

Resumo

O presente artigo objetiva refletir o ensino da Geografia Ambiental no contexto das concepções curriculares propostas para a Educação Básica no Estado de São Paulo. Considerando a atual implantação curricular, um novo paradigma de ensino é apresentado, pautado no desenvolvimento de competências e habilidades. Urge a discussão sobre o papel da ciência geográfica nesse contexto e como, de fato, as discussões ambientais estão sendo construídas em sala de aula. O texto inicia com a problematização sobre a dualidade entre Geografia Física e Geografia Humana, discute a proposição em como entender a Geografia Ambiental pelo viés das relações econômico-sociais. Apresenta a visão de Geografia, particularizando o viés ambiental, seus conceitos, teorias e como essa vertente do conhecimento geográfico é apresentada nos materiais oficiais curriculares.

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

Palomo, V. de S. (2018). A PERSPECTIVA AMBIENTAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: REFLEXÕES A PARTIR DE ANÁLISE DA PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 3(4). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/3268