A PERSPECTIVA AMBIENTAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: REFLEXÕES A PARTIR DE ANÁLISE DA PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

Visualizações: 794

Autores

  • Vanessa de Souza Palomo IFSP/Câmpus Sorocaba

Palavras-chave:

Ensino. Geografia Ambiental. Currículo.

Resumo

O presente artigo objetiva refletir o ensino da Geografia Ambiental no contexto das concepções curriculares propostas para a Educação Básica no Estado de São Paulo. Considerando a atual implantação curricular, um novo paradigma de ensino é apresentado, pautado no desenvolvimento de competências e habilidades. Urge a discussão sobre o papel da ciência geográfica nesse contexto e como, de fato, as discussões ambientais estão sendo construídas em sala de aula. O texto inicia com a problematização sobre a dualidade entre Geografia Física e Geografia Humana, discute a proposição em como entender a Geografia Ambiental pelo viés das relações econômico-sociais. Apresenta a visão de Geografia, particularizando o viés ambiental, seus conceitos, teorias e como essa vertente do conhecimento geográfico é apresentada nos materiais oficiais curriculares.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria da Educação Média e Tecnologia. Parâmetros Curriculares Nacionais, Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 1999.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. São Paulo: Papirus, 2006.

MASSEY, Doren. Um sentido global do lugar. In: ARANTES, Antônio Augusto (org.). O espaço da diferença. Campinas: Papirus, 2000. p. 176–185.

MOREIRA, Ruy. O pensamento geográfico brasileiro: as matrizes clássicas originárias. São Paulo: Contexto, 2011.

NUNES, João Osvaldo Rodrigues. Os novos ritmos da natureza. 2002.Disponível em: . Acesso em 27 de outubro de 2015.

SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. São Paulo: Hucitec, 1982.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo. Razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1997.

SÃO PAULO, Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências Humanas e suas tecnologias. 2009.

SÃO PAULO, Secretaria da Educação. Caderno do Professor. Geografia. Ensino Médio, 2ª série (Volume 4). São Paulo, 2010.

SUERTEGARAY, Dirce Maria Antunes. A trajetória da natureza: um estudo geomorfológico sobre os areais de Quaraí-RS. São Paulo, 1987. 243p. Tese (Doutorado em Geografia Fìsica com ênfase em Geomorofologia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.

SUERTEGARAY, Dirce Maria Antunes. Espaço Geográfico Uno e Múltiplo. In: Revista Electrónica de Geografía Y Ciencias Sociales, Barcelona, 15 de julho de 2001. Disponível em: <http://www.ub.edu/geocrit/sn-93.htm>. Acesso em: 22 de maio de 2013.

SUERTEGARAY, Dirce Maria Antunes. Geografia física e geomorfologia: uma (re)leitura. Rio Grande do Sul: Unijuí, 2002.

SUERTEGARAY, Dirce Maria Antunes; NUNES, João Osvaldo Rodrigues. A natureza da Geografia Física na Geografia. Revista Terra Livre, nº 17, 2º Semestre/2001. São Paulo, Associação dos Geógrafos Brasileiros.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

Palomo, V. de S. (2018). A PERSPECTIVA AMBIENTAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: REFLEXÕES A PARTIR DE ANÁLISE DA PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 3(4). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/3268