LEITURAS E ESCRITAS LITERÁRIAS: POESIA, MEMÓRIA, IDENTIDADE E AUTONOMIA

Visualizações: 431

Autores

Palavras-chave:

ensino, memória, leitura de poesia, autonomia

Resumo

Este trabalho tem como proposta investigar componentes subjetivos e afetivos,  sobretudo os que dizem respeito à memória, às lembranças e rememorações (por meio de leituras literárias de poesia), das alunas e dos alunos da EAJA de duas escolas  de Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia (SME). Desenvolvido no período de agosto a dezembro de 2017, é um trabalho que busca promover e respeitar a autonomia dos sujeitos da EAJA por meio do que eles têm para dizer, de suas lembranças, das histórias que os constituem como sujeitos de um lugar, seus lugares subjetivos e efetivos na comunidade escolar, refletindo para a comunidade externa. Para coleta e análise dos dados, decidimos por uma metodologia de pesquisa qualitativa e conceitos de estudo que conversam entre si: o Grupo Focal, os conceitos de estudo da História Cultural e metodologia de pesquisa da História Oral. Os resultados são escritas poéticas e pequenos relatos de si que comprovam que o ensino-aprendizagem por meio da leitura literária, do incentivo à rememoração e da autonomia valorizam as diversas dimensões do indivíduo.

Biografia do Autor

Nadja Karoliny Lucas de Jesus Almeida, Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE / UFG)

Professora de Língua Portuguesa da Educação Básica de duas escolas de Educação para Adolescentes, Jovens e Adultos (EAJA) no município de Goiânia. Mestranda no Programa de Pós Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB) do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE / UFG).

Referências

BONI, Marcela. Transcriação e colaboração: mais que conceitos, uma forma de compartilhar conhecimentos. In: NEHO-NÚCLEO DE ESTUDOS EM HISTÓRIA ORAL DA USP, agosto de 2013. https://nehousp.wordpress.com. Acesso em: 16/05/2017.

CANDIDO, Antônio. Vários Escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.

DRESCH, Márcia e LEBEDEFF, Tatiana Bolivar. Memórias de leitura, subjetividades e a formação do professor leitor. Anais do IX Encontro do CELSUL (Círculo de Estudos Linguísticos do Sul) Palhoça, SC, out. 2010 Universidade do Sul de Santa Catarina.

GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. In: A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015.208p.

GUEDES-PINTO, Ana Lúcia. Memórias de leitura e formação de professores. Ana Lúcia Guedes-Pinto, Leila Cristina Borges da Silva, Geisa Genaro Gomes. – Campinas, SP: Mercado de Letras, 2008. – (Coleção Gêneros e Formação).

LAROCHE, Serge. Marcas da identidade. In: VIVER Mente &Cérebro. Especial Memória. Edição nº 2. São Paulo: Ediouro Segmento-Duetto Editorial LTDA, 2005. www.vivermentecerebro.com.br.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Tradução: Alain François [et al.]. – Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2007.

SANTOS, Boaventura de Souza. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Ed. Graal, 1989.

SILVA, Analeide R.dos Santos. Práticas Pedagógicas dos Professores do 1º segmento da Educação de Jovens e Adultos-EJA. 2009, 48p. Monografia para o Curso de Especialização em Metodologia de Ensino Fundamental à Distância do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, CEPAE-UFG.Alexânia-GO, 27 de junho de 2009.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Projeto político-pedagógico da escola: Uma construção possível. 29ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2013. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho pedagógico).

A construção da autonomia em sala de aula: o desafio da mudança. In:

http://educacao.faber-castell.com.br/professores/trocando-ideias/a-construcao-da-autonomia-em-sala-de-aula-o-desafio-da-mudanca/. Acesso em: 30 deout.2017.

Downloads

Publicado

2020-11-26

Como Citar

Lucas de Jesus Almeida, N. K. (2020). LEITURAS E ESCRITAS LITERÁRIAS: POESIA, MEMÓRIA, IDENTIDADE E AUTONOMIA. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 3(6). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/3701