LEITURAS E ESCRITAS LITERÁRIAS: POESIA, MEMÓRIA, IDENTIDADE E AUTONOMIA
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ensino, memória, leitura de poesia, autonomiaResumo
Este trabalho tem como proposta investigar componentes subjetivos e afetivos, sobretudo os que dizem respeito à memória, às lembranças e rememorações (por meio de leituras literárias de poesia), das alunas e dos alunos da EAJA de duas escolas de Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia (SME). Desenvolvido no período de agosto a dezembro de 2017, é um trabalho que busca promover e respeitar a autonomia dos sujeitos da EAJA por meio do que eles têm para dizer, de suas lembranças, das histórias que os constituem como sujeitos de um lugar, seus lugares subjetivos e efetivos na comunidade escolar, refletindo para a comunidade externa. Para coleta e análise dos dados, decidimos por uma metodologia de pesquisa qualitativa e conceitos de estudo que conversam entre si: o Grupo Focal, os conceitos de estudo da História Cultural e metodologia de pesquisa da História Oral. Os resultados são escritas poéticas e pequenos relatos de si que comprovam que o ensino-aprendizagem por meio da leitura literária, do incentivo à rememoração e da autonomia valorizam as diversas dimensões do indivíduo.
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