A ASSESSORIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR PARA A EXPERIÊNCIA DA UNIOESTE

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Autores

Palavras-chave:

Educação Superior, Assessoria Pedagógica e o pedagogo, Formação docente.

Resumo

O artigo apresenta o resultado da pesquisa que buscou investigar e compreender o processo de inserção do pedagogo, por meio das assessorias pedagógicas na educação superior, de forma particular, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Na etapa inicial, caracterizada como estado da arte buscou-se uma aproximação teórica ao tema, sem pretensão de apresentar toda a produção teórica acerca da temática. A busca à discussão da assessoria pedagógica no ensino superior nos últimos dez anos se deu no banco de teses e dissertações da CAPES. Foram localizados quatro trabalhos relevantes, uma tese e três dissertações. Na segunda fase da pesquisa foram analisados os documentos institucionais da Unioeste com vistas a identificar a presença do pedagogo e do assessoramento pedagógico. Constatou-se que apenas em 2012 houve a criação do cargo de Assessor Pedagógico, como um assessor das Direções de Campus, com atribuições limitadas e desarticuladas dos demais documentos institucionais, sem indicar que essa função seja desenvolvida, necessariamente, por pedagogos.

Biografia do Autor

Vanice Schossler Sbardelotto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Membro dos grupos de pesquisa GESFORT e RETLEE.

Jaqueline Antonello, Unioeste

Possui graduação em Letras pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), graduação em andamento em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e especialização em andamento em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (UNIPAR).

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Publicado

2020-10-13

Como Citar

Sbardelotto, V. S., & Antonello, J. (2020). A ASSESSORIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR PARA A EXPERIÊNCIA DA UNIOESTE. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 3(5). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/3833