A ASSESSORIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR PARA A EXPERIÊNCIA DA UNIOESTE

Visualizações: 650

Autores

Palavras-chave:

Educação Superior, Assessoria Pedagógica e o pedagogo, Formação docente.

Resumo

O artigo apresenta o resultado da pesquisa que buscou investigar e compreender o processo de inserção do pedagogo, por meio das assessorias pedagógicas na educação superior, de forma particular, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Na etapa inicial, caracterizada como estado da arte buscou-se uma aproximação teórica ao tema, sem pretensão de apresentar toda a produção teórica acerca da temática. A busca à discussão da assessoria pedagógica no ensino superior nos últimos dez anos se deu no banco de teses e dissertações da CAPES. Foram localizados quatro trabalhos relevantes, uma tese e três dissertações. Na segunda fase da pesquisa foram analisados os documentos institucionais da Unioeste com vistas a identificar a presença do pedagogo e do assessoramento pedagógico. Constatou-se que apenas em 2012 houve a criação do cargo de Assessor Pedagógico, como um assessor das Direções de Campus, com atribuições limitadas e desarticuladas dos demais documentos institucionais, sem indicar que essa função seja desenvolvida, necessariamente, por pedagogos.

Biografia do Autor

Vanice Schossler Sbardelotto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Membro dos grupos de pesquisa GESFORT e RETLEE.

Jaqueline Antonello, Unioeste

Possui graduação em Letras pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), graduação em andamento em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e especialização em andamento em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (UNIPAR).

Referências

BAZZO, W. A. Ciência, Tecnologia e Sociedade e o contexto da educação tecnológica. Florianópolis: Editora UFSC, 2010.

BORGES, Liliam Faria Porto; AUTORA 1. 2018.

CAMPOS, V. T. B. Marcas indeléveis da docência no ensino superior: representações relativas à docência no ensino superior de pós-graduandos de instituições federais de ensino superior. USP, São Paulo, 2010. 304 p. Tese (Doutorado Educação). Área de Concentração: Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

CONTRERAS, J. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2012.

CORREA, G. T, RIBEIRO, V. M. B. Formação pedagógica na pós-graduação stricto sensu em saúde coletiva. Ciências saúde coletiva [online]. Rio de Janeiro, 2013a, vol.18, n.6, pp. 1647-1656.

______. A formação pedagógica no ensino superior e o papel da pós-graduação stricto sensu. Educação e Pesquisa [online]. São Paulo, 2013b, vol.39, n.2, pp. 319-334.

CUNHA, M. I. Pressupostos do Desenvolvimento Profissional Docente e o Assessoramento Pedagógico na Universidade em Exame. In. CUNHA, Maria Isabel da (orgs). Estratégias Institucionais para o Desenvolvimento Profissional Docente e as Assessorias Pedagógicas Universitárias: memórias, experiências, desafios e possibilidades. São Paulo: Junqueira & Marin, 2014.

CUNHA, T. P. S. A Ação Mediadora do Pedagogo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016.

FAGUNDES, M. C. V. et al. Estratégias Institucionais para o desenvolvimento profissional docente em tempos de expansão da educação superior no Paraná. In: CUNHA, Maria Isabel da (orgs). Estratégias Institucionais para o Desenvolvimento Profissional Docente e as Assessorias Pedagógicas Universitárias: memórias, experiências, desafios e possibilidades. São Paulo: Junqueira & Marin, 2014.

FRIGOTTO, G. Educação e formação humana: ajuste neoconservador e alternativa democrática. In: GENTILI, P.; SILVA, T. T. Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

IOCOHAMA, C. H. O ensino do Direito e a separação dos eixos teórico e prático: interrelações entre aprendizagem e ação docente. USP, 2011. 319 p. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. São Paulo, 2011.

LAUXEN, S. L. Docência no ensino superior: revelando saberes dos professores da área da saúde da UNICRUZ/RS. 2009. 207 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, 2009.

LEMOS, D. V. S. Precarização do trabalho docente nas Federais e os impactos na saúde: o professor no seu limite. Revista Entreideias, Salvador, v. 3, n. 1, p. 95-109, jan./jun. 2014.

LUZ, S. P., BALZAN, N. C. Programa de formação continuada para docentes da educação superior: um estudo avaliativo a partir dos resultados de uma tese. Avaliação, Campinas; Sorocaba: São Paulo, v. 17, n. 1, p. 11-41, mar. 2012

MARASCHIN, M. L. M. Formação continuada do professor da educação superior promovida por ações institucionais. 2012, 211 f. Tese (Doutorado em Educação) Programa de Pós- Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

MELO, J. A coordenação pedagógica em uma instituição de ensino superior: significações constituídas pelo coordenador pedagógico sobre o seu trabalho. 2015, 110f. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2015.

MUSSI, A. A. Docência no ensino superior: conhecimentos profissionais e processos de desenvolvimento profissional. 2007, 294f. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação). Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

QUADROS, A. L. (et al). Professor de ensino superior: o entendimento a partir de narrativas de pós-graduandos em química. Educação e Pesquisa, vol. 38, núm. 2, abril-junio, 2012, p. 389-402. Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

QUADROS, A. L. Aulas no Ensino Superior: uma visão sobre professores de disciplinas científicas na Licenciatura em Química da UFMG. 2010. 293 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte, 2010.

SANTOS, M. H. A. Formação continuada de professores da UFPA: um programa institucional em debate. 2012. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Programa de Pós -Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

SANTOS, N. S. O Papel da Assessoria Pedagógica no desenvolvimento profissional de professores da Educação Superior: a realidade de uma faculdade privada da Bahia. 2015, 241f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Feira de Santana, 2015.

SLOMSKI, V. G. Saberes e competências do professor universitário: contribuições para o estudo da prática pedagógica do professor de ciências contábeis do Brasil. RCO – Revista de Contabilidade e Organizações – FEARP/USP, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 87 - 103 set./dez. 2007.

SOARES, S. R. et al. Desenvolvimento profissional docente em cursos de Medicina: estratégias institucionais de duas universidades públicas na Bahia. In: CUNHA, M. I. (orgs). Estratégias Institucionais para o Desenvolvimento Profissional Docente e as Assessorias Pedagógicas Universitárias: memórias, experiências, desafios e possibilidades. São Paulo: Junqueira & Marin, 2014.

TORRES, Alda Roberta. A Pedagogia Universitária e suas relações com as políticas institucionais para a formação de professores da Educação Superior. 2014, 294f Tese (Doutorado em Educação), Programa de Pós–Graduação em Educação. Universidade de São Paulo, 2014.

UNIOESTE. Resolução N° 017/1999 – COU. Aprova o novo Estatuto da Unioeste. Cascavel, 1999. Disponível em: <http://www.unioeste.br/conselhos/docs/017_estatuto.pdf>. Acesso em: fev. de 2019.

______. Resolução N° 114/2007 – COU. Aprova o Plano de Desenvolvimento Institucional da Unioeste – PDI. Cascavel, 2007. Disponível em: <https://www5.unioeste.br/portalunioeste/arquivos/proplan/legislacao/new/114-2007-COU.pdf>. Acesso em: fev. de 2019.

______. Resolução N° 032/1996 – COU. Aprova alteração da Estrutura Regimental da UNIOESTE. Cascavel, 1996. Disponível em: <http://www.unioeste.br/conselhos/docs/032_estrutura.pdf>. Acesso em: fev. de 2019.

______. Resolução Nº 028/2003 – COU. Aprova o Regimento Geral da Unioeste. Cascavel, 2003. Disponível em <https://www5.unioeste.br/portalunioeste/publicacoes/2016/provou/003.pdf>. Acesso em: fev. de 2019.

______. Resolução Nº 116/2012 – COU. Aprova a criação da Assessoria Especial de Direção dos campus da Unioeste. Cascavel, 2012. Disponível em: <https://midas.unioeste.br/sgav/arqVrtConteudo/download?arqCntCodigo=2621>. Acesso em: fev. de 2019.

______. Resolução Nº 270/2007 – CEPE. Aprova o Projeto Político-Pedagógico Institucional – PPPI da Unioeste. Cascavel, 2007. Disponível em: <http://projetos.unioeste.br/avaliacaoinstitucional/files/avaliacao_institucional/legislacao/institucional/PPPI_Res_n_270_2007_CEPE.pdf>. Acesso em: fev. de 2019.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA – UEL. Resolução CEPE/CA 093/2011, Londrina, 2011. Disponível em: <http://www.uel.br/cpa/arquivos/2011-2014/Anexo-5-B-Regulamento.pdf.>. Acesso em: 20 de fev. de 2015.

http://www.uel.br/prograd/docs_prograd/resolucoes/2011/resolucao_93_11.pdf

ZABAMZA, M.; VITÓRIA, M. I. C. Una cuestión previa: ¿centralidade o marginalidad em la universidad? In: ZABANZA, M.; MENTGES, M.; VITORIA, M. I. C. Engagement na educação superior: conceitos, significados e contribuições para a universidade contemporânea. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018.

ZAIDAN, S. et al. Pós-graduação, saberes e formação docente: uma análise das repercussões dos cursos de mestrado e doutorado na prática pedagógica de egressos do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFMG (1977-2006). Educação em Revista, Belo Horizonte, v.27, n.01, p.129-160, abr. 2011.

Downloads

Publicado

2020-10-13

Como Citar

Sbardelotto, V. S., & Antonello, J. (2020). A ASSESSORIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR PARA A EXPERIÊNCIA DA UNIOESTE. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 3(5). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/3833