DESAFIOS E CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS
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Formação de professores, Educação de surdos, Língua portuguesa como L2.Resumo
A reflexão acerca da formação do professor e de sua prática docente no ensino de Língua Portuguesa como L2 para surdos é uma tarefa complexa, o Decreto 5626/05 não define, de maneira clara, a formação deste profissional e nem todas as IES oferecem essa disciplina nos cursos de Letras e Pedagogia. Buscou-se compreender de que maneira os saberes experienciais podem contribuir para a formação de professores para o ensino da língua portuguesa como L2. Por considerar que ministrar aulas na modalidade de uma segunda língua exige do professor metodologias didáticas adequadas, levando-se em conta que é uma segunda língua viso-espacial, portanto, diferente de como se ensina para pessoas ouvintes, foi desenvolvido um projeto de intervenção com proposta direcionada para a formação continuada, organizando oficinas formativas para professores que trabalham com educandos surdos, no que concerne ao ensino da Língua Portuguesa como L2 no município de São Francisco do Conde/Bahia. Como metodologia foi utilizada a pesquisa participante e, como instrumento de coleta de dados o diário de bordo. O lócus da pesquisa foi o município de São Francisco do Conde (SFC). Os sujeitos foram os professores: das escolas de surdos de Salvador/Bahia, e os das escolas inclusivas de SFC, que trabalham na sala de recursos, no Atendimento Educacional Especializado. Os resultados das análises evidenciaram que a formação continuada provocativa e reflexiva, aliada à busca de novos conhecimentos teórico-práticos, pode colaborar substancialmente para as práticas pedagógicas, vez que os participantes evidenciaram a necessidade e iniciaram o redimensionamento de suas práticas pedagógicas.
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