DESAFIOS E CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS

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Autores

  • Luciane Ferreira Bomfim UNEB
  • Claudia Paranhos de Jesus Portela UNEB

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação de surdos, Língua portuguesa como L2.

Resumo

A reflexão acerca da formação do professor e de sua prática docente no ensino de Língua Portuguesa como L2 para surdos é uma tarefa complexa, o Decreto 5626/05 não define, de maneira clara, a formação deste profissional e nem todas as IES oferecem essa disciplina nos cursos de Letras e Pedagogia. Buscou-se compreender de que maneira os saberes experienciais podem contribuir para a formação de professores para o ensino da língua portuguesa como L2. Por considerar que ministrar aulas na modalidade de uma segunda língua exige do professor metodologias didáticas adequadas, levando-se em conta que é uma segunda língua viso-espacial, portanto, diferente de como se ensina para pessoas ouvintes, foi desenvolvido um projeto de intervenção com proposta direcionada para a formação continuada, organizando oficinas formativas para professores que trabalham com educandos surdos, no que concerne ao ensino da Língua Portuguesa como L2 no município de São Francisco do Conde/Bahia. Como metodologia foi utilizada a pesquisa participante e, como instrumento de coleta de dados o diário de bordo. O lócus da pesquisa foi o município de São Francisco do Conde (SFC). Os sujeitos foram os professores: das escolas de surdos de Salvador/Bahia, e os das escolas inclusivas de SFC, que trabalham na sala de recursos, no Atendimento Educacional Especializado. Os resultados das análises evidenciaram que a formação continuada provocativa e reflexiva, aliada à busca de novos conhecimentos teórico-práticos, pode colaborar substancialmente para as práticas pedagógicas, vez que os participantes evidenciaram a necessidade e iniciaram o redimensionamento de suas práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

Luciane Ferreira Bomfim, UNEB

Possui graduação em Pedagogia (2010). Professora de educação especial.
Especialista em LIBRAS (2013) e Especialista em Atendimento Educacional
Especializado (2014) . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em
Educação Inclusiva e Especial. Mestrado pelo Programa de Gestão e Tecnologia
aplicados a educação -GESTEC (2018). Atualmente é pesquisadora do TIPEMSE -
Grupo de Pesquisa em Tecnologias, Inovação Pedagógica e Mobilização Social pela
Educação da UNEB e o do EDUCID- Educação Inclusiva e Diversidade.

Claudia Paranhos de Jesus Portela, UNEB

Doutora em Educação (UNEB) com doutorado sanduíche pela Universidade de
Lisboa. Mestre em Educação na área de Educação Especial (CELAEE/Cuba/UEFS),
Especialista em Supervisão Escolar (UEFS) e em Educação a Distância (AVM).
Graduada em Pedagogia (UEFS). É professora adjunta do Departamento de
Educação da Universidade do Estado da Bahia, atua como docente no Programa de
Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação (GESTEC),
coordena o Grupo de Pesquisa em Inclusiva e Diversidade/ EDUCID, é professora
pesquisadora do grupo de Pesquisa em Formação Docente e Diversidade, coordena
os Projetos de curso de Licenciatura em Educação Inclusiva e Educação Inclusiva
na escola básica: superando limites, acolhendo desafios do Programa Institucional
de Iniciação à Docência (PIBID). Compõe o Banco de Avaliadores do
MEC/INEP/BASIS.

Referências

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Publicado

2020-10-13

Como Citar

Bomfim, L. F., & Portela, C. P. de J. (2020). DESAFIOS E CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA SURDOS. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 3(5). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/3937