PROTOCOLO DE LEITURA EM TELA: ANÁLISE DE LEITURAS REALIZADAS EM SUPORTE DIGITAL
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Leitura, Protocolo de leitura, Leitura em tela.Resumo
As reflexões relacionadas aqui resultam do trabalho basilar com protocolos de leitura, sob os postulados de Leffa (1996) e, simultaneamente, das necessidades de intervenção quanto à leitura dos estudantes mediante a presença das tecnologias digitais nos diferentes contextos sociais, pois, conforme muda o suporte, reconfiguram-se os atos de leitura. A intenção do trabalho consistiu em identificar as estratégias que estudantes mobilizam na compreensão leitora, assim como, entender os processos que envolvem a leitura na tela do computador, notebook, smartphones, tablets, e demais recursos da cultura digital. Portanto, foi possível analisar, no contexto de quatro alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola estadual, suas habilidades de processamento cognitivo durante a leitura de quatro textos em suporte digital e perceber os recursos mobilizados para a compreensão mediante leitura realizada, por isso se enquadra como pesquisa realizada em sala, de cunho social e qualitativo, sob a perspectiva postulada por Bortoni-Ricardo (2008). Os resultados mostram que a leitura, nas interfaces digitais, pode ser mais bem explorada em sala de aula. Quando se trata de ler em tela, os processos metacognitivos necessários à interpretação dos textos que leem ainda não são conhecidos pelos estudantes. Embora alguns consigam desenvolver a leitura e reconhecer do que trata o texto, não sabem as estratégias que mobilizaram para a compreensão que fazem. Portanto, entende-se que os protocolos de leitura em tela podem ser importantes para que reflitam sobre a leitura e utilizem de estratégias que proporcionem entendê-la criticamente.
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