PROTOCOLO DE LEITURA EM TELA: ANÁLISE DE LEITURAS REALIZADAS EM SUPORTE DIGITAL

Visualizações: 446

Autores

Palavras-chave:

Leitura, Protocolo de leitura, Leitura em tela.

Resumo

As reflexões relacionadas aqui resultam do trabalho basilar com protocolos de leitura, sob os postulados de Leffa (1996) e, simultaneamente, das necessidades de intervenção quanto à leitura dos estudantes mediante a presença das tecnologias digitais nos diferentes contextos sociais, pois, conforme muda o suporte, reconfiguram-se os atos de leitura. A intenção do trabalho consistiu em identificar as estratégias que estudantes mobilizam na compreensão leitora, assim como, entender os processos que envolvem a leitura na tela do computador, notebook, smartphones, tablets, e demais recursos da cultura digital. Portanto, foi possível analisar, no contexto de quatro alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola estadual, suas habilidades de processamento cognitivo durante a leitura de quatro textos em suporte digital e perceber os recursos mobilizados para a compreensão mediante leitura realizada, por isso se enquadra como pesquisa realizada em sala, de cunho social e qualitativo, sob a perspectiva postulada por Bortoni-Ricardo (2008). Os resultados mostram que a leitura, nas interfaces digitais, pode ser mais bem explorada em sala de aula. Quando se trata de ler em tela, os processos metacognitivos necessários à interpretação dos textos que leem ainda não são conhecidos pelos estudantes. Embora alguns consigam desenvolver a leitura e reconhecer do que trata o texto, não sabem as estratégias que mobilizaram para a compreensão que fazem. Portanto, entende-se que os protocolos de leitura em tela podem ser importantes para que reflitam sobre a leitura e utilizem de estratégias que proporcionem entendê-la criticamente.

Biografia do Autor

Jeffersson Dias Duarte, UNEMAT/Sinop

Metre pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Universidade do Estado de Mato Grosso. Professor de Língua Portuguesa na Educação Básica.

Leandra Ines Seganfredo Santos, UNEMAT/Sinop

Pós-doutora em Estudos Linguísticos (PUCSP); Doutora em Estudos Linguísticos (UNEMAT/IBILCE); Professora do quadro permanente do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), UNEMAT/Sinop; Professora do quadro permanente e Coordenadora do Programa de Mestrado Acadêmico em Letras (PPGLetras), UNEMAT/Sinop.

Albina Pereira de Pinho Silva, UNEMAT/Sinop

Doutora em Educação. professora do PPGLetras e do Profletras, Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Sinop

Referências

COSCARELLI, Carla Viana. Alfabetização e letramento digital. In: COSCARELLI, Carla; RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3. ed. Belo Horizonte: Ceale, Autêntica, 2011.

_______ ; RIBEIRO, Ana Elisa. Leitura: um processo cada vez mais complexo. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 45, n. 3, p. 35-42, jul. /set. 2010.

DAVIS, Claudia; NUNES, Mariana M. R.; NUNES, Cesar A. A. Metacognição e sucesso escolar: articulando teoria e prática. Cadernos de pesquisa, v. 35, n. 125. p. 205 – 230, maio/ago. 2005.

LEFFA, Vilson. Aspectos da leitura: uma perspectiva psicolinguística. Porto Alegre, RS: Sagra-Luzzatto, 1996.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. (Tradução de Carlos Irineu Costa). São Paulo: Ed. 34, 1999.

NOVAIS, Ana Elisa. Proposta de modelo de leitura para interfaces gráficas do computador. Letrônica, v. 2, n. 1, p. 123-137, julho 2009.

RIBEIRO, Ana Elisa. Navegar lendo, ler navegando. Aspectos do letramento digital e da leitura de jornais. 2008. Tese. (Doutorado em Estudos Linguísticos). Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.

_______. Ler na tela: letramento e novos suportes de leitura e escrita. In: COSCARELLI, Carla; RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3. ed. Belo Horizonte: Ceale, Autêntica, 2011.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos: escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2012.

VIEIRA, Josenia. Introdução à multimodalidade: contribuições da gramática sistêmico-funcional, análise de discurso crítica, semiótica social. Brasília, DF: J. Antunes Vieira, 2015.

Downloads

Publicado

2020-11-26

Como Citar

Duarte, J. D., Santos, L. I. S., & Silva, A. P. de P. (2020). PROTOCOLO DE LEITURA EM TELA: ANÁLISE DE LEITURAS REALIZADAS EM SUPORTE DIGITAL. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 3(6). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/4169