ESCOLA SEM RACISMO: EDUCAÇÃO COMO TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E RESISTÊNCIA CULTURAL NO TEMPO PRESENTE

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Autores

  • Danilo Meira Leite do Prado UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Educação, Raça-Etnia, Slam, Poesia

Resumo

Esse artigo visa problematizar o conceito de raça/etnia em sala de aula por meio do slam (tipologia de poesia falada que tem por princípio a liberdade de expressão e opinião). O objetivo desse trabalho é analisar a escola enquanto ambiente formativo de consciências críticas e suas problemáticas no campo da História e, de modo específico, entender como esse instrumento pode despertar no alunado a curiosidade, a criatividade e, sobretudo, as discussões sobre as desigualdades sociais, culturais e políticas em nosso país. O estudo se ancora na perspectiva do materialismo histórico, buscando entender a superestrutura, o universal, e tem como metodologia a pesquisa bibliográfica com aporte teórico adequado ao tema. Soma-se a isso a análise no plano singular, pois serão dialogados com os conceitos de raça/etnia junto a estudantes de 9ºs (nonos) anos do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Campo Grande/MS. A presente análise busca entender de que modo a questão racial pode ser introduzida nas práticas didáticas docentes, tendo em vista contribuir com a formação do educando como sujeito de sua história por meio da pesquisa e reflexão autônoma. Percebe-se ser relevante o uso de diferentes metodologias em sala de aula, a fim de que não se perpetuem na escola e sociedade de modo geral, as desigualdades sociais de raça/etnia, mas também àquelas entrelaçadas a ela de modo interseccional como classe e gênero, contribuindo assim com o diálogo sobre essa problemática histórica e para o desenvolvimento humano desses estudantes enquanto cidadãos e cidadãs de direito.

Biografia do Autor

Danilo Meira Leite do Prado, UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestrando. Departamento de Educação. PROFEDUC - UEMS

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Publicado

2020-10-13

Como Citar

Meira Leite do Prado, D. (2020). ESCOLA SEM RACISMO: EDUCAÇÃO COMO TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E RESISTÊNCIA CULTURAL NO TEMPO PRESENTE. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 3(5). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/4335