RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NAS NARRATIVAS DE TRÊS MÃES, CAMPO GRANDE, MS

Visualizações: 266

Autores

  • Jullyanne Ricartes de Oliveira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Isabel Ribeiro Barbacena

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar os resultados de uma pesquisa de campo desenvolvida no âmbito do Projeto de Ensino e Pesquisa da Disciplina Gênero e Educação, intitulado Memórias de mães e/ou pais sobre as vivências da sexualidade e relações de gênero dos/as filhos/as. A proposta visa analisar registros de memória de mães abordando as vivências relacionadas à sexualidade e às relações de gênero de seus filhos e/ou filhas. Para tanto, foram feitas três entrevistas, gravadas e orientadas por um roteiro previamente elaborado e posteriormente transcritas. As entrevistadas voluntárias foram três mulheres na faixa etária de 43 a 48 anos de idade. Os dados foram analisados por meio das contribuições teóricas de pesquisadores do campo da sexualidade e do gênero estudadas na referida disciplina no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. A partir da produção dos dados, identificamos a construção da identidade e o desenvolvimento psicossexual de crianças  e adolescentes, as relações sociais vividas no grupo  familiar e  entre amigos. Os resultados evidenciam que essas mães tiveram pouca ou nenhuma informação sobre a educação sexual na sua trajetória escolar ou no período da adolescência e na vida adulta. Esses aspectos repercutiram de maneira diferenciada na educação dos filhos e/ou filhas, tendo em vista ainda que a classe social e o nível cultural tiveram grande influência.

Biografia do Autor

Isabel Ribeiro Barbacena

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (2013). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica. Especialização em Educação Especial pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2015). Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2019). Pós graduação em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar pela faculdade NOVOESTE (2020).

Downloads

Publicado

2021-03-27

Como Citar

de Oliveira, J. R., & Barbacena, I. R. (2021). RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NAS NARRATIVAS DE TRÊS MÃES, CAMPO GRANDE, MS. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 4(8), 105–125. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/4997