SEXUALIDADE INFANTIL: família e escola

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Palavras-chave:

Gênero, Sexualidade Infantil, Educação Sexual

Resumo

Neste trabalho buscou-se relatar a memória de pais sobre a sexualidade e as relações de gênero vivenciadas pelos filhos. Para isso, realizadas entrevistas em áudio, com 3 mães, com idade entre 38 e 54 anos, que posteriormente foram transcritas. O objetivo foi extrair da memória, dos entrevistados como seus filhos descobriram a sexualidade e as relações de gênero. Este trabalho sinalizou que os fatores sociais que anteriormente influenciavam a educação, de modo geral, não foram observados e, por conseguinte, não determinam o papel de pai e de mãe na educação das crianças. Os pais não se respaldam em informações sobre educação sexual sobre gênero, pois muitos deles não conseguem distinguir a diferença entre os termos, mesmo havendo o diálogo entre eles. Sendo assim, responsabilizam a escola, atribuindo-lhe o papel de informar essas crianças sobre o tema, considerando o quantitativo de horas que estas passam no ambiente escolar.

 

Biografia do Autor

Juliana Amancio Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Educação e Gênero

Referências

FREUD, Sigmund. O esclarecimento sexual das crianças. (1906-1908). In:FREUD, Sigmund. Gradiva de jensen e outros trabalhos. Trad. do alemão e do inglêssob a direção-geral de Jayme Salomão. Ed. Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1980, v. IX, p.314-324.

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Publicado

2021-03-27

Como Citar

de Oliveira, G. X., Silva, J. A., & Borges, L. P. (2021). SEXUALIDADE INFANTIL: família e escola. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 4(8), 91–104. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/5001