ADAPTAÇÃO CURRICULAR: um estudo de caso sobre a incorporação desse procedimento no ensino fundamental
Visualizações: 1010Palavras-chave:
Adaptação, Currículo, FormaçãoResumo
Este artigo tem o objetivo de discutir a adaptação curricular como um dos direitos de aprendizagem de estudantes com deficiência. A metodologia utilizada é o estudo de caso, com foco na experiência pedagógica de professores de Matemática, História e Ciências que lecionam para estudantes com deficiência no Ensino Fundamental II. Como instrumental de coleta de dados analisamos os resultados obtidos através de um questionário estruturado, composto por questões relacionadas à formação inicial e continuada, os desafios observados por esse professores para adaptar o currículo e as estratégias construídas por eles para garantir o ensino dos conteúdos em suas respectivas disciplinas. A investigação demonstrou que a formação inicial é deficitária no que se refere ao debate da inclusão, e que esses profissionais se sentem desamparados na elaboração dos seus planejamentos de forma que atenda a todos, principalmente no que tange aos alunos com deficiência.
Referências
ANDRÉ, M. (2010). Formação de Professores: a Constituição de um Campo de Estudos. Educação, 33(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8075 , acesso em 01set.2020
¬¬¬BRASIL. Lei nº 12796, de 04 de abril de 2013. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 24 dez.1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm, Acesso em: 30 de agosto 2020.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Diário Oficial da União, Brasília: MEC/SEESP, 2008a.
BRASIL. CNE. Resolução CNE/CP 1/2002. Brasília, 9 de abril de 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf, Acesso em: 09 de novembro 2020.
COLLI, Fernando. et. al. Começando uma travessia pela ponte. In: estilos da clínica: revista sobre a infância. São Paulo, 1997.
MADUREIRA, Isabel Pizarro; LEITE, Teresa Santos. Necessidades Educativas Especiais. Lisboa: Universidade Aberta, 2003.
VILARONGA, C.A.R; MENDES, E. G.. Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores. Rev. bras. Estud. pedagog. (online), Brasília, v. 95, n. 239, p. 139-151, jan./abr. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbeped/v95n239/a08v95n239.pdf. Acesso em 30.ago.2020
ZERBATO, A.P.; MENDES, E. G.. Desenho universal para a aprendizagem como estratégia de inclusão escolar. Educação Unisinos 22(2):147-155, abril-junho 2018 Unisinos. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2018.222.04/60746207. Acesso em 30.ago.2020
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).