A INCLUSÃO SOB A PERSPECTIVA CRÍTICA: estado da arte e notas para a formação de professores

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Autores

  • Gabriela Sehnem Heck Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • José Luís Ferraro PUCRS

Palavras-chave:

Inclusão, Crítica, Biopolítica, Formação de professores

Resumo

Considerando a importância dos processos inclusivos na sociedade contemporânea, debater a temática da Inclusão sob a perspectiva crítica é essencial para que possamos eliminar algumas crenças e estigmas sobre a mesma no campo da educação. Nesse sentido, o presente trabalho propõe uma análise do discurso da Inclusão em sua indissociação em relação à exclusão. É a partir da in/exclusão como agenciamento produzido no interior da racionalidade neoliberal – e observado nos trabalhos selecionados –, que derivam algumas notas para a formação de professores, visando ampliar a percepção dos docentes sobre a Inclusão como dispositivo de governamento.

Biografia do Autor

José Luís Ferraro, PUCRS

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação e Doutorando em Ciências Criminais pela Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bacharelando em Direito e Licenciado em Ciências Biológicas, também é Mestre em Biologia Celular e Molecular pela mesma instituição. Diplomado em Ciências Sociais pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales de Buenos Aires (FLACSO Argentina). Visiting Professor da University of Oxford (Reino Unido) pelo Programa CAPES/PrInt (2019-2020) e Professor Visitante da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal (2019). É integrante da Red Iberoamericana de Filosofía Política (RIFP) e coordenou projetos na área de Divulgação Científica junto à Newcastle University, Great North Museum: Hancock, (Reino Unido), participa do Science in University Museums Group - SUMs (Reino Unido) e desenvolve pesquisas em Educação junto à University of Southern Queensland (Austrália). É pesquisador líder do grupo de pesquisa Currículo, cultura e contemporaneidade, registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foi Coordenador Educacional do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (2014-2017) e Diretor de Assuntos Comunitários da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da PUCRS (2017-2018). Atualmente é professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação (Escola de Humanidades) e em Educação em Ciências e Matemática (Escola Politécnica) da PUCRS. É coordenador da linha de pesquisa Teorias e Culturas em Educação, e membro da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da PUCRS. Suas pesquisas circunscrevem-se aos campos da biopolítica; processos de subjetivação; estudos curriculares; epistemologia; educação em ciências.

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Heck, G. S., & Ferraro, J. L. (2020). A INCLUSÃO SOB A PERSPECTIVA CRÍTICA: estado da arte e notas para a formação de professores. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 4(7), 1–22. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/5738