EQUOTERAPIA NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO E REABILITAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: a experiência de Quirinópolis-Go

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Resumo

A utilização de variadas modalidades de terapias no trabalho com pessoas com deficiências é o caminho amplo para se buscar novas perspectivas. O presente trabalho apresenta a Equoterapia como modalidade terapêutica e de reabilitação para pessoas com necessidades especiais. Nosso objetivo é tornar conhecida a prática equoterápica, desde a sua origem, o processo histórico evolutivo e a performance numa grande variedade de limitações que acomete o ser humano, seja de natureza física-motora ou psico-emocional, e ainda trazer a experiência da Equoterapia em Quirinópolis com os alunos de uma escola de atendimento especializado para pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. Para isso, utilizamos uma pesquisa bibliográfica, descritiva para um embasamento teórico sobre o assunto e posteriormente foi feito uma pesquisa ação, onde a partir da prática do projeto de Equoterapia, buscamos através da pesquisa subsídios para mediar nossa prática. O Projeto Equoterapia já atendeu mais de 300 praticantes desde a sua criação em março de 2002. As atividades são desenvolvidas em parceria com o Sindicato Rural de Quirinópolis, Senar/Go, UEG-Campus Sudoeste e Centro de Atendimento em Educação Especial Dr. Alfredo Mariz da Costa (CAEE). Pelos resultados coletados pela pesquisa ação, verificou-se grande aceitação e valorização da Equoterapia pelas pessoas envolvidas no processo. Neste sentido, evidenciou-se que em Equoterapia não se padroniza respostas e nem se determina tempo, é preciso respeitar a individualidade de cada praticante e valorizar todas as conquistas, por menor que seja.

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Souza, V. R. D., Silva, M. C., & Cidrão, L. A. (2020). EQUOTERAPIA NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO E REABILITAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: a experiência de Quirinópolis-Go. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 4(7), 69–86. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/5742