DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E A FORMAÇÃO PARA O TRABALHO: Caminhos e perspectivas
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Deficiência Intelectual. Formação. Trabalho. Inclusão.Resumo
O presente texto tem por objetivo geral apresentar as concepções teóricas e pedagógicas curriculares no processo de formação da pessoa com deficiência intelectual para o trabalho numa escola de educação especial de Campo Grande, MS, trata-se de uma pesquisa que parte de uma abordagem qualitativa descritiva dos objetivos estabelecidos. Os procedimentos técnicos basearam-se em pesquisa bibliográfica para coleta dos dados, teve-se como resultados a sistematização dos dados e a experiência vivenciada o que nos permite observar que a perspectiva pedagógica adotada de formação e organização curricular têm suas concepções baseadas na pedagogia histórico-critica e psicologia histórico-cultural, ambas fundamentada no materialismo histórico-dialético. Conclui-se que o processo de formação para o trabalho e inclusão da pessoa com deficiência intelectual é um importante caminho para o seu desenvolvimento sociogenético e microgenético, porém estas condições não são imediatas, mas construídas baseado numa organização curricular que propicia a formação de conceitos científicos que se arraigam a práxis cotidiana dos sujeitos.Referências
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