DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E A FORMAÇÃO PARA O TRABALHO: Caminhos e perspectivas

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Palavras-chave:

Deficiência Intelectual. Formação. Trabalho. Inclusão.

Resumo

O presente texto tem por objetivo geral apresentar as concepções teóricas e pedagógicas curriculares no processo de formação da pessoa com deficiência intelectual para o trabalho numa escola de educação especial de Campo Grande, MS, trata-se de uma pesquisa que parte de uma abordagem qualitativa descritiva dos objetivos estabelecidos. Os procedimentos técnicos basearam-se em pesquisa bibliográfica para coleta dos dados, teve-se como resultados a sistematização dos dados e a experiência vivenciada o que nos permite observar que a perspectiva pedagógica adotada de formação e organização curricular têm suas concepções baseadas na pedagogia histórico-critica e psicologia histórico-cultural, ambas fundamentada no materialismo histórico-dialético. Conclui-se que o processo de formação para o trabalho e inclusão da pessoa com deficiência intelectual é um importante caminho para o seu desenvolvimento sociogenético e microgenético, porém estas condições não são imediatas, mas construídas baseado numa organização curricular que propicia a formação de conceitos científicos que se arraigam a práxis cotidiana dos sujeitos.

Biografia do Autor

Marcelo Brito dos Santos, Sed/MS

Foi seminarista Capuchinho de 1992 a 1999, aonde estudou filosofia e teologia franciscana, é Licenciado em Geografia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci e bacharelado em geografia pela UFMS. Pós graduado latu sansu: em Educação Especial pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci; Pós-graduando em Coordenação Pedagógica pela FCE e em Educação e Tecnologia pela UFSCAR. Atuou como técnico pedagógico do Núcleo de Educação do Campo da SED/MS de 2001 a 2003, participou da elaboração da política de Educação do Campo de MS. Foi professor de Educação Especial no ensino de alunos com deficiência intelectual e transtorno neuromotor, na Associação Pestalozzi de Campo Grande, MS, aonde também exerceu as funções de coordenador do Programa de Formação para o Trabalho e de diretor da Escola Especial "Raio de Sol". Contribuiu na elaboração de projetos que visam a sustentabilidade institucional e a formação de professores e demais profissionais na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica e Psicologia Histórico-Cultural. Conselheiro e vice-presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, CONSEP, representando a SED/MS. Foi membro titular e vice-coordenador do GT de Educação Especial do Fórum Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul, FEEMS, e membro convidado do GT Educação Especial do Conselho Estadual de Educação de MS. Participou como convidado da Comissão para revisão da Deliberação 7828/2005 atual 11.883/2019. Atualmente é gerente pedagógico do Centro de Apoio aos Deficientes Visuais/COPESPl da Secretaria de Estado de Educação.

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

dos Santos, M. B. (2020). DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E A FORMAÇÃO PARA O TRABALHO: Caminhos e perspectivas. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 4(7), 125–139. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/5770