CONTRADIÇÕES EPISTEMOLÓGICAS NA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA: Ensaio sobre os Fundamentos Psicológicos da Educação
Visualizações: 464Palavras-chave:
Fundamentos da Educação. Formação Crítica. Pedagogia.Resumo
Diante da importância dos fundamentos da educação para a atuação docente, e da constante redução de componentes curriculares dessa natureza nas estruturas dos cursos de graduação em Pedagogia, em diversas universidades, apresentamos neste ensaio um estudo de alguns fundamentos psicológicos da educação, considerando contradições e implicações para o campo da educação escolar, em sua relação dialética com a totalidade. Para isso, primeiramente caminhamos pelos fundamentos da educação em sua diversidade, em uma alegoria que pretende evidenciar diferenças entre projetos de mundo e concepções ontológicas que embasam diferentes teorias. Seguimos, por meio da história da educação, evidenciando a impossibilidade de uma formação neutra e suas implicações para o esvaziamento do debate sobre os processos de ensinar e aprender. Finalizamos com uma análise introdutória sobre os fundamentos psicológicos da educação e as contradições presentes em algumas de suas diversas abordagens, indicando os entrelaçamentos entre as concepções de sujeito, de educação, de mundo, e as escolhas pedagógicas do fazer docente. Pensando a atuação do(a) pedagogo(a), entendemos que essa formação requer necessariamente uma incursão pelos tensionamentos e posições de classe que engendraram as teorias educativas, afastando qualquer perspectiva de soterramento das contradições epistemológicas em nossas salas de aula.
Referências
ANTUNES, M. A. M. A Psicologia no Brasil: um ensaio sobre suas contradições. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 32, n. spe, p. 44-65, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414- 98932012000500005&lng=en&nrm=iso.
ARAÚJO, T. M. S.; MEDEIROS, B. C. D. Fundamentos da Educação do Campo e a (re)construção da escola. In: II Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação, 2016, Natal, RN. Anais do II ENAPPE, 2016.
BOCK, A. M. et al. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2001.
CAMPOS, R. H. F. Reflexões sobre a evolução e tendências contemporâneas na historiografia da psicologia educacional no Brasil. In YAMAMOTO, O. H.; COSTA, A. L. F. (Orgs). Escritos sobre a profissão de psicólogo no Brasil. Natal: EDUFRN, 2010.
CARRARA, K. Behaviorismo, Análise do Comportamento e Educação. In: _____. Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004.
ENGUITA, M. F. Trabalho, escola e ideologia: Marx e a crítica da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
FONTANA, R.; CRUZ, N. Psicologia e trabalho pedagógico. 1ª ed. São Paulo: Atual, 1997.
GIUSTA, A. S. Concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 29, n. 1, p. 20-36, Mar. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102- 46982013000100003&lng=en&nrm=iso.
GRAMSCI, A. Maquiavel, a Política e o Estado Moderno. Tradução de Luiz Mário Gazzane. 6ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1988.
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas (1845-1846). São Paulo: Boitempo, 2007.
MEDEIROS, B. C. D.; LIMA, C. P.; ARAUJO, T. M. S. Para uma história das contribuições teóricas da Psicologia ao campo da Educação Escolar brasileira. Revista Educare, v. 4, 2020.
MELLO, S. A. A Escola de Vygotsky. In: CARRARA, K. (Org.). Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004.
OSTERMANN, F., CAVALCANTI, C. J. H. Teorias de Aprendizagem: texto introdutório. Porto Alegre: UFRGS, 2011. Disponível em: www.ufrgs.br/sead/servicos-ead/publicacoes-1/pdf/Teorias_de_Aprendizagem.pdf.
PALACIOS, J. Psicologia evolutiva: conceito, enfoques, controvérsias e métodos. In: COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. (Orgs). Desenvolvimento psicológico e educação, vol. 1, 2ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
ROSA, J. G. Grande Sertão: Veredas. 20a ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, jan./abr., 2007.
VYGOTSKY, L. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VYGOTSKY, L.; LURIA, A.; LEONTIEV, A. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 11ª ed. São Paulo: Ícone, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).