CONTRADIÇÕES EPISTEMOLÓGICAS NA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA: Ensaio sobre os Fundamentos Psicológicos da Educação
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Fundamentos da Educação. Formação Crítica. Pedagogia.Resumo
Diante da importância dos fundamentos da educação para a atuação docente, e da constante redução de componentes curriculares dessa natureza nas estruturas dos cursos de graduação em Pedagogia, em diversas universidades, apresentamos neste ensaio um estudo de alguns fundamentos psicológicos da educação, considerando contradições e implicações para o campo da educação escolar, em sua relação dialética com a totalidade. Para isso, primeiramente caminhamos pelos fundamentos da educação em sua diversidade, em uma alegoria que pretende evidenciar diferenças entre projetos de mundo e concepções ontológicas que embasam diferentes teorias. Seguimos, por meio da história da educação, evidenciando a impossibilidade de uma formação neutra e suas implicações para o esvaziamento do debate sobre os processos de ensinar e aprender. Finalizamos com uma análise introdutória sobre os fundamentos psicológicos da educação e as contradições presentes em algumas de suas diversas abordagens, indicando os entrelaçamentos entre as concepções de sujeito, de educação, de mundo, e as escolhas pedagógicas do fazer docente. Pensando a atuação do(a) pedagogo(a), entendemos que essa formação requer necessariamente uma incursão pelos tensionamentos e posições de classe que engendraram as teorias educativas, afastando qualquer perspectiva de soterramento das contradições epistemológicas em nossas salas de aula.
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