INCLUSÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: uma análise documental no município de Campo Grande -MS

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Autores

Palavras-chave:

Pessoas com deficiência. Profissional da Educação. Inclusão Social. Mercado de Trabalho.

Resumo

O presente artigo foi realizado com o objetivo de verificar se o profissional de educação com deficiência tem tido oportunidade de emprego no Estado de Mato Grosso do Sul, especialmente no Município de Campo Grande. A pesquisa foi realizada contemplando uma abordagem qualitativa e quantitativa, com o respaldo de documentos legislativos entre os quais temos a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, Lei nº 7.853/89, Lei nº 8.112/90, Lei n° 8.213/91, Decreto Nº 3.298/99 e Lei nº 13.146/2015; também embasamento teórico dos seguintes autores; Mantoan (2003), Silva (2006), Lanna Jr (2010), Glat (2011) entre outros, finalizando com a análise de dados dos documentos: Edital n. 1/2013 – SAD/SED e Edital n.01/2018 - SAD/SED/MAG. Os resultados da pesquisa apontaram que existe a oferta de vagas para inclusão do profissional da educação com deficiência no Estado de Mato Grosso do Sul, tendo maior índice de oferta no Município de Campo Grande, existindo falta de oportunidade para esta parte da população em municípios com menor número de habitantes.

Biografia do Autor

Rubens Silva Arguelho, FACSUL

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Graduado em Educação Física - Licenciatura Plena pelo Instituto de Ensino Superior da Funlec - IESF (2005), Especialização em Ginástica Rítmica pela Universidade do Norte do Parana - UNOPAR (2009), Especialização em Coordenação Pedagógica na Educação Infantil e no Ensino Fundamental pelo Instituto de Ensino Superior da Funlec - IESF (2012). Atualmente é Coordenador e Professor do curso de Educação Física Licenciatura e Bacharel da Faculdade Mato Grosso do Sul FACSUL, Professor do Curso de Educação Física Licenciatura e Bacharel do Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN-EAD, e Professor efetivo desde 2008 do Município de Campo Grande _MS, atualmente exercendo funções na Fundação de Esporte e Lazer do Estado de Mato Grosso do Sul - FUNDESPORTE, como professor técnico de Desporto e Lazer. Membro da Federação de Ginástica do Mato Grosso do Sul. Atuando principalmente nos seguintes temas: Problematização, Educação física escolar e infantil, Educação Integral, Formação de Professores, Politicas Publicas Educacionais, Ginastica Rítmica, Ginástica Artística e Atividade Física.

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Publicado

2021-03-27

Como Citar

Arguelho, R. S., Castro, T. D., & Espana, S. G. M. (2021). INCLUSÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: uma análise documental no município de Campo Grande -MS. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 4(8), 37–60. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/5920