PRÁTICAS LINGUÍSTICAS DE ACADÊMICOS TERENA DO CAMPUS DE AQUIDAUANA/UFMS

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Autores

  • Kali Aurélio José Oliveira UFMS/CPAQ - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Campus de Aquidauana https://orcid.org/0000-0002-6421-4150
  • Onilda Sanches Nincao Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS

Resumo

O objetivo deste projeto foi investigar de que forma a política linguística dos Terena, histórica, social e culturalmente determinada, de aprendizagem da língua portuguesa é constitutiva do acesso à universidade pelos acadêmicos Terena do campus de Aquidauana da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, considerando que tal política linguística se constitui em uma estratégia para o acesso dos Terena aos aparelhos oficiais da sociedade brasileira. Assim, o aprendizado do Português faz parte de “uma política deliberada e consciente da comunidade, e não decorrência aleatória de interferências externas” (LADEIRA: op. cit.:130). Nesse sentido, conforme discute Maher (1998), podem ser índios em Português. A metodologia de cunho etnográfico constou de aplicação de questionários com 50 acadêmicos Terena de diversos cursos no campus de Aquidauana cujos dados foram analisados com base em literatura específica. Os resultados mostraram que, consoante a política linguística do povo Terena, a maioria dos acadêmicos se declara bilíngue, com exceção dos provenientes de aldeias que não são mais falantes da língua indígena e “lograram” tornarem se monolíngues em Português. Porém, a nova política nacional de educação escolar indígena foi um contraponto para a política linguística desse povo, criando uma demanda pelo ensino da língua Terena na escola de forma complementar ao ensino já consagrado da língua portuguesa. Essa demanda se expressa agora nessa geração que se declara bilíngue, tendo aprendido a língua Terena na escola e não somente em casa. Nesse sentido, a política linguística Terena é constitutiva do acesso dos acadêmicos.

Biografia do Autor

Kali Aurélio José Oliveira, UFMS/CPAQ - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Campus de Aquidauana

Terena, formando em Letra - Literatura pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Campus de Aquidauna

Onilda Sanches Nincao, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS

Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1974), graduação em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Osasco, mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e doutorado em Lingüística Aplicada,área de concentração em Educação Bilíngüe, pela UNICAMP (2008) e pós-doutorado em Educação Bilíngue pela Universidad Pablo de Olavide, Sevilha, Espanha (2016). Foi docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, atuando na gestão e coordenação de cursos, tendo implantado o curso Normal Superior Indígena. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no curso de Licenciatura Intercultural Indígena "Povos do Pantanal" no campus de Aquidauana, exercendo a função de coordenadora e no Programa de Mestrado Profissional em Letras no campus de Três Lagoas. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores indígenas, educação bilíngue, letramento em língua indígena, ensino de língua materna. É líder do Grupo de Pesquisa/CNPQ "Formação de Professores de Línguas para Contextos Multiculturais".

Referências

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Publicado

2021-03-27

Como Citar

José Oliveira, K. A., & Sanches Nincao, O. (2021). PRÁTICAS LINGUÍSTICAS DE ACADÊMICOS TERENA DO CAMPUS DE AQUIDAUANA/UFMS. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 4(8), 126–141. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/5964