AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: (Re)visitando saberes

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Autores

Palavras-chave:

Inclusão escolar. Paralisia Cerebral. Sala de Recurso Multifuncional. Tecnologia Assistiva.

Resumo

Este artigo é decorrente da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Campo Grande, tem como objetivo abordar pesquisas encontradas e relacionadas ao uso da tecnologia assistiva na educação dos estudantes com paralisia cerebral nas salas de recursos multifuncionais da rede municipal de ensino de Campo Grande- MS. Para compor a presente pesquisa foram selecionados os estudos das seguintes bases de dados: Scientific Eletronic Library (SciELO) e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), por serem as bases de dados que apresentaram produções que se aproximavam do tema. Para o levantamento de dados, tendo em vista o caráter multiprofissional dos temas, foram utilizadas palavras descritoras isoladas como chaves de buscas, representadas pelos termos: Tecnologia Assistiva; Paralisia Cerebral; Atendimento Educacional Especializado e Sala de Recursos Multifuncionais. a fim de abranger as pesquisas atuais sobre a temática.

Biografia do Autor

Caroline Xavier Siqueira, SEMED

Possui Graduação em Fisioterapia pela Universidade Católica Dom Bosco (2009), Graduação em Educação Física Licenciatura pela Faculdade Unigran Capital (2015), Graduação em Educação Física Bacharelado pela Faculdade Unigran Capital (2015), Pós-Graduada em Educação Especial Inclusiva pela Faculdade de Tecnologias e Ciência /SP (FATECE), Pós-Graduada em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Campos Elíseos, Pós Graduada em Metodologia da Educação Física, mestre em educação (PROFEDUC) da Universidade Estadual de MS (UEMS) . Atualmente trabalha na Secretaria Municipal de Educação (SEMED), atuando na divisão de Educação Especial, sendo técnica do núcleo de tecnologia assistiva e docente na Faculdade de Tecnologia e Ciência ( FATECE) no curso de Pós Graduação em Educação Especial com a disciplina Deficiência Múltipla e do Instituto Alfredo Torres (IEPAT) no curso de Pós Graduação em Educação Especial e no curso de pós graduação Educação Física Adaptada.

Celi Correa Neres, UEMS

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (1988), graduação em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (1993), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010) e Pós- doutorado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Pantanal (2014), é conselheira do Conselho Estadual de Educação MS, avaliadora Ad hoc do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Conselheira do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e docente do Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Atuou por 8 anos como coordenadora de curso de graduação e pós- graduação lato sensu, foi diretora de campus universitário por 2 anos e coordenadora do mestrado profissional da UEMS durante 5 anos. Atualmente é vice- reitora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Participa da Rede Estadual de Pesquisa em Educação Especial de Mato Grosso do Sul e da Rede Internacional de Pesquisa em currículo, Inclusão e educação escolar de países e regiões de língua portuguesa.Tem experiência na área da educação e psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, currículo, educação e diversidade. É líder do Grupo de Pesquisa " Educação Especial".

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Publicado

2021-03-27

Como Citar

Siqueira, C. X., & Neres, C. C. (2021). AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: (Re)visitando saberes. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 4(8), 61–85. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/5967