AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: (Re)visitando saberes

Visualizações: 474

Autores

Palavras-chave:

Inclusão escolar. Paralisia Cerebral. Sala de Recurso Multifuncional. Tecnologia Assistiva.

Resumo

Este artigo é decorrente da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Campo Grande, tem como objetivo abordar pesquisas encontradas e relacionadas ao uso da tecnologia assistiva na educação dos estudantes com paralisia cerebral nas salas de recursos multifuncionais da rede municipal de ensino de Campo Grande- MS. Para compor a presente pesquisa foram selecionados os estudos das seguintes bases de dados: Scientific Eletronic Library (SciELO) e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), por serem as bases de dados que apresentaram produções que se aproximavam do tema. Para o levantamento de dados, tendo em vista o caráter multiprofissional dos temas, foram utilizadas palavras descritoras isoladas como chaves de buscas, representadas pelos termos: Tecnologia Assistiva; Paralisia Cerebral; Atendimento Educacional Especializado e Sala de Recursos Multifuncionais. a fim de abranger as pesquisas atuais sobre a temática.

Biografia do Autor

Caroline Xavier Siqueira, SEMED

Possui Graduação em Fisioterapia pela Universidade Católica Dom Bosco (2009), Graduação em Educação Física Licenciatura pela Faculdade Unigran Capital (2015), Graduação em Educação Física Bacharelado pela Faculdade Unigran Capital (2015), Pós-Graduada em Educação Especial Inclusiva pela Faculdade de Tecnologias e Ciência /SP (FATECE), Pós-Graduada em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Campos Elíseos, Pós Graduada em Metodologia da Educação Física, mestre em educação (PROFEDUC) da Universidade Estadual de MS (UEMS) . Atualmente trabalha na Secretaria Municipal de Educação (SEMED), atuando na divisão de Educação Especial, sendo técnica do núcleo de tecnologia assistiva e docente na Faculdade de Tecnologia e Ciência ( FATECE) no curso de Pós Graduação em Educação Especial com a disciplina Deficiência Múltipla e do Instituto Alfredo Torres (IEPAT) no curso de Pós Graduação em Educação Especial e no curso de pós graduação Educação Física Adaptada.

Celi Correa Neres, UEMS

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (1988), graduação em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (1993), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010) e Pós- doutorado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Pantanal (2014), é conselheira do Conselho Estadual de Educação MS, avaliadora Ad hoc do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Conselheira do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e docente do Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Atuou por 8 anos como coordenadora de curso de graduação e pós- graduação lato sensu, foi diretora de campus universitário por 2 anos e coordenadora do mestrado profissional da UEMS durante 5 anos. Atualmente é vice- reitora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Participa da Rede Estadual de Pesquisa em Educação Especial de Mato Grosso do Sul e da Rede Internacional de Pesquisa em currículo, Inclusão e educação escolar de países e regiões de língua portuguesa.Tem experiência na área da educação e psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, currículo, educação e diversidade. É líder do Grupo de Pesquisa " Educação Especial".

Referências

ALMEIDA, R. C. G. O. Desenho universal e Tecnologia Assistiva: implementação de atividades pedagógicas para aluna com paralisia cerebral em classe comum. 2018. 206f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013.

ALPINO, A. M. S. Consultoria colaborativa escolar do fisioterapeuta: acessibilidade e participação do aluno com paralisia cerebral em questão. 2008. 192 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.

ALVES, A. C. J. A Tecnologia Assistiva como recurso à inclusão escolar de crianças com paralisia cerebral. 2009. 169f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.

BERSCH, R. C. R. Design de um serviço de Tecnologia Assistiva em escolas públicas. 2009. 231f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Engenharia, Faculdade de Arquitetura, Porto Alegre, 2009

DORNELAS, L. F.; MAGALHAES, L. C. Desempenho funcional de escolares que receberam diagnóstico de atraso do desenvolvimento neuropsicomotor até os dois anos. Rev. paul. pediatr., São Paulo, v. 34, n. 1, p. 78-85, mar. 2016.

EMER, S. O. Inclusão escolar: formação docente para o uso das TICs aplicada como Tecnologia Assistiva na sala de recurso multifuncional e sala de aula. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

FACHINETTI, T. A.; GONCALVES, A. G.; LOURENCO, G. F. Processo de construção de recurso de Tecnologia Assistiva para aluno com paralisia cerebral em Sala de Recursos Multifuncionais. Rev. bras. educ. espec., Marília, v. 23, n. 4, p. 547-562, Dez. 2017.

GALVÃO FILHO, T. A.. Tecnologia Assistiva para uma escola inclusiva: apropriação, demanda e perspectiva. 2009. 346f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.

HUMMEL, E. I. Formação de professores de salas de recursos multifuncionais para o uso da Tecnologia Assistiva. 2012. 231 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.

LOURENÇO, G. F.. Protocolo para avaliar a acessibilidade ao computador para alunos com paralisia cerebral. 2008. 214f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.

MACHADO, M. F. Processo de prescrição e aplicação de adaptações de acesso ao computador na paralisia cerebral. 2013. 108 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013.

MANZINI, E. J. Questionário TAE II: Tecnologia Assistiva para educação. Rio de Janeiro: UERJ, 2013.

MARCOLIN, A. A. A. As tecnologias de comunicação alternativa a serviço da diversidade: a contribuição do software boardmaker® with speaking dynamically pro v.6 na educação inclusiva de alunos com paralisia cerebral no município de Vacaria. 2013. 182f. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Caxias do Sul, Faculdade de Educação, Caxias do Sul, 2013.

PELOSI, M. B. Inclusão e Tecnologia Assistiva. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

REIS, C. V. Tecnologia Assistiva na perspectiva das professoras de atendimento educacional especializado no sudeste goiano. 2014. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2014

ROCHA, A. N. D. C. Recursos e estratégias da Tecnologia Assistiva a partir do ensino colaborativo entre os profissionais da saúde e da educação. 2013. 210 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013.

ROCHA, A. N. D. C.; DELIBERATO, D. Tecnologia Assistiva para a criança com paralisia cerebral na escola: identificação das necessidades. Rev. bras. educ. espec., Marília, v. 18, n. 1, p. 71-92, Mar. 2012.

RODRIGUES, M. E. N. Avaliação da Tecnologia Assistiva na sala de recursos multifuncionais: estudo de caso em Fortaleza – Ceará. 2013. 116f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza, 2013

SEABRA JUNIOR, M. O.; LACERDA, L. C. Z. Atendimento Educacional Especializado: planejamento e uso do recurso pedagógico. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 23, e230016, p. 1-12, 2018.

SILVA, G. P. Tecnologia Assistiva como apoio à ação docente. 2012. 86 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2012.

SILVA, M. O. Avaliação sistematizada para professores de alunos com paralisia cerebral (ASPA-PC). 2014. 190 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2014.

Downloads

Publicado

2021-03-27

Como Citar

Siqueira, C. X., & Neres, C. C. (2021). AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: (Re)visitando saberes. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 4(8), 61–85. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/5967