Ensino remoto na disciplina Competência em Serviço Social

relato de experiência

Visualizações: 189

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/rbecl.v6i11.6193

Palavras-chave:

Ensino remoto, Competência profissional em serviço social, aprendizagem.

Resumo

A pandemia da COVID 19 obrigou a sociedade ao distanciamento social como uma das formas seguras de prevenção, esta nova realidade no ensino superior impulsionou experiências educativas importantes no curso de serviço social com a disciplina intitulada: competência profissional em serviço social, a utilização de ferramentas tecnológicas inovadoras e o ensino remoto síncrono emergencial transitaram no ensino de conceitos e de reflexões acuradas durante o semestre nesta disciplina. Objetiva-se neste artigo relatar a experiência nesta modalidade de ensino e as estratégias metodológicas utilizadas que proporcionaram dinamicidade e inovação.

Palavras-chave: Ensino remoto, Competência profissional em serviço social, Ensino.

Biografia do Autor

Elisangela Pereira de Queiros Mazuelos, UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos e escola reflexivaSão Paulo: Cortez, 2003.

ANTUNES, Ricardo. Coronavírus: o trabalho sob fogo cruzado. São Paulo: Boitempo, 2020.

Gadamer, Hans-Georg. Verdad y método. Fundamentos de una hermenéutica filosófica. 3ª edição 1988. Salamanca: Ediciones Sígueme.

KONDER, Leandro. O futuro da filosofia da práxis: o pensamento de Marx no século XXI. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

KOSIK, K. Dialética do concreto. 2. ed. Tradução Célia Neves e Alderico Toríbio. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976

MARTINELLI, M. L. Concepção de profissão na perspectiva sócio-histórica: premissas analíticas. São Paulo, set. 2005. Mimeo.

MORAN, J. M. Mudar a forma de aprender e ensinar com a Internet. In: Salto para o futuro: Tv e Informática na Educação. Brasília: MEC, SEED, 1998.

SILVA, Mozart Linhares da. A urgência do tempo: novas tecnologias e educação contemporânea. In: (org.) Novas Tecnologias: educação e sociedade na era da informática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

VYGOTSKY, LEV S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

ZARDO Paola; MUSSI Quadrado Andrea; SILVA Lima Juliano. Tecnologias digitais no processo de projeto contemporâneo: potencialidades e desafios à profissão e à academia. Ambient. constr. vol.20 n.2. Porto Alegre. abril/jun. 2020 Epub, 2020.

 

Referências

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos e escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.

ALMEIDA, Milton José de. Imagens e sons: a nova cultura oral. São Paulo: Cortez, 1994

ANTUNES, Ricardo. Coronavírus: o trabalho sob fogo cruzado. São Paulo: Boitempo, 2020.

BATISTA, C. V. M. Fundamentos e metodologia para o ensino fundamental. Londrina: UNP, 200

DANTAS, H. (1992) Afetividade e a construção do sujeito na psicogenética de Wallon, em La Taille, Y., Dantas, H., Oliveira, M. K. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus Editorial Ltda.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

Gadamer, Hans-Georg. Verdad y método. Fundamentos de una hermenéutica filosófica. 3ª edição 1988. Salamanca: Ediciones Sígueme.

KONDER, Leandro. O futuro da filosofia da práxis: o pensamento de Marx no século XXI. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

RIBEIRO, ELISA ANA. Alfabetização como processo discursivo. http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/tecnologia-digital acesso: 17. maio.2021.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. Trad. Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2005.

MORAN, J. M. Mudar a forma de aprender e ensinar com a Internet. In: Salto para o futuro: Tv e Informática na Educação. Brasília: MEC, SEED, 1998.

____________ BEHRENS, M. A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 15 ed. Campinas: Papirus, 2009.

SILVA, Mozart Linhares da. A urgência do tempo: novas tecnologias e educação contemporânea. In: (org.) Novas Tecnologias: educação e sociedade na era da informática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

UNESCO. Educação para a cidadania global: tópicos e objetivos de aprendizagem. Brasília: UNESCO, 2016. Disponível em: Acesso em: 16 jul. 2018

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico - elementos metodológicos para elaboração e realização, 7 ed. São Paulo: Libertad, 2000.

ZARDO Paola; MUSSI Quadrado Andrea; SILVA Lima Juliano. Tecnologias digitais no processo de projeto contemporâneo: potencialidades e desafios à profissão e à academia. Ambient. c

Downloads

Publicado

2022-03-30

Como Citar

Mazuelos, E. P. de Q. (2022). Ensino remoto na disciplina Competência em Serviço Social: relato de experiência. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 6(11), 64–75. https://doi.org/10.61389/rbecl.v6i11.6193