O VIVIDO NA PRODUÇÃO ARTÍSTICO-LITERÁRIA DE JOSÉ GENÉSIO FERNANDES: da taipa do fogão para o mundo

Autores

Palavras-chave:

Taipa, Fogão

Resumo

Neste texto buscamos refletir sobre a autobiografia poética, de José Genésio Fernandes, Da Taipa do fogão, elaborada no final da década de 1990. Essa autobiografia revela um homem sensível, artista das palavras, leitor dedicado e artista plástico singular, que pinta em telas seus sentimentos e sua amorosidade pela vida e pela natureza, dando materialidade a seres fantásticos, colocando o seu Outro diante de janelas que se constituem em enunciados dialógicos, como nos ensina Bakthin (2016).

Biografia do Autor

Maria Leda Pinto, UEMS

Graduada em Letras pela Faculdade Dom de Aquino de Filosofia Ciências e Letras (1978), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1994) e Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo - USP (2007). Atualmente é professora Señor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, onde atua na pós-graduação, na área de estudos do texto e do discurso. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa: Educação, Cultura e Diversidade certificado pelo CNPq Possui experiência na área de Letras e Educação, com ênfase em Língua Portuguesa, Linguística e Ensino de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguística e ensino de Língua Portuguesa, cultura e construções identitárias do homem pantaneiro, diversidade cultural e meio ambiente. É docente do Programa de Pós-Graduação em Letras (2011) e do Programa de Mestrado Profissional em Letras-PROFLETRAS, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul ? UEMS na Unidade Universitária de Campo Grande ? MS.

Leia Teixeira Lacerda, UEMS

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (1995), Mestrado em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (2003), Mestrado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Atuou na Coordenadoria dos Cursos Normal Superior e Normal Superior Indígena no período de 2002 a 2005 e no Curso de Pedagogia da Unidade Universitária de Campo Grande da UEMS, no período de 2009 a 2018. Atualmente é Coordenadora do Centro de Pesquisa, Ensino e Extensão Educação, Linguagem, Memória e Identidade/CELMI e professora adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul no Curso de Pedagogia e no Programa de Mestrado Profissional em Educação. Editora da Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem. Líder do Grupo de Pesquisa: Educação, Cultura e Diversidade, associada à Rede de Pesquisa Internacional para América Latina, Europa e Caribe/Rede ALEC. Vencedora do Prêmio Péter Murányi em 2009 na área de Educação, com o trabalho: Educação de Jovens e Adultos e Prevenção das IST/AIDS em Escolas Indígenas do Pantanal de Mato Grosso do Sul, Brasil. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, gênero, educação sexual, história indígena, histórias de vida e educação escolar indígena

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Asas de Papel (escrito exclusivamente para a Formato). Formato outdoor, São Paulo, (S. D).

BAKHTIN, Mikhail. Os Gêneros do Discurso. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.

FERNANDES, José Genésio. Da Taipa do Fogão. Mimeografado. Campo Grande, (S.D).

JOYCE, James. Um retrato do artista quando jovem. Trad. Caetano W. Galindo. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2016.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

SPINOZA, Benedictus de. Tratado da Reforma da Inteligência. Trad. Lívio Teixeira. São Paulo: Martins Fontes. 2004.

Downloads

Publicado

02/06/2021

Como Citar

Pinto, M. L., & Lacerda, L. T. (2021). O VIVIDO NA PRODUÇÃO ARTÍSTICO-LITERÁRIA DE JOSÉ GENÉSIO FERNANDES: da taipa do fogão para o mundo. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 5(9), 27–32. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/6203

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)