O VIVIDO NA PRODUÇÃO ARTÍSTICO-LITERÁRIA DE JOSÉ GENÉSIO FERNANDES: da taipa do fogão para o mundo
Visualizações: 298Palavras-chave:
Taipa, FogãoResumo
Neste texto buscamos refletir sobre a autobiografia poética, de José Genésio Fernandes, Da Taipa do fogão, elaborada no final da década de 1990. Essa autobiografia revela um homem sensível, artista das palavras, leitor dedicado e artista plástico singular, que pinta em telas seus sentimentos e sua amorosidade pela vida e pela natureza, dando materialidade a seres fantásticos, colocando o seu Outro diante de janelas que se constituem em enunciados dialógicos, como nos ensina Bakthin (2016).Referências
ABRAMOVICH, Fanny. Asas de Papel (escrito exclusivamente para a Formato). Formato outdoor, São Paulo, (S. D).
BAKHTIN, Mikhail. Os Gêneros do Discurso. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.
FERNANDES, José Genésio. Da Taipa do Fogão. Mimeografado. Campo Grande, (S.D).
JOYCE, James. Um retrato do artista quando jovem. Trad. Caetano W. Galindo. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2016.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
SPINOZA, Benedictus de. Tratado da Reforma da Inteligência. Trad. Lívio Teixeira. São Paulo: Martins Fontes. 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).