A LEITURA DA LITERATURA NOS MANUAIS DIDÁTICOS: UM RECORTE REALIZADO NO MUNICÍPIO DE IVAIPORÃ-PARANÁ

Sandra Maria Papin Rodrigues, Orientadora - Lucilene Soares da Costa

Resumo


Esta pesquisa ocupa-se da investigação de como se dá o ensino de leitura literária no Ensino Médio. Diante dos resultados que o País vem apresentando no que se refere à qualidade da educação, observa-se que há necessidade de reavaliação das metodologias direcionadas ao ensino da literatura, visando à busca de alternativas didáticas de ensinoˇaprendizagem capazes, além de motivar os alunos à leitura, de mostrarˇlhes que a literatura é um fenômeno cultural, histórico e social, uma ferramenta que revela as contradições e os conflitos da realidade. Neste sentido, o estudo tem como objetivo geral compreender como o professor realiza, com os alunos do Ensino Médio, o trabalho de leitura de textos que refletem a diversidade de linguagens características das práticas de letramento literário, pertencentes às diferentes esferas de atividades sociais, contribuindo para os estudos sobre os processos de ensino e de aprendizagem da leitura da literatura.

Palavras-chave


Leitura da Literatura. Livro Didático. Prática Pedagógica.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2526-4052

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Unidade Universitária de Campo Grande

Indexadores: SUMARIOS.ORG   LATINDEX   SEER/IBICT DIADORIM   GOOGLE ACADÊMICO