A LEITURA DA LITERATURA NOS MANUAIS DIDÁTICOS: UM RECORTE REALIZADO NO MUNICÍPIO DE IVAIPORÃ-PARANÁ

Autores

Palavras-chave:

Leitura da Literatura. Livro Didático. Prática Pedagógica.

Resumo

Esta pesquisa ocupa-se da investigação de como se dá o ensino de leitura literária no Ensino Médio. Diante dos resultados que o País vem apresentando no que se refere à qualidade da educação, observa-se que há necessidade de reavaliação das metodologias direcionadas ao ensino da literatura, visando à busca de alternativas didáticas de ensinoˇaprendizagem capazes, além de motivar os alunos à leitura, de mostrarˇlhes que a literatura é um fenômeno cultural, histórico e social, uma ferramenta que revela as contradições e os conflitos da realidade. Neste sentido, o estudo tem como objetivo geral compreender como o professor realiza, com os alunos do Ensino Médio, o trabalho de leitura de textos que refletem a diversidade de linguagens características das práticas de letramento literário, pertencentes às diferentes esferas de atividades sociais, contribuindo para os estudos sobre os processos de ensino e de aprendizagem da leitura da literatura.

Biografia do Autor

Sandra Maria Papin Rodrigues, ESAP

Possui graduação em Letras Anglo-Portuguesas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul e graduação em Pedagogia pela UNIJALES- SP, e três cursos de Pós- Graduação: Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa (FECIVEL/ UNICAMP); Especialização em Administração, Supervisão e Orientação Educacional (Esap); Neuroaprendizagem e Práticas Pedagógicas(UNOPAR). É Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Atualmente é professora dos Cursos de Pós- Graduação pelo ESAP (Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação) e pela UCP (Faculdades do Centro do Paraná), além de ser professora de Língua Portuguesa, aposentada, da Rede Pública de Educação do Paraná. Tem experiência nas áreas de Letras e Educação há mais de trinta anos. Foi diretora auxiliar por dois anos, diretora da mesma Escola Pública por doze anos, obtendo o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar. Também atuou como Secretária Municipal de Educação de Ivaiporã e como professora da Univale (Faculdades Integradas do Vale do Ivaí) por 18 anos. Participa da Banca de Correção das redações do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), além de ser ledora e transcritora da prova do referido exame. É corretora de artigos para a RAC-Revista de Administração Contemporânea, Periódicos ANPAD (Curitiba-PR.). Ministra cursos de Capacitação Docente. Trabalha com os seguintes temas: leitura; produção textual; oralidade; gramática normativa; análise do discurso; formação docente e prática pedagógica; gestão educacional; alfabetização; dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita; educação de jovens e adultos; educação do campo; Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa; Metodologia do Ensino Superior; Metodologia do Trabalho Científico.

Orientadora - Lucilene Soares da Costa, UEMS

É licenciada em Letras (Português/inglês) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), mestre e doutora em Letras pelo Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo (USP). Desde 2006 atua como docente do quadro efetivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, onde ministra disciplinas na área de Literaturas de Língua Portuguesa, Teoria Literária, Literatura infanto-juvenil e Literatura e outras artes, na Graduação em Letras, e Literatura infantil e Itinerários culturais no Mestrado Profissional em Educação (PROFEDUC). Desenvolve pesquisas e orientações sobre formação de Leitores e formas confessionais na literatura contemporânea em Língua Portuguesa. É membro do Grupo de Pesquisa Estudos de Narratividade (UEMS) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita Psicanálise (GEPPEP/USP). Foi coordenadora do curso de Bacharelado em Letras (UEMS - Campo Grande) entre 2018 e 2019.

Downloads

Publicado

02/06/2021

Como Citar

Rodrigues, S. M. P., & da Costa, O. .-. L. S. (2021). A LEITURA DA LITERATURA NOS MANUAIS DIDÁTICOS: UM RECORTE REALIZADO NO MUNICÍPIO DE IVAIPORÃ-PARANÁ. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 5(9). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/6231

Edição

Seção

Resumos de Dissertações do Mestrado Prof. em Ed. - PROFEDUC/UEMS (2015-2017)