CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFMS COMO POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DOS EDUCADORES DO CAMPO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

Visualizações: 314

Autores

Palavras-chave:

Formação Continuada, Políticas Públicas, Educação do Campo, Educação a Distância.

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo investigar as contribuições da Formação Continuada lato sensu na modalidade da educação a distância para o aprendizado de docentes nas especificidades das escolas no e do campo.

Biografia do Autor

Edma Ferreira Da Silva Souza, SED

Possui graduação em Ciência com Licenciatura plena em Matemática pela UCDB(1996) e Graduação em Pedagogia pela UNICESUMAR (2019); Mestrado em Profissional em Educação UEMS (2016); Pós-Graduação em Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Matemática pela UNIDERP(2001); Pós-Graduada em Tecnologia em Educação pela PUC/RIO(2007); Pós-Graduação em Planejamento e Tutoria em EaD pela UFMS(2009). Conclusão dos cursos do Programa de Formação pela Escola (CB, Censo, FUNDEB, PDDE, PNAE, PNLD, PTE e CSC), atualmente exerce a função de Professora Formadora na Secretaria de Estado de Educação ? Coordenadora de Formação Continuada-CFOR de Campo Grande, trabalhando elaboração de formações na linda do educar pela pesquisa e autoria, com metodologias ativas que propõe o desenvolvimento de competência cognitivas, socioemocionais, protagonismo e criatividade, integrados ao novo currículos e a BNCC, elabora projetos de gincanas e construção de Objetos Pedagógicos nas áreas da Pedagogia e Matemática. Exerceu a função de Assistente à Docência, Orientadora e Tutora do curso de Mídias na Educação (UFMS, 2017-2019), Orientadora e Tutora no curso de Pós-graduação em Educação do Campo nas etapas 2012-2014 e 2014-2016 na UFMS. Atua como formadora do currículo e da BNCC nas áreas de Pedagogia e Matemática ensino fundamental e médio aos professores da rede pública estadual. Atuou como docente em sala de aula do ensino médio por 12 anos e ensino fundamental por 8 anos; trabalhou como professora em Sala de Tecnologia Educacional (STE) por 3 anos, e como Professora Multiplicadora no Núcleo de Tecnologia Educacional por 13 anos. Tem experiência como docente de Informática Básica dos cursos de Jovem Aprendiz, Aprendizagem em Serviços de Escritório e Vendas e Telemarketing no SENAC-MS de 2007 a 2013. Atuou em vários cursos de formação continuada na área de educação à distância no e-Proinfo/NTE e Moodle/Mídias na Educação na UFMS. Foi docente de Bioestatística e Informática Básica no curso Mulheres Mil do Pronatec no Instituto Federal de MS no ano de 2015 e 2016. Atuou como professora na oficina de Excel e PowerPoint no Módulo de Iniciação e Fundamentos Científicos I do curso de Medicina na UEMS. Atuou como Formadora no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC pela UFMS. Colaborou na organização do Seminário intitulado Um projeto em construção na UFMS em 2014 e 2017, atualmente participa do grupo educar pela pesquisa sob a orientação do professor Dr Pedro Demo na SED-Secretaria de Estado de Educação. No momento é coordenadora do GTP EaD e Tecnologias do Fórum Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul.

Orientadora - Kátia Cristina Nascimento Figueira, UEMS

Possui graduação em História - Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997), doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2011) e pós-doutorado em Educação também na UFSCar (2020) . Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul nos cursos de graduação em Pedagogia e pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação. É membro dos grupos de pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR UFSCar e Educação, Cultura e Diversidade da UEMS vinculado a Rede de Pesquisa Internacional para a América Latina, Europa e Caribe - ALEC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, Educação e tecnologia, fontes, História das Instituições Escolares, Instituições escolares indígenas, atuando principalmente nos seguintes temas: historia da educação, educação e Exército, história das instituições escolares, educação e tecnologia, memória e organização do trabalho didático. Coordena o Centro de Documentação em Educação, Diversidade Cultural e Linguagens. Exerceu, ainda, na UEMS a função de gerente da Unidade Universitária de Campo Grande, a função de coordenadoria de tutoria no curso de pós-graduação lato sensu em Educação especial ofertado pela UEMS na modalidade a distância e a de coordenadora de curso lato sensu em Currículo e Diversidade:Gênero, raça e etnia. Na Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - UNIDERP, trabalhou como assessora da Pró-reitoria de Pesquisa, assessora da Coordenação do Curso de Direito,assessora da Pró-reitoria de Graduação e assessora da Diretoria de Educação a Distância. Foi docente nas disciplinas de História da Educação, Educação e Diversidade e Metodologia Jurídica na graduação nas modalidades presencial e a distância. Nesta mesma instituição, foi professora em diversos cursos de pós-graduação lato sensu. Prestou assessoria pedagógica na educação a distância do Instituto de Ensino Superior COC, mais tarde Centro Universitário UNISEB COC.

Downloads

Publicado

2021-06-02

Como Citar

Da Silva Souza, E. F., & Figueira, O. .-. K. C. N. (2021). CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFMS COMO POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DOS EDUCADORES DO CAMPO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 5(9). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/6240

Edição

Seção

Resumos de Dissertações do Mestrado Prof. em Ed. - PROFEDUC/UEMS (2015-2017)