AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO TRABALHO DOCENTE: PRÁTICAS NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Autores

Palavras-chave:

Educação. Tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs). Fenomenologia.

Resumo

O presente trabalho buscou investigar as ações desenvolvidas por quatro professores do Ensino Médio de uma escola pública de Campo Grande. O referido estudo teve como objetivo descrever, analisar e avaliar os procedimentos do trabalho docente associados às tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs).

Biografia do Autor

Clodoaldo Almeida Dos Santos, SEMED

Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Licenciatura em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Possui aperfeiçoamento em práticas de ensino de Inglês pela Saint Johns University (NY/ EUA). Participa do grupo de estudo relacionado a questões éticas no exercício da profissão docente (UEMS); exerce função de professor de Inglês em instituições públicas da Educação Básica; desenvolve trabalhos de tradução de materiais acadêmicos e outros. Tem experiência em metodologias aplicadas a escolas de idiomas. Atua como revisor de textos nos idiomas Inglês e Português. Tem interesse em discussões acerca da associação entre Educação e tecnologias digitais da informação e comunicação, bem como Ética no exercício docente.

Orientador - Antonio Sales, UEMS

Possui graduação em Matemática pela Universidade Católica Dom Bosco (1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010). Atualmente é Docente Sênior da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e Docente da Universidade Anhanguera- Uniderp. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Estagio Supervisionado, Probabilidade e Estatística, Estatística Aplicada, Modelagem Matemática, Geometria. Desenvolve projetos de pesquisa principalmente em: a) Educação Matemática envolvendo os seguintes temas: Teoria Antropológica do Didático, Demonstração e Argumentação, Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação e Matemática na Educação Especial; b) Formação de Professores envolvendo: Ética Profissional, Concepções de Professores, Educação em Saúde, Análise de Material Educativo e Narrativas;c) bem-estar humano levando em conta o desenvolvimento da Inteligência Espiritual. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UNIDERP.

Downloads

Publicado

02/06/2021

Como Citar

Dos Santos, C. A., & Sales, O. .-. A. (2021). AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO TRABALHO DOCENTE: PRÁTICAS NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 5(9). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/6241

Edição

Seção

Resumos de Dissertações do Mestrado Prof. em Ed. - PROFEDUC/UEMS (2015-2017)