DIÁLOGOS HERMENÊUTICOS E NARRATIVAS AUTOPOIÉTICAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO/DO INÍCIO DA DOCÊNCIA

Visualizações: 274

Autores

Palavras-chave:

Diálogos (phronesis) Hermenêuticos, Narrativas Autopoiéticas, Desenvolvimento Profissional Docente, Grupos de Pesquisa, Ensino Fundamental.

Resumo

A presente dissertação intitulada Diálogos hermenêuticos e narrativas autopoiéticas sobre o desenvolvimento profissional docente no/do início da docência tem por objetivo compreender a atuação dos professores na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, egressos dos cursos de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e que participam do projeto de pesquisa interinstitucional Eu tô voltando prá casa: narrativas sobre a formação e desenvolvimento profissional de alunos egressos do curso de Pedagogia, iniciantes na docência.

Biografia do Autor

Andre Afonso Vilela, SEMED

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (1999) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2015). Atualmente, doutorando em Educação pela UNESP (Rio Claro) e é professor do curso de Pedagogia da Unigran Net, professor na Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Atua nos seguintes temas: Formação de Professores; Professores Iniciantes; Gestão e Coordenação Pedagógica; Desenvolvimento Profissional Docente e Narrativas Formativas. Membro dos Grupos de Estudos Gepenaf" e "Escriarte".

Orientadora - Eliane Greice Davanço Nogueira, UEMS

Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul no curso de Pedagogia na unidade de Campo Grande, no programa de mestrado em Educação na unidade de Paranaíba e no programa de mestrado Profissional de Educação na unidade de Campo Grande. Líder do grupo de estudos e pesquisas em narrativas formativas (GEPENAF) e membro do grupo de estudos e pesquisas em educação continuada (GEPEC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, escrita auto-biografica, pesquisa-formação, educacao infantil, alfabetização e psicologia.

Downloads

Publicado

2021-06-02

Como Citar

Vilela, A. A., & Nogueira, O. .-. E. G. D. (2021). DIÁLOGOS HERMENÊUTICOS E NARRATIVAS AUTOPOIÉTICAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO/DO INÍCIO DA DOCÊNCIA. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 5(9). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/6242

Edição

Seção

Resumos de Dissertações do Mestrado Prof. em Ed. - PROFEDUC/UEMS (2015-2017)